2 de março de 2011

O LIVRINHO DO APOCALIPSE 10

INTRODUÇÃO:
1. A mensagem de Apocalipse 10 faz parte da profecia das sete trombetas.
2. A mensagem de Apocalipse 10 é um interlúdio entre a sexta e a sétima trombetas.
3. A mensagem de Apocalipse 10 tem a ver com os últimos dias da história humana.
4. A mensagem de Apocalipse 10 pode ser divida em 3 partes:
A. O ANJO E O LIVRO ABERTO.
“E VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem, e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra; E clamou, com grande voz, como quando brama o leão; e, havendo clamado, os sete trovões fizeram soar as suas vozes. E, sendo ouvidas as vozes dos sete trovões, eu ia escrevê-las, e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu, e jurou, por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora” Apocalipse 10:1-7
Nota explicativa: “outro anjo forte”, ou seja, depois dos anjos que lhe tinham aparecido um pouco antes. Evidentemente é um anjo distinto daqueles que seguram os 4 ventos (7:1), dos que tocam as 7 trombetas (8:2), do anjo que está diante do altar (8:3) e dos que estão junto ao rio Eufrates (9:14).
• Este anjo pode ser identificado como Miguel, o anjo poderoso; “vestido de uma nuvem”, as Escrituras frequentemente relacionam as nuvens com a presença de Deus e mais particularmente com Cristo (Dan. 7:13; Atos 1:9; Apoc. 1:7; 14:14 (cf. Sal. 104:3; 1ª Tes. 4:17).
• A nossa atenção vai para “E tinha na sua mão um livrinho aberto” ou seja tem um “biblíon”, “livro”, “rolo”, o termo mais correcto seria “livreto” ou seja livro pequeno em contraste com o livro que está nas mãos de Deus (Ap. 5:1), este é evidentemente mais pequeno. Podemos ver o simbolismo de Ezequiel 2:9; o livro está “aberto”, o verbo grego clarifica que o livro foi aberto e permanece aberto; mas o rolo anterior estava selado com sete selos (Ap. 5:1). Daniel recebeu a ordem: “cerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim.” (Dan. 12:4). Esta ordem aplica-se particularmente às profecias de Daniel que se referem aos últimos dias, sem dúvida, de maneira especial aos detalhes cronológicos dos 2.300 dias (Dan. 8:14) no que se relaciona à pregação das três mensagens angélicas (Apoc. 14:6-12). Tanto mais que a mensagem do anjo de Apoc. 10 se refere a tempo, e seguramente aos acontecimentos do fim, quando o livro de Daniel deveria ser aberto (Dan. 12:4), é razoável concluir que o livrinho aberto na mão do anjo seja o livro de Daniel. Com esta apresentação que é feita a João do livro aberto, revela-se as partes selada (ainda não compreendidas) da profecia de Daniel, o cômputo cronológico que assinala o final da profecia dos 2.300 dias. Por esta razão, o capítulo que consideramos foca o tempo da proclamação dos vers. 6-7, ou seja, entre 1844 e 1844; o fiasco e a compreensão do ministério de Jesus no lugar Santíssimo.
• “E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu, e jurou, por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora.” Ap. 14:6.
• Este é um texto de grande importância compreender “não haveria mais demora”, em grego, “jrónos oukéti éstai”, “o tempo que já não será”. Esta misteriosa declaração tem sido interpretada de diferentes formas. Muitos entendem que assinala o fim do tempo e o começo da eternidade. Outros interpretam a palavra “tempo” no sentido de tempo que será imediatamente antes dos últimos acontecimentos da história, e traduzem: “não haverá mais tempo”.
• Os Adventistas do Sétimo Dia entendem que estas palavras descrevem particularmente a mensagem proclamada entre os anos 1840 – 1844 (CLICAR) por Guilherme Miller entre outros, em relação à profecia dos 2.300 dias. Entendem que o “tempo” é profético, e que o fim se refere à profecia cronológica mais ampla da Bíblia: a dos 2300 dias de Daniel 8:14. Depois desta profecia não haveria outra mensagem fundamentada em tempo definido, exato. Não há outro período profético que se estenda para além de 1844.
B. O ANJO FORTE E A EXPERIENCIA DE JOÃO.
“E a voz que eu, do céu, tinha ouvido, tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas, na tua boca, será doce como mel. E tomei o livrinho, da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.” Apocalipse 10:8-10.
Nota explicativa: Devemos realçar a palavras “a voz”. Sem dúvida que esta é a voz que soava com o som de “sete trovões” de Ap. 10:4, tal como é demonstrado pela proveniência “do céu” e “tornou a falar comigo,”. No verso 9 lemos: “E ele disse-me”, João é colocado numa situação em que sente desejo de ter o livro. Como que desempenha o papel dos que proclamavam a mensagem; dirigidos por Deus, a mensagem da breve vinda de Jesus de 1840-1844 que ele tanto amava.
• De facto eles estavam enganados no que diz respeito ao tempo do acontecimento que proclamavam, mas era uma mensagem doce e preciosa para as suas almas. A compreensão do cômputo profético de Dan. 8:14 era correto, mas estavam enganados no que concerne ao acontecimento (eles pregavam a segunda vinda e tratava-se da função de Intercessor; do lugar Santo para o lugar Santíssimo do santuário celestial) que deveria acontecer no final dos 2.300 dias.
• João ousa ir ao anjo e pedir-lhe o livrinho, este acede e ordena: “come-o” (cf. Ezeq. 3:1; Jer. 15:16). Comer o livro é uma figura de linguagem que representava a plena compreensão do significado da mensagem contida no livrinho.
• A experiência de João em Ap. 10:10 descreve exactamente a dos crentes adventistas por altura da compreensão do significado das mensagens dos três anjos (Ap. 14:6-12) na relação com o verdadeiro cumprimento da profecia dos 2.300 dias.
• “havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo” (10:10). A ordem das frases nos versos 9 e 10 trata-se de uma forma de paralelismo usado pelos hebreus (Ap. 1:2; 9:17): “o ventre ficou amargo”… “na boca será doce como o mel” … “era doce como o mel” …”amargo no ventre”. Ver Ezeq. 3:3, as mensagens de Deus aos seus servos foram frequentemente, como no caso de Ezequiel, uma mistura de doce-amargo e isto porque podem revelar o amor e também os castigos de Deus. Os profetas de Deus experimentaram tanto o êxtase das visões divinas como a amargura de ter que dar mensagens de repreensão.
C. IMPORTA QUE PROFETIZES OUTRA VEZ.
“E ele disse-me: Importa que profetizes, outra vez, a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apocalipse 10:11
• Tendo comido o livrinho sentiu “amargura” (Ez. 3:1,4) as palavras consoladoras que Cristo dirige ao profeta são: “profetiza, outra vez”, ou seja “novamente”. João como representante dos crentes adventistas depois da desilusão, impõem-se-lhe a obrigação de proclamar uma mensagem adicional, mais ampla. Ainda havia uma obra a fazer – ainda há – devem sair a proclamar a mensagem do terceiro anjo de Apoc. 14:9-12.
• “a muitos povos”. À medida que os crentes adventistas compreendiam o claro significado da mensagem do terceiro anjo, realizaram no seu coração, que a mensagem era para o mundo inteiro: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” Mateus 24:14, “a muitos povos, e nações, e línguas e reis”. esta convicção tem resultado num dos programas mais extensos de evangelização mundial; nunca visto na história cristã, na medida em que os adventistas dos sétimo dia, são o movimento cristão evangélico que estão de facto em “toda a nação, tribo, língua e povo”, esta é a mensagem que lhes foi confiada. Queres ser participante? Então, chegou a tua hora!
CONCLUSÃO:
1. No tempo do fim o Anjo forte orienta a pregar as profecias do livro de Daniel.
2. No tempo do fim o Anjo forte renova a comissão evangélica para o povo de Deus.
3. No tempo do fim o juízo prepara um povo para pregar o evangelho eterno, o estabelecimento do justo reino de Deus.

Sem comentários: