
Jesus o Filho de Deus, dirige com poder as forças do Bem. Ele têm demonstrado um apreço infinito por cada criatura que trilha os caminhos poeirentos desta terra, a todos Ele dispensa, nesta luta, apoio, simpatia e força. Ele é digno da nossa admiração e da nossa confiança.
Por outro lado, alguém conduz as forças do mal com poder e astúcia, de forma impiedosa ataca e destrói, inspira o ódio e a dissensão, envia os seus mensageiros em missões de separar, sem escrúpulos, os filhos dos pais, o marido da esposa, instila ódio entre irmãos, dissemina a doença, a dor, a solidão e a morte.
No princípio quando Deus criou Adão e Eva, colocou nos seus corações a necessidade de amarem e serem amados, bem como o sentido da adoração ao Criador. Porém o adversário de Deus, Satanás, tem conseguido inverter esses sentimentos e modificá-los. Muitos, a maioria, inocentemente se têm deixado cair nesta armadilha de sofrimento e morte. É propósito do Apocalipse revelar este drama e convidar os sinceros a voltar à origem, como quando não havia mal, para tanto podemos contar com o apoio e força de Jesus e de todos os Seus anjos.
1- Que títulos atribui o Apocalipse a Satanás?:
1-1. Apocalipse 2:10
1-2. Apocalipse 12:9
1-3. Apocalipse12:10
Nota explicativa: Satanás é mencionado de forma específica 55 vezes no Apocalipse, muitas outras vezes agindo através dos seus agentes, com um propósito permanente destruir a obra de Deus e o Seu povo.
A cruz do Calvário é o clímax da revelação do carácter malévolo de Satanás e é simultaneamente a manifestação grandiosa do amor de Deus. A cruz representa o preço pago por cada ser humano que reconhece em Jesus o Salvador pessoal.
2 – Qual é a origem do Diabo?:
Apocalipse 12:7-9; II São Pedro 2:4
Nota explicativa: São João apresenta a história breve do conflito que houve no céu entre Satanás e Cristo, desde a origem até ao momento em que Cristo triunfou sobre a cruz (Colossenses 2:14,15), altura em que Satanás foi definitivamente expulso do céu (Apocalipse 12:10-12), onde continua o conflito até ao tempo do fim (Apocalipse 12:13-16).
Em Apocalipse 12:7-9, São João centra a sua atenção particularmente no céu, em relação com a morte de Jesus na Cruz. Ainda que se possa entender na frase: “E houve guerra no céu”, uma referência ao tempo anterior à criação e habitação da terra, quando as hostilidades do dragão começaram porque Lúcifer aspirava a ser semelhante a Deus (Isaías 14:13,14; Ezequiel 28:12-16).
No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado na figura do rei de Tiro. Em Isaías, como rei de Babilónia, ou seja o que governa, o que ele pretendia fazer no céu, e que continua a querer concretizar no coração de cada ser humano.
3 – Quantos anjos se uniram a Lúcifer e com ele foram expulsos do céu?:
Apocalipse 12:3,4,7-9
Nota explicativa: “Estrelas” nestes textos significam anjos (Apocalipse 1:20). Esta figura já tinha sido utilizada por Jób quando diz: “...as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jób 38:7). Quer dizer que durante a criação os anjos cantavam. A verdade é que Satanás conseguiu seduzir 1/3 dos anjos do céu. Quem consegue fazer tal coisa com anjos que não conheciam o pecado, confirma de forma inequívoca um poder extraordinário para seduzir e convencer. A única segurança é morar perto de Jesus.
4 – Qual é a origem de Satanás e dos anjos?:
Colossenses 1:16
Nota explicativa: Jesus criou todas as coisas, Ele também criou o anjo que introduziu o pecado no universo. Como terá Jesus sofrido ao ver a rebelião e a maldade a desenvolver-se no coração deste anjo? Era o anjo mais magnífico do céu! Tornou-se no entanto um rebelde, e separou-se de Deus. O mesmo acontece hoje, o pecado provoca rotura, tristeza e infelicidade.
5- Qual foi a verdadeira causa da queda de Satanás?:
Ezequiel 28:17; Isaías 14:12-14.
Nota explicativa: Lúcifer queria assumir-se superior aos outros anjos pelas suas próprias qualidades, queria governar e dirigir o próprio Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos descendentes que o levaram ao pecado e rebelião. Em contraste, Jesus despoja-se da divindade, assume a forma humana e torna-se servo para salvar o pecador.
6- Tente descobrir alguns traços de carácter de Lúcifer depois da queda:
Apocalipse 12:9-13.
1- O que fará Satanás para enganar as pessoas?:
II Coríntios 11:13-15.
Apelo: Raramente Satanás se revela como um ser mau. Frequentemente apresenta-se na pele de um amigo, bom cristão, curandeiro, milagreiro. Desta forma apanha os incautos. Jesus é o Único que pode proteger de inimigo tão astucioso. Quer dizer a Jesus que o/a proteger? Fique em silêncio e pense na majestade do Príncipe do Céu tal como é apresentado no segundo estudo que fizemos (Apocalipse 1:13-18).
Tome a decisão de colocar-se sob o abrigo de Jesus. A decisão é sua!
Pr. José Carlos Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário