Na ocasião em que Jesus inspirou João a escrever as sete cartas, uma congregação cristã estava estabelecida em cada uma das sete cidades mencionadas nos capítulos 2 e 3 do Apocalipse. É muito interessante notar que tais cidades estavam situadas de tal modo ao longo da estrada romana (em Portugal há muitos vestígios dessas construções), era possível visitá-las exactamente pela ordem mencionada. É provável que o correio de Roma realizasse o trajeto na referida ordem enquanto distribuía a correspondência. “Todas as sete cidades se localizavam junto da grande estrada circular que unia as cidades mais populosas, mais ricas e mais influentes da província da Ásia Menor”, diz W. M. Ramsay, The Letters to The Seven Churches of Asias (As Cartas às Sete Igrejas de Ásia).
Tendo em conta o livro do Apocalipse, com todos os simbolismos que são apresentados, seriam só estas sete igrejas? Ou representam elas diferentes condições da igreja em qualquer tempo e em qualquer lugar? São as sete mensagens constituídas por admoestações gerais a qualquer um? Serão estas mensagens destinadas a sete fases sucessivas na experiência da Igreja como um todo?
1. Mensagem para as congregações locais.As sete castas referenciam algumas coisas que já tinham acontecido, ou que estavam em processo de concretização nos dias em que o Apocalipse foi escrito: “Tenho, porém, contra ti (Éfeso) que abandonaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4. “Tens aí (em Pérgamo) os que sustentam a doutrina de Balaão.” Apocalipse 2:14. “Tenho, porém contra ti (Tiatira) o tolerares… essa mulher, Jezabel.” Apocalipse 2:20. “Guardaste (em Filadélfia) a Minha palavra, e não negaste o Meu nome.” Apocalipse 3:8. “Pois dizes (Laodiceia) estou rico e abastado.” Apocalipse 3:17.
Nota: obviamente, esta afirmações devem ter sido verdadeiras em relação às congregações locais, no tempo em que João lhes escreveu; caso contrário, quando as cartas chegassem, os cristãos daquelas localidades diriam: “Oh, João não sabe o que está a dizer.” Portanto, não resta dúvida de que as cartas tratavam de questões atuais às respetivas congregações locais, existentes nos dias de João.
2. Quais são os nomes destas sete igrejas?
Rª: “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Apoc. 1:11.
3. Qual é a mensagem à primeira igreja do Apocalipse?
Rª: “1 ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à