31 de julho de 2012

Terceira Bem-aventurança do Apocalipse - Apoc 16:15


Apocalipse 16:15. “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha”.
Ver cap. 15 e 17.
Apocalipse 3:15-18.
Lucas 18:8
As dez virgens.
2ª Tim. 3:1-5

Apocalipse 16:15
O contexto fala da última grande união ímpia para destruir o povo de Deus pouco tempo antes da Volta de Jesus.

Apresenta uma coligação muito poderosa, a maior que este planeta já viu.

Espíritos de demónios que saem da boca do dragão, da besta e do falso profeta.

A missão destes espíritos enganadores é reunir os reis do mundo inteiro para uma batalha contra o Deus Todo-Poderoso, conhecida como a batalha do Armagedom. É a batalha final.

O dia do todo-poderoso virá como ladrão.

Bem-aventurado aquele que vigia...

Se não estivermos apercebidos, seremos apanhados de surpresa.

Para estarmos prontos e preparados, Jesus deu-nos a receita.

Vigiar e orar é a receita prescrita por Jesus para quem não quer entrar em tentação. Mateus 26:41.

Manter os olhos abertos. Evitar a aproximação do inimigo. “O inimigo anda bramando como leão”. I Pedro 5:8.

Viver uma vida de constante oração.

Bem-aventurado o que vigia e guarda as suas vestes...

Manter as vestes. Mantê-las limpas.

Guardar as vestes faz parte do cuidado com a nossa vida religiosa. Não permitir que as vestes fiquem sujas com as coisas desta vida.

Querendo ou não deixamos uma marca por onde passamos. Ou a nossa vida é um cheiro de vida para a vida ou lamentavelmente é um cheiro de morte para a morte.

As nossas palavras, os nossos gestos, o nosso exemplo.

Não andar nu significa estar vestido com a veste da justiça de Cristo. “O Senhor, justiça nossa”. Jeremias 23:6.

Não ficará nu e não será vista a sua vergonha.

Talvez neste exacto momento estejam a pensar assim: como vou viver à altura deste ideal?

Se dependermos de nós próprio, não vamos viver este ideal de Deus nunca. Mas podemos depender de Jesus, que disse: “Sem mim, nada podeis fazer”. João 15:5.

Confiar que Deus supre as nossas necessidades é um segredo que só os filhos de Deus conhecem.

Vejamos o que Deus nos promete através de Paulo em Filipenses 4:19. “E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há-de suprir, através de Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.

Por favor, confie nas promessas de Deus. Ele ajudará cada um a ter uma vida de acordo com a Sua vontade.

Apocalipse 16:15. “Eis que venho como o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha.”

O contexto fala da Volta de Jesus. O dia do todo-poderoso virá como ladrão. É um texto paralelo ao que Jesus mencionou cerca de 60 anos antes: Mateus 24:42-43. “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”

Jesus virá de repente, mas não de maneira inesperada. Afinal, nós todos esperamos que Ele volte. Os sinais estão aí. Só não sabemos o dia. Inesperado é o que não sabemos o que vai acontecer. Mas o que esperamos não pode ser chamado de inesperado. Mas pode acontecer de repente. Embora saibamos que vai acontecer, mesmo assim pode surpreender-nos. Pode acontecer a qualquer um de nós num momento. Num segundo a vida muda.

Eu nunca vi chover sem nuvens, vi no entanto, começar a chover repentinamente.

Mateus 26:41. Vigiar e orar é a receita prescrita por Jesus para não entrarmos em tentação.

Apocalipse 16:14. O contexto do tema de hoje, refere que, quando Jesus estiver p/ voltar, Satanás intensificará as fraudes... Daí a exortação de Jesus ao Seu povo, através da epístola de Pedro “O inimigo anda bramando como leão”. I Pedro 5:8.

Viver uma vida de constante oração. Manter os olhos abertos. Evitar a aproximação do inimigo. Vigiar. Quem vigia identifica a aproximação do inimigo. Talvez esse seja o nosso principal problema, não perceber a aproximação do inimigo.

O que é andar nu?


A primeira noção da nudez veio após o pecado. Portanto, nudez é semelhante ao pecado. Andar nu é pecar, é não usar as vestes brancas da justiça que Cristo nos empresta, a Sua justiça... Se não estou justificado, estou em pecado. Se não estou a usar as vestes brancas da justiça de Jesus, estou nu. É NÃO ESTAR PREPARADO ESPIRITUALMENTE P/ SE ENCONTRAR COM CRISTO.

Num mundo onde as pessoas vivem cada vez mais afastadas de Deus, o conselho é para que vigiemos e não contaminemos as nossas vestes com a poluição deste mundo. Que tipo de poluição? O pecado? Não é apenas isso.

A advertência é mais profunda. O contexto de Apocalipse e de Mateus aponta para um período, o fim dos tempos, a época em que vivemos. Os dois contextos avisam contra os enganos e as fraudes do inimigo exactamente no final dos tempos.

(ver) Mateus 24:24. O contexto da advertência de Jesus: falsos profetas. Profeta não é apenas o que prevê o futuro, profeta é o porta-voz de Deus, o embaixador de Deus. São falsos embaixadores de Deus. Falam em nome de Deus, fazem uma obra que parece ser a de Deus, mas dão às pessoas apenas a solução de problemas deste mundo.

Igrejas que prometem a solução de problemas que afligem a todos nós: financeiro, desemprego, saúde, relacionamentos. Problemas deste plano terrestre. E p/ provar que estão no caminho certo, fazem milagres, curas, exorcismos. Problemas imediatos. Não pedem uma transformação que assegure a vida eterna ao lado de Deus. É UMA FRAUDE. Muita gente cai nessa fraude e contamina as vestes espirituais.

O que é contaminar as vestes?

Apocalipse 16:13-14. FRAUDE. Em todo o mundo, em todas áreas, não apenas na espiritual. Segundo a propaganda do mundo se eu trocar os móveis do meu quarto, comprar um aparelho que faz ginástica sozinho e passar no pão uma manteiga, serei a pessoa mais feliz do mundo e não engordo.

Posso também tentar ser feliz a trocar o telemóvel por um modelo que tira fotos, manda e-mails, tem localização via satélite, "GPS" e até serve como telefone. Parece que serei muito feliz.

Se souber as músicas da década, estiver vestido na moda, "chick” na “elegantérimo” e disser palavras como “tá-se bem”, está por dentro e tem muita possibilidade de ser feliz, captar as simpatias. FRAUDES. TUDO ISSO SÃO FRAUDES.

No ensino: Teoria da Evolução = FRAUDE.

Na Pedagogia: Não fale alto com o seu filho que o Estatuto da Criança não deixa, o pai ou mãe, comete um crime. FRAUDE

No Lazer: O lazer mais assistido é a televisão. Que ensina como adulterar, como ser sensual, como ganhar dinheiro ao lançar um CD e fazer movimentos com roupas sensuais. A melhor cantora é a que tem o melhor corpo e é a mais sensual. FRAUDE. As novelas acabam com os valores morais: homem a beijar homem e mulher a beijar mulher. FRAUDE.

Os desenhos animados eram de bichinhos ou personagens bons. O bem sempre vencia o mal. Hoje só tem super-herói esquisito que se transforma, voa, tem poderes sobrenaturais e batem sem parar. FRAUDE.

No desporto: Campeões mundiais e olímpicos, ídolos de jovens em todo o mundo, envolvidos com casos de doping. FRAUDE

Máfias de apostas compram resultados no futebol. FRAUDE.

A moda é uma fraude, actualmente quanto mais sensual, melhor. Mas não podemos, com nossas roupas, com nosso comportamento, sermos instrumentos de perdição e sim instrumentos de salvação. Não podemos contaminar as nossas vestes com as FRAUDES mundanas.

Na política: FRAUDE. Mas o presidente diz que eles não cometeram nenhum crime. Apenas erraram. Nada a condenar. FRAUDE.

Enfim, tudo é desculpável, é justificável, nada pode ser condenado nem identificado como pecado. Um pecado que tem uma base de justificativa, não é pecado. Está justificado. É um erro, ou uma maneira diferente de se ver as coisas... E vamos nos habituando. O pecado já não é pecado, mas qualquer coisa assim, assim.

Apocalipse 3:10. Está iminente diante de nós a “hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam sobre a terra.”

Em qual área da nossa vida nos sentimos mais vulneráveis? Em qual área da nossa vida estamos mais disponíveis para ser invadidos pela FRAUDE, cuidadosamente preparada pelo inimigo de Deus, p/ contaminar as nossas vestes espirituais? Em qual área da minha vida eu serei "experimentado"? Vigiar.

Existe uma solução:

Apocalipse 7:9. Uma grande multidão, que ninguém pode contar...trajando vestes brancas... Verso 13. A pergunta: quem são? De onde vieram?

A resposta está no verso 14: Interessante texto: já lavou alguma coisa num alguidar cheio de sangue? De que cor é o resultado dessa operação? Aqui diz que as vestes foram lavadas no sangue do Cordeiro, e ficaram brancas. Lavar no sangue do Cordeiro significa dizer que confiam no Cordeiro. Confiam em Jesus. São os que disseram não às FRAUDES, porque conhecem a Palavra de Deus e confiam em Seus ensinamentos. Conhecem a vontade de Deus. Conhecem os princípios de Deus. E agem por esses princípios porque confiam no que Deus fala. Não permitiram que Suas vestes brancas fossem contaminadas pelas FRAUDES deste mundo. Guardar não quer dizer por na gaveta e não usar. Se você não usar a roupa, você estará nu. Guardar é conservar, é usar a roupa e não deixar que se estrague. É usá-la e não a contaminar.

A cada FRAUDE apresentada responderam com um “Está escrito.” Devemos saber o que está escrito. Passar mais tempo com Jesus p/ nos apropriarmos dos Seus ensinamentos, da Sua vontade, da Sua justiça. Na realidade, devemos nos apropriar do Jesus. O texto base diz: Venho como um ladrão, inesperadamente. Mensagem de urgência.

Para os verdadeiramente convertidos. Alguns crêem que a conversão deve ser lenta, mas se enganam. Somente é lenta quando oferecemos resistência ao Espírito Santo, mas isso não é motivo de honra. Um célebre pregador disse: “Suponhamos que uma pessoa esteja acostumada a praguejar 100 vezes por dia. Nós o aconselharíamos que amanhã ele pragueje 90 vezes e oitenta, depois de amanhã, de tal maneira que com o passar do tempo ele perca o costume de praguejar?

Vigiar:

FICAR ACORDADO CONTRA a Mornidão DO AMOR A CRISTO, AINDA QUE O DIA DE SUA VOLTA DEMORE.

Lavados no sangue do cordeiro: Isaías 1:18, fica tudo branco.

João 15. Não basta ir uma vez a Jesus, branquear os nossos pecados e depois nos contaminarmos novamente. Temos de permanecer Nele.

A SOLUÇÃO… SENHOR JUSTIÇA NOSSA...

Guardar as vestes faz parte do cuidado com a nossa vida religiosa. Não permitir que as vestes fiquem sujas com as coisas desta vida. Ir até ao limite permitido pela Palavra de Deus. Ir além, suja e contamina.

Não andar nu significa estar vestido com a veste da justiça de Cristo. Justiça não é algo que façamos ou pensemos. A justiça é uma pessoa. Jeremias 23:6. “O Senhor, justiça nossa”.

Vejamos as coisas da óptica certa, a óptica da eternidade e não da mundanidade, da falsa modernidade.

Daniel 12:1-3. Deus não quer um cometa que passa de quando em quando, brilha, chama a atenção e depois ninguém mais fala dele. Querer brilhar como um cometa é para pessoas que querem o brilho fácil que esse mundo oferece. Isto é uma Fraude. Deus quer estrelas que brilhem eternamente.

Cristão cometa ou cristão estrela? Qual é o que deseja ser? Jesus quer que todos sejamos estrelas.

Para um compromisso importante a melhor roupa. P/ nos encontrarmos com Deus, foi Ele que as providenciou. Revistamo-nos de Jesus, não permitamos que as fraudes deste mundo nos contaminem e levem outras pessoas a perderem a mais espectacular viagem do Universo, muito mais do que este mundo pode oferecer.

10 comentários:

Blogger disse...

There is shocking news in the sports betting world.

It's been said that any bettor needs to see this,

Watch this now or quit placing bets on sports...

Sports Cash System - Sports Betting ROBOT

Unknown disse...

Ótimo ensinamento. Deus abençoe

Unknown disse...

Maravilha!

Unknown disse...

Muito bom meus parabéns estou de acordo

Unknown disse...

Estudo verdadeiro e abençoado!
Todos somos convidados a viver assim!

Unknown disse...

Excelente estudo! Esclarecedor, consistente e coerente.

Unknown disse...

Muito bom.
Claro e objetivo.

Unknown disse...

Bom

Unknown disse...

Muito bom Deus o abençoe

EDILSON NEVES. disse...

EXCELENTE COMENTÁRIO BÍBLICO DEUS ABENÇOE EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.