1 de dezembro de 2009

A QUINTA BEM-AVENTURANÇA DO APOCALIPSE

Apocalipse 20:6. “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoriadade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos”.
1. Parte na Primeira Ressurreição. (Dos justos)
2. Sobre este não tem poder a segunda morte. (A morte eterna)
3. Serão sacerdotes de Deus e de Cristo. (O sacerdócio de todos os santos)
4. Reinarão com Ele por mil anos. (Entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios)

A ressurreição é assunto tratado em toda a Bíblia, Antigo e Novo Testamentos.
Poderia citar os profetas Elias, Eliseu, o Senhor Jesus e o apóstolo Pedro, como agentes usados por Deus para o acto de trazer alguém de volta à vida pelo poder de Deus.
Jesus mesmo pregou a ressurreição e teve conflitos com os Saduceus por causa deste tema.
O assunto passa pelo campo pessoal como no caso do filho da viúva de Sarepta, Lázaro e Dorcas e alcança o seu apogeu ao tratar de grupos de ressurreições.
Embora a Bílbia trate com muita clareza da primeira ressurreição, ou dos justos e fale depois da ressurreição dos ímpios, após o milénio, deixando a clara idéia que se trata da segunda ressurreição, há dois outros grupos que não podemos esquecer.

Vou tratar então de quatro ressurreiçõe sem grupos:
1. Um grupo de santos ressuscitou no dia que Jesus Ressuscitou.
“E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam, os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” (Mat. 27:51-53).
2. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Daniel 12:2) e “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” (Apocalipse 1:7). Uma rerrurreição especial de justos e ímpios pouco antes da volta de Jesus. Os ímpios para verem voltar Aquele que eles traspassaram, os justos que viveram desde que começou a pregação das três mensagns angélicas (1844) para verem se concretizar a sua fé.
3. “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”(1ª Tessalonicenses 4:16). A primeira grande ressurreição. Dos justos, quando Jesus regressar, para receberem a recompensa dos justos.
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.” (Ap. 20:5) e “Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.” (Ap. 20:7-10). A segunda grande ressurreição. A dos ímpios depois do milénio, para receberem o castigo.

Antes de concluir é preciso dizer algumas poucas coisas sobre as seguintes declarações:
1. Não tem poder a segunda morte.
Sobre os santos, que ressuscitam na primeira grande ressurreição, inclui-se aqui os santos que ressuscitaram junto com Jesus, como troféus de sua vitória sobre a sepultura e também os santos que ressuscitarão na ressurreição especial, pouco antes da volta de Jesus, a segunda morte não tem poder. A segunda morte é a morte eterna. Esta morte eterna será produzida pelo fogo eterno. O fogo eterno é eterno porque seus resultados são eternos. Não que ficará a arder pela eternidade, não. Após fazer o seu trabalho que é destruir por completo pecador e pecados, o fogo cessa, mas eternos são os resultados. A Bíblia ensina que devemos temer não quem mata só o corpo. Mateus 10:28.
2. Serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
No santuário celestial, os santos terão uma missão especial durante os mil anos. Isso porque naquele período ocorre a segunda parte do julgamento que é a parte determinativa. Só para lembrar que a primeira parte é o juízo investigativo e a última parte a terceira é o juízo executivo. Assim sendo, a parte central do julgamento ou seja a segunda parte trata das sentenças. Será o momento de determinar a sentença que cada ímpio receberá. Os santos participarão do julgamento dos ímpios. I Coríntios 6:2-3.
3. Reinarão com Cristo os mil anos.
Esta é uma promessa de Jesus no início do livro do Apocalipse. “Ao que vencer dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono assim como eu venci e ma assentei com o meu pai no seu trono”. Apoc. 3:21. Sentar-se com Jesus no trono será algo maravilhoso. O Senhor Jesus está reservando para Seus filhos, surpresas inesquecíveis. Quase todos nós não sabemos o que significa ser rei. Durante mil anos teremos não apenas o conhecimento mas reinaremos. Louvado seja Deus.

Conclusão:
A primeira palavra é de gratidão a Deus por escolher revelar tais coisas a nós.
Não se trata apenas de revelar, porém, muito mais do que isto. Jesus tomou providências para que possamos ir para a eternidade.
Quando Paulo diz que Deus nos predestinou para a redenção, ele está falando de uma grande verdade que precisamos vivenciar.
O inimigo nÃo quer que tenhamos alegria. Por isso enche nossa vida de fracassos, tristezas, dores e decepções.
Por outro lado o nosso Deus quer que tenhamos a sabedoria para compreender que Ele mesmo é quem cuida de nós.
Se permitirmos Deus nos levará para a eternidade, a despeito de nós mesmos.

Que Deus maravilhoso.
Finalmente quero dizer que o Apocalipse que parece o grande bicho papão dos livros, é um livro simples e de grandes bênçãos porque o Apocalipse representa nada mais nada menos do que a revelação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Se observarmos bem, em cada texto do Apocalipse vemos uma revelação maravilhosa de Jesus em seu trato para conosco.
Só podemos dizer uma coisa: Louvado seja Deus que nos escolheu para revelar todas estas maravilhas.

Sem comentários: