5 de agosto de 2012

O Milénio e o Fim do Pecado

Sem o conhecimento de Deus, é mais difícil de entender de onde nós seres humanos viemos, para onde vamos, e onde podemos encontrar significado na vida.

No entanto, através de Jesus Cristo, Deus mostrou-nos como Ele é e Ele tem respondido a essas perguntas. Mantendo a sua divindade, Jesus tornou-se em todos os aspectos, plenamente humano e viveu connosco por cerca de trinta anos. O nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Jesus fornece tudo o que precisamos saber sobre quem é Deus e como é o Seu caráter, pois, como Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).

Nos curtos 30 anos, de 30-60 d.C, o Cristianismo espalhou-se por todo o Império Romano. Desde então, ele tem transformado a vida, as crenças e a estrutura moral de milhares de milhões de pessoas que já encontraram Jesus e colocaram a fé n´Ele.

Mas, para um observador não-crente, nada parece ter mudado nos grandes problemas que afligem a vida na Terra, porque a doença, a guerra, a morte e todas as manifestações malévolas do pecado que existiam antes de Jesus vir à terra continuam a atormentar-nos. Na desumanidade da humanidade o homem continua a crescer a um ritmo assustador, movendo o mundo em um futuro cada vez mais temeroso.

O Cristianismo Resolve Alguma Coisa?

Será que a morte e ressurreição de Jesus faz qualquer diferença a essas urgentes e duradouras questões? E, se Jesus é quem Ele declarou ser, Ele está sempre indo enfrentar e lidar decisivamente com os Hitlers, Stalins, Pol Pots e Bin Ladens deste mundo?

João, o revelador, viu “as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam”, clamarem “em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:9-10). O profeta Daniel ouviu uma pergunta semelhante ser feita: “…Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora…?” (Daniel 8:13).

Estas perguntas são respondidas decisivamente nos capítulos finais do livro do Apocalipse. No entanto, quando Ele vier outra vez, Jesus não será a pessoa gentil descrita nos Evangelhos. Apocalipse 19 mostra-lhe cavalgando no céu em um cavalo branco com um exército de anjos por trás dele, também montados em cavalos brancos. Sua finalidade é destruir todos aqueles que se rebelaram contra ele e tentaram destruir o seu povo. Estes têm cientemente dado toda a sua vida ao controle de Satanás, e são impulsionados pelo ódio de Satanás contra Cristo e Seus seguidores. Essas pessoas serão todas mortas pela presença de Jesus.

Por outro lado, todos quantos foram fiéis seguidores de Jesus, Ele os levará consigo para o céu. Assim, com todos os ímpios mortos e os justos tirados do mundo, nosso planeta ficará despovoado.

Isso define o cenário para o capítulo 20. Dizem-nos que nos próximos mil anos (por vezes referido como o milénio) o diabo e seus anjos serão confinados ao “abismo”, um lugar onde os seres demoníacos são isolados por Jesus (Lucas 8:31). O abismo palavra em nossa Bíblias Inglês é uma tradução da palavra grega abussos. Na versão grega do Antigo Testamento, esta palavra aparece em Génesis 1:2, que diz que antes da criação, o mundo estava “sem forma e vazio, [e] havia trevas sobre a face do abismo [abussos].”

Isto sugere que na semana anterior à Criação, nosso planeta era um deserto, tornando-se um apto retrato do nosso planeta devastado no fim do mundo.

O Povo de Deus

Assim, o que os justos farão durante este mesmo período de tempo? A Bíblia não diz muita coisa sobre isso, mas mostra o povo de Deus envolvido em uma obra de julgamento. Apocalipse 20:4 diz que eles terão “autoridade de julgar”. Este julgamento foi prenunciado por Paulo. Escrevendo aos cristãos de Corinto, disse: “Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Vocês não sabem que nós julgaremos os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3).

É evidente que este julgamento envolve o acesso à maneira como Deus lidou com aqueles que rejeitaram o Seu amor e as consequências de suas escolhas rebeldes. Ao fazer isso, Deus está disposto a colocar-se sob julgamento de modo que cada último bocado de dúvida sobre a Sua justiça seja removido.

Duas coisas vão acontecer no final do milénio. Em primeiro lugar, a cidade de Deus, a Nova Jerusalém, descerá dos céus e se estabelecerá em nosso planeta (Apocalipse 21:2). Por outro lado, aqueles que rejeitaram Jesus serão trazidos de volta à vida (Apocalipse 20:5). No entanto, o objetivo desta ressurreição não é para lhes dar uma segunda chance para a salvação, uma vez que vão sair das sepulturas da mesma forma que entraram nela, com os corações cheio de ódio a Deus e ao Seu povo. Deus tem um outro propósito mais profundo para a ressurreição destes. Satanás é descrito como mais uma vez enganando-os a acreditar que ainda podem vencer a Deus. Satanás os controla para uma última tentativa de conquista, e marcham através da terra destruída para uma batalha final contra Deus. Eles tentarão invadir a Nova Jerusalém.

Toda pessoa que já viveu em toda a história do mundo vai estar presente neste momento. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador vão estar com ele dentro da cidade, e todos aqueles que o rejeitaram estarão com Satanás fora da cidade. E agora a cena culminante de toda a história acontece. Jesus é retratado elevado em seu trono de julgamento. O trabalho incansável da graça de Deus na vida daqueles que estão fora da cidade e as oportunidades incessantes dadas a eles para responderem a salvação que lhes foi oferecida serão reproduzidos a partir dos “livros” que contêm esses registros.

Deus mais uma vez colocou-se em julgamento a fim de que as acusações de Satanás contra ele possam ser refutadas diante daqueles que O rejeitaram. Eles vão ver que Deus é justo em fazer o que Ele está prestes a fazer. Neste grande momento, todo ser humano vai reconhecer a justiça de Deus, mesmo os ímpios! (Romanos 14:11).

Um fogo que consome, então, descerá sobre a terra e destruirá totalmente a todos os que estão fora da cidade de Deus. Das cinzas da velha terra Deus criará um novo céu e uma nova terra (cf. 2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1) e o pecado será removido para sempre do universo.

Caso as mesmas perguntas sobre a bondade de Deus surjam novamente, a história de Seu eterno amor e graça, expresso no nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Seu Filho unigénito Jesus, será contada uma vez mais. João sugere que as marcas dos cravos nas mãos de Jesus permanecerão em seu corpo glorificado como um testemunho eterno ao custo de nossa salvação (João 20:27), e o caráter amoroso de Deus permanecerá eternamente justificado.

Artigo escrito por Graeme Loftus, para a resvista Signs of The Times,

Sem comentários: