Apocalipse 10 e 11:1-13 apresentam visões vinculadas à sexta
trombeta por meio de um interlúdio. Dirigem a luz da profecia à igreja cristã
do tempo do fim antes que soe a sétima trombeta. Este enfoque de Apocalipse 10
está recalcado pelo juramento solene do anjo poderoso que proclama: "Já
não haverá demora! [kronos, "tempo"] mas sim nos dias [em que se
ouça] a voz do sétimo anjo, quando for dar o toque de trombeta, cumpriu-se o
mistério de Deus, como o anunciou a seus servos os profetas" (Apoc. 10:6,
7, Cl; cf. BJ). Esta proclamação trata com o som da sétima trombeta. Declara
que agora não haverá mais demora ou, mais exatamente, "não haverá mais
tempo!"
Surge então a pergunta: O tempo que o anjo menciona aqui
[kronos], refere-se ao tempo em geral ou a um período de tempo específico
mencionado no livro apocalíptico de Daniel (Dan. 7:25; 8:14; 12:7)? Não pode
ser tempo em geral, porque o tempo se estende com uma nova ordem para pregar em
uma medida universal (ver Apoc. 10:11). A descrição do anjo em Apocalipse 10,
que levanta sua mão ao céu para jurar (Apoc. 10:5, 6), tem um paralelo
surpreendente em Daniel 12:7.
Daniel profetizou que seria permitido ao anticristo
perseguir os santos por três tempos e meio (Dan. 7:25; 12:7). O juramento do
mensageiro divino em Daniel 12 foi a resposta do céu à pergunta: "Quando
será o fim destas maravilhas?" (V. 6). No Apocalipse de João ouvimos o
clamor constante dos santos martirizados: "Até quando, ó Soberano Senhor,
santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre
a terra?" (Apoc. 6:10). Enquanto que em Daniel 12 a resposta a esta
pergunta foi esperar até que os "três tempos e meio" de perseguição
tivessem expirado, e em Apocalipse 6 a resposta foi esperar "por pouco
tempo" (V. 11), em Apocalipse 10 a resposta é ao fim as boas novas:
"Já não haverá demora!" (v. 6).
Portanto, devemos entender o "tempo" deste anjo
como referindo-se aos períodos de tempo proféticos de Daniel. Estes expirarão
antes que toque a sétima trombeta. Nesse tempo pode dizer-se que não ficaram já
mais períodos de tempo proféticos. Agora fica em marcha de maneira irrevogável
o tempo do fim. Neste sentido, não haverá mais demora! André Feuillet expressou
esta ideia básica:
"Por esta passagem [Apoc. 10:6, 7] do Apocalipse,
sentimo-nos constrangidos a concluir que a história da salvação está em sua
última etapa, a que precede imediatamente ao toque da [sétima] trombeta".1
O anjo forte é descrito com características messiânicas:
"Envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era
como o sol, e as pernas, como colunas de fogo (Apoc. 10:1). Como declarou uma
comentadora: "Pode ver-se como o Príncipe da luz em contraste com o
príncipe das trevas [no Apoc. 9:1, 2]".2 Refletindo o caráter de Deus,
aparece como o antigo Anjo do Pacto. Portando, alguns o denominam "o anjo
do pacto". Desce como Deus desceu ao Sinai: em uma nuvem, com trovões e raios
(Êxo. 19:16), indo diante de seu povo em uma coluna de nuvem e de fogo (13:21,
22). O arco-íris sobre a cabeça deste anjo do pacto nos recorda o arco-íris que
rodeia o trono de Deus (Apoc. 4:3).
A voz do anjo ressonou como se fossem "sete
trovões" (Apoc. 10:3). As vozes destes trovões em Apocalipse 10 inclusive
não ia ser revelada, e sim selada (v. 4). A ordem para "selar" o
conteúdo dos 7 trovões pode indicar que já não haverá juízos de advertência, em
vista da presciência de que tais juízos não levarão as pessoas ao
arrependimento (ver Apoc. 9:20, 21). Os juízos finais vêm somente depois que
tenha terminado o tempo de graça, na forma das 7 últimas pragas.3
O "anjo forte" de Apocalipse 10:1 corresponde ao
"anjo forte" de Apocalipse 5:2. Ambos os anjos poderosos assinalam os
rolos celestiais que contêm os decretos de Deus para a humanidade: o primeiro
para o mundo (Apoc. 5), o último para a igreja (Apoc. 10). Enquanto o anjo do
capítulo 5 anuncia dessa forma o começo dos juízos messiânicos, tal como estão
revelados nos selos e nas trombetas, o anjo do capítulo 10 revela o plano de
Cristo para a missão final de sua igreja (Apoc. 10:6) em preparação para o
segundo advento (v. 7). O significado especial de Apocalipse 10 é que vai
introduzir as visões do tempo do fim dos capítulos 11 a 22. Anuncia ao mundo
que se alcançou uma nova época de tempo, o período que Daniel chamou "o
tempo do fim" (Dan. 8:14, 17, 19).
O anjo de Apocalipse 10 abre o selo das profecias de Daniel
para o tempo do fim (Dan. 8-12). Estando