Introdução: Temos a impressão de que ainda agora começámos este Seminário sobre o Apocalipse, e já chegámos ao último tema.
O Apocalipse deixou de ser um livro enigmático, para se tornar um livro aberto à esperança e à certeza que Deus nos ama e que tem um plano maravilhoso para cada um de nós.
O assunto de hoje trata da justificação pela fé, ou justificação por Jesus. Quando uma pessoa vive a experiência da justificação, transporta uma prece: “Ora vem, Senhor Jesus.” É meu sincero desejo que esta oração seja fervorosa no seu coração!
1- Como obter a justiça de Cristo?
Romanos 3:22.
2- Poderão as obras contribuir para a minha salvação?
Efésios 2:8-9.
3- Então o que realiza em mim a justificação em Cristo?
Romanos 3:24-25.
Nota explicativa: A salvação consiste em três partes: 1) a justificação, 2) a santificação e 3) a glorificação. A justificação limpa todos os pecados; o pecador é justificado pelos méritos de Cristo e visto por Deus como se nunca tivesse pecado.
4- Que devo fazer para receber a justificação, ou o perdão dos meus pecados passados?
I São João 1:9.
Nota explicativa: Quando confesso os meus pecados, Deus perdoa todas as minhas transgressões passadas e justifica-me de toda a iniquidade. Este milagre é instantâneo. Deus acolhe-me imediatamente no meio dos justos. A justificação liberta-me, naquele preciso instante, de todas as consequências dos meus pecados.
5- Que outro nome é dado à justificação?
São João 3:3.
Nota explicativa: É chamado “novo nascimento”, porque, depois da justificação, sou como uma criança que nasce e inicia a experiência da vida. Do mesmo modo o cristão nasce para uma nova vida com e para Cristo.
6- O que é a santificação?
I Tessalonicenses 4:3-12.
Nota explicativa: Esta passagem sugere que a santificação é viver honestamente ou na santidade. A conduta cristã é muito importante para Deus.
7- Quanto tempo é preciso para que uma pessoa seja plenamente santificada?
Efésios 4:13.
Nota explicativa: Na verdade, é obra de toda a vida. Continuaremos a crescer em maturidade até que nos tornemos como Cristo. O crescimento é outra designação que a Bíblia dá para a santificação. Nascer é um milagre maravilhoso, mas não chega. É preciso crescer. A justificação é o nascimento; a santificação é o crescimento.
Os pais sofrem, quando uma criança não cresce. É também uma tragédia espiritual quando uma pessoa nasce de novo (justificação) mas não se desenvolve (santificação).
8- Como se concretiza a santificação?
São João 17:17.
Nota explicativa: A santificação acontece quando obedecemos à Palavra de Deus. São Pedro disse que o que se torna “santo” e “justo” fá-lo pela obediência à verdade (I São Pedro 1:14-16,22). Esta santidade não é mais nem menos do que a santificação. O pecado é a transgressão da Lei de Deus (I São João 3:4).
9- Devo obedecer à Palavra de Deus, ou Cristo já o fez por mim?
Romanos 8:2-3.
Nota explicativa: A obediência é uma obra que se consuma por Cristo em nós e isto pelo Espírito Santo (São João 14:16-18,26). Pela justificação, sou considerado como justo. A santificação torna-me justo. Ambas são milagres que Jesus realiza em nós.
10- Em concreto, o que é que Deus realiza em nós pela santificação?
Romanos 8:29.
Nota explicativa: No princípio, fomos criados à imagem de Deus (Génesis 1:26-27). O plano de Deus é de nos ir dando a Sua justiça, até que a imagem original seja total e completamente restaurada em nós.
Em Actos 3:20-21, apresenta-se claro que tudo o que Adão e Eva perderam será recuperado pelos eleitos, inclusive o seu carácter santo. A santificação é a restauração do carácter. Louvado seja Deus por tão maravilhoso plano. É meu desejo ter uma personalidade e um carácter semelhante ao de Jesus. E você?
11- A Bíblia ensina que a salvação é um acto que abrange três etapas, quais?
II Coríntios 1:10.
Nota explicativa: Estas três etapas são o passado, o presente e o futuro, ou seja;
i. Deus salvou-nos da condenação do pecado – justificação.
ii. Deus salva-nos do poder do pecado – santificação.
iii. Deus salvar-nos-á da presença do pecado – glorificação.
12- Só Jesus é o fundamento da nossa salvação?
Hebreus 4:12.
Nota explicativa: A salvação só se obtém por Jesus Cristo, e unicamente por Ele.
13- Qual é a nossa participação na nossa salvação pessoal?
II Coríntios 8:12.
Nota explicativa: A nossa participação é seguir a Jesus Cristo de forma voluntária. Devemos coroá-l’O Rei da nossa própria vida e permitir que Ele a dirija. Ele pode fazer grandes milagres, mas nós (individualmente) devemos permitir que Ele os faça.
14- Que conclusão retiramos das palavras do profeta Isaías?
Isaías 53:6.
Nota explicativa: O pecado consiste, em primeiro lugar, em querermos governar a nossa vida e seguir a nossa própria vontade. Isaías diz que este é o pecado que matou Jesus.
15- Até que ponto nos é difícil deixar Jesus dirigir a nossa própria vida?
Mateus 5:30.
Nota explicativa: Permitir que Jesus tome a nossa vida e a conduza segundo a Sua vontade, é tão difícil, por vezes, como cortar uma das nossas mãos.
16- Será possível perder a salvação depois de a ter recebido?
São João 15:2.
Nota explicativa: Se não permitirmos que Jesus nos comunique a santificação (produzir frutos Gálatas 5:23), poderemos perder a salvação. Produzir frutos consequentes da salvação é essencial para a manter ou assegurar.
17- Pode, neste caso, o nosso nome ser retirado do livro da vida?
Apocalipse 22:19.
Nota explicativa: Os nomes de todos os fiéis filhos de Deus estão no Livro da Vida (Apocalipse 13:8). Unicamente os que têm o nome neste livro poderão entrar no Reino de Deus (Apocalipse 21:27). A Bíblia ensina que um cristão que se desvia de Deus pode com isso apagar o seu nome do Livro da Vida, ou seja, perder-se, mesmo que tenha permanecido por algum tempo entre os eleitos.
18- Quando aceitamos Jesus, podemos ficar confiantes da nossa salvação?
Filipenses 1:6.
Nota explicativa: A conversão é o resultado de um grande milagre. Jesus promete uma vitória constante através de um milagre permanente. Podemos ficar plenamente confiantes da Sua obra em nós. Louvado seja Deus!
19- Qual é a maior promessa de Jesus a cada um de nós?
Mateus 11:28-30.
Nota explicativa: Jesus promete a paz e a confiança face ao stress, às lágrimas, aos fardos e aos sentimentos de culpabilidade que a vida causa.
Apelo: Estenda a mão e aceite a paz para viver. Viver melhor enquanto espera que todo o mal seja purificado, com a certeza que com Jesus caminha para uma Pátria melhor. Quer, por favor, enviar-nos uma oração de paz e de certeza na salvação em Jesus? Deus o/a abençoe!
Sem comentários:
Enviar um comentário