Satanás está furioso porque a Santa Bíblia o desmascara ( Apocalipse 12:10-12 ). Por isso tem tratado de disseminar o conceito de que o Apocalipse é um livro incompreensível. Mas as Santas Escrituras dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero.
Apocalipse 20 diz que um poderoso anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milénio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje vocé terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio analisar algo sobre a ressurreição.
Descobriremos que o Apocalipse (revelação de Jesus Cristo) explica algumas coisas que Jesus disse durante o Seu ministério terrenal, especialmente quando falou das duas ressurreições.
MIL ANOS ENTRE AS RESSURREIÇÕES
1. Quais são as duas ressurreições sobre as quais nosso Senhor Jesus Cristo falou quando esteve na Terra? São João 5:28, 29.
a. ( São João 5:29 p.p.).
2. Que período começará na ressurreição dos fiéis? Apocalipse 20:6.
Nota: Este versículo diz que são os justos que voltarão à vida (ressuscitarão) e reinarão com Cristo mil anos. Este é o milénio bíblico que começa com a primeira ressurreição.
3. Quando ocorrerá a primeira ressurreição, isto é, a dos justos mortos? I Tessalonicenses 4:16.
Nota: A primeira ressurreição ocorrerá quando Jesus voltar em glória e majestade.
1.000 ANOS ENTRE AS DUAS RESSURREIÇÕES
4. Quantos anos depois da primeira ressurreição ressuscitarão os outros mortos? Apocalipse 20:5 p.p.
QUE OCORRERÁ DURANTE O MILÉNIO
5. Onde estarão os fiéis e o que farão durante o milénio? Apocalipse 20:4; 1 Coríntios 6:2 e 3.
a. ( Apocalipse 20:4 p.p.).
b. ( Apocalipse 20:4 ú.p.).
c. ( I Coríntios 6:2 p.p.).
d. ( 1 Coríntios 6:3 p.p.).
Nota: Jesus foi preparar lugar para os salvos no Céu, para onde Ele os levará ( São João 14:1-3 ). Portanto, o juízo de que está falando a Bíblia, ocorrerá no Céu. Este juízo não afeta os justos, os quais foram julgados antes da segunda vinda de Cristo (deste juízo nos ocuparemos noutro estudo). Neste juízo são julgados os ímpios que participarão da segunda ressurreição ( Apocalipse 20:12, 13 ), ao diabo e a seus anjos, e se lhes determina o castigo que merecem.
Este juízo também serve para que os santos compreendam por que não se salvaram algumas pessoas que eles consideravam justas. Tal juízo desfará toda a dúvida da mente dos redimidos acerca da malignidade do pecado e a justiça e o amor de Deus.
O Todo-poderoso ficará vindicado ante o Universo, e a compreensão de Sua justiça garantirá a estabilidade eterna da criação.
6. Sendo que os fiéis irão ao Céu e os inipios morrerão, Satanás não terá a quem tentar na Terra. Que fará essa cadeia de circustâncias com o diabo? Apocalipse 20:1-3.
Nota: O Apocalipse descreve alguns acontecimentos impressionantes que acompanharão o momento do retorno de Cristo, em que será preso Satanás ( Apocalipse 16:18, 20, 21 ) Com os fiéis no Céu e os impios mortos ( II Tessalonicenses 1:7, 8; 2:8 ), a Terra ficará como no princípio ( Gênesis 1:2 ), sem forma e vazia, sem luz nem vida, como a descreve Jeremias 4:23-28 . Esse é o abismo no qual ficará Satanás durante o milénio.
ACONTECIMENTOS DURANTE O MILÉNIO
7. Que ocorrerá com a santa cidade de Deus ao terminar o milénio? Apocalipse 21:2.
Nota: A Santa Cidade descerá sobre o monte das Oliveiras, que se abrirá em dois, produzindo um grande vale ( Zacarias 14:4, 10 ).
8. Que acontecerá com os mortos impios e com Satanás, quando os mil anos se completarem? Apocalipse 20:5, 7, 8.
Nota: Ao ressuscitarem os ímpios, desaparecem as circunstâncias que impedem Satanás de atuar, pois terá a quem tentar. Apocalipse 20:8 demonstra que apesar dos mil anos de prisão, Satanás não mudará.
9. Que acontecerá com Satanás e os ímpios quando pretenderem tomar de assalto a Santa Cidade? Apocalipse 20:9, 10, 14.
( Apocalipse 20:9 ú.p.)
O ÉDEN RESTAURADO
10. Que fará Jesus depois que a Terra for purificada pelo fogo? II São Pedro 3:10-13; Apocalipse 21:1-4.
( II São Pedro 3:13 ).
( Apocalipse 21:3 , ú.p.).
Sem comentários:
Enviar um comentário