22 de agosto de 2010

19 – O SELO DE DEUS.

Introdução: Ao ler os temas deste Seminário sobre o Apocalipse, certamente muitos dirão: mas será que Deus também tem um selo especial? É verdade, a Bíblia apresenta-nos que o Senhor tem uma marca que coloca sobre os Seus servos. Quer saber que marca é essa? Entre e faça parte!

1- Por que razão tarda tanto Deus a pôr fim a este mundo contaminado pelo pecado, dor e morte?
Apocalipse 7:1-3.

Nota explicativa: Deus não permitirá que Satanás ande indefinidamente à solta. Mas Deus diz aos quatro anjos para segurarem os ventos (guerras e destruição: ver Jeremias 25:31-33; 49:36-37) enquanto o Seu povo não for selado.

2- Até onde deve chegar a mensagem de Deus, para que termine o selamento?
Apocalipse 14:6.

Nota explicativa: O evangelho eterno deve ser proclamado a todos os que habitam sobre a terra, a toda a nação, e tribo, e língua e povo. O que está a acontecer.

3- Qual é a simbologia dos selos nas Escrituras?
Romanos 4:11; Ezequiel 9:4; Apocalipse 7:2-3; Efésios 4:30.

Nota explicativa: O selo é o que valida uma verdade ou uma exigência divina. Indica também a autoridade ou aprovação de Deus. As quatro passagens citadas fazem referência a este assunto.

4- Um selo deve conter três qualidades de autenticidade. Quais?

Nota explicativa: Os selos servem para autenticar e dar legalidade a um documento. Devem levar o Nome, o Título de autoridade e o Território sobre o qual a autoridade é exercida.

5- Será capaz de identificar o selo de Deus na Sua Lei? É óbvio que só aqui o selo se pode encontrar.
Êxodo 20:3-17

6- Leia com atenção o quarto mandamento.
Êxodo 20:8-11.

Nota explicativa: Não resta dúvida de que o quarto mandamento é o selo de Deus colocado no centro da Lei de Deus, porque contém: a) o Nome (v.10): “Senhor teu Deus”, b) o Título (v.11): “fez o Senhor”, c) o Território (v.11): “os céus e a terra”.

7- Qual é o selo do poder redentor e criador de Deus?
Êxodo 31:13,17; Ezequiel 20:12; Apocalipse 4:10-11.

Nota explicativa: Deus fez o Sábado no final da criação e anunciou que o Sábado era um sinal do Seu poder criador e redentor.

8- Onde é colocado o selo de Deus?
Apocalipse 7:3.

Nota explicativa: Na fronte; a fronte representa a mente, a vontade ou consciência. Quando anuímos em observar o Sábado de Deus, de forma livre, como reconhecimento da autoridade de Deus, somos selados no nosso interior, que representa a nossa testa.

9- Quando fez Deus o Sábado?
Génesis 2:1-4.

Nota explicativa: Depois dos seis dias da criação, Deus fez o sétimo dia, nada criou nele, santificou-o. É por isso o único dia santo.

10- Durante quanto tempo dura a bênção de Deus?
I Crónicas 17:27.

Nota explicativa: Para sempre.

11- Para quem foi dado o Sábado?
São Marcos 2:27-28.

Nota explicativa: Os que argumentam que o Sábado foi dado unicamente para os Judeus, e não para os pagãos, ignoram as palavras de Jesus. O Sábado foi dado a toda a humanidade, antes mesmo de existirem os judeus (os Judeus surgem com o chamado de Deus a Abraão). O Sábado tem origem no princípio do tempo, antes da Criação dos nossos primeiros pais, antes do pecado. Por que razão teria de ser abolido?

12- Foi algum dos dez mandamentos anulado por Jesus?
São Lucas 16:17.

13- Qual era o dia que Jesus e São Paulo santificavam?
São Lucas 4:16; Actos 17:2.

14- Qual era o dia que os pagãos convertidos à fé cristã, observavam?
Actos 13:42.

Nota explicativa: O versículo 43 diz que os pagãos observavam o Sábado, viviam também debaixo da graça.

15- Será que Jesus sabia que o Sábado seria abolido depois da Sua ressurreição?
São Mateus 24:20.

Nota explicativa: Quando o Senhor Jesus disse estas palavras, sabia que Jerusalém seria destruída 40 anos mais tarde. Ele exortou os seus discípulos a orarem para que tal coisa não acontecesse no Sábado.

16- Como é que o Apocalipse identifica os que serão salvos?
Apocalipse 14:12; 12:17.

Nota explicativa: A observância do Sábado faz parte dos “mandamentos de Deus”, é o Seu selo, identifica o Seu povo fiel.

17- Por que razão é tão grave transgredir a Lei de Deus?
I São João 3:4; Romanos 6:23.

18- Que dia observarão os eleitos na Nova Terra?
Isaías 66:22-23.

19- Que diz Jesus, hoje?
São João 14:15.

Nota explicativa: Deus chama à transgressão do Sábado, pecado. Deus apela a que seja observado o Sábado como sinal de aliança. Deus exorta-nos a dar uma prova de amor, de amor concreto na obediência aos seus mandamentos. Que faremos nós? Que fará você? Quer que o Espírito Santo coloque o selo de Deus na sua mente? Deus o/a abençoe! LEMBRA-TE.

Sem comentários: