21 de fevereiro de 2011

A QUARTA IGREJA DO APOCALIPSE

UM POUCO DE HISTÓRIA: OS seguidores de João Calvino, o segundo maior líder da Reforma, demonstraram notável criatividade por um período mais longo. Eles tornaram-se conhecidos como Cristãos Reformados da Europa Central, como Huguenotes em França e como Puritanos na Inglaterra. Com o decorrer do tempo os puritanos vieram a ser identificados como Presbiterianos e Congregacionalistas e, ainda mais tarde, nos Estados Unidos, também como Batistas.
Apesar da heróica contribuição inicial de cada movimento reformador, a Europa protestante dos anos 1700 tornara-se largamente diferente daquilo que os reformadores tinham preconizado. Intelectuais passaram a negar a ressurreição e a segunda vinda e tornaram-se racionalistas, lideraram o período negro que estranhamente recebeu o nome Iluminismo. Do povo comum passou-se a esperar que apenas frequentassem a igreja e cressem naquilo que era pregado. A Inglaterra foi conduzida à beira do ateísmo. Neste país, no começo do século dezoito, “as diversões populares eram vulgares, o analfabetismo era muito amplo, a lei era selvagem na repressão e as prisões eram antros de doença e iniquidade. O alcoolismo achava-se mais difundido que em qualquer outro período da história da Inglaterra”. Walker, History, p. 454.
1. Que mensagem é dirigida à Igreja de Tiatira?
Rª: “E ao anjo da igreja de Tiatira, escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” Apocalipse 2:18,19.
Nota explicativa: A Igreja de Tiatira que no contexto profético se situa entre os anos 538 – 1565. Recebe em pleno a cristianianisação do Império Romano com o avança da Idade Média. A nota que colocamos acima refere-se à igreja de Sardes que recebe esta influencia que vem da idade “Escura”.
Tiatira tem origem e significado de nomes incertos. Alguns sugerem “doce sabor resultante do trabalho”, certamente, tendo em conta as “obras” da igreja que apresentadas no v. 19. No entanto a antiga Tiatira destinguia-se pela variedade de artes e ofícios que aí floresciam. Entre eles evidentemente destaca-se a arte de tingir telas (cf. Act. 16:14). Os cristãos de Tiatira eram pessoas que se ocupavam nos ofícios da cidade.
No entanto, a mensagem a Tiatira, aplicado no contexto histórico e cristão, corresponde particularmente com o que esta passou durante a Idade Escura ou Idade Média. Este período foi um tempo de extrema dificuldade para os que amavam verdadeiramente a Deus, o período da história que a Igreja que corresponde a Tiatira bem se pode definir como a idade da adversidade. Tudo isto, devido às perseguições, a chama da verdade vacilou e quase se apagou.
2. Que dura mensagem é dirigida da parte do Senhor a esta Igreja?
Rª: “Mas tenho contra ti que toleras que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.” Apocalipse 2:20,21.
Nota explicativa: “toleras …, para que se prostituam”. Os profetas do Antigo Testamento utilizavam a palavra “adultério” para descrever a maldade do povo de Deus quando este entrava em alianças políticas e religiosas com as nações da época. Ver por exemplo (Ezeq. 16 e 23). Os antigos israelitas adulteravam a pureza da verdade de Deus com a filosofia, imoralidade e técnicas coercivas das nações que lhes estavam à volta. A palavra aqui aplicada “toleras” “afiêmi”, “permitir”, era repreensível porque não só porque muitos abertamente apostatavam, mas também porque não se fazia nenhum esforço diligente para reprimir o avanço do mal.
“toleras Jezabel”. Ver 1ª Reis 16:31; 18:13; 19:1,2; 21:5-16, 23-25; 2ª Reis 9:30-37. Todos estes textos acerca de Jezabel mulher do rei Acab, são em si esclarecedores. Dá a ideia, assim como Jezabel fomentou o culto a Baal em Israel (1ª Reis 21:25), também nos dias de João uma certa profetiza procurou na igreja de Tiatira desviar os crentes. A mensagem indica que Tiatira era mais permissiva do que qualquer outra. A figura de Jezabel em Tiatira representa o poder que teve lugar durante o período da Idade Média.
O verso 21 acrescenta “dei-lhe tempo para que se arrependesse”. O perdão de Deus foi oferecido. Mas como se torna evidente não se tratava de uma simples ignorância voluntária, mas de uma rebelião insistente e desafiadora.
3. Qual será o resultado desta atitude desafiadora?
Rª: “Eis que a porei numa cama; e sobre os que adulteram com ela, virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras; E ferirei de morte os seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as vossas obras.” Apocalipse 2:22,23.
Nota explicativa: “Eis que a porei numa cama”. A forma do castigo que seria aplicado à falsa profetiza correspondia ao seu crime. Esta expressão parece de origem semítica, e é usada para descrever a pessoa que adoece (Êxodo 21:18), literalmemente “um paralítico sobre uma cama” (ver Apoc. 17:16-18) “os que adulteram com ela”, não são identificadas estas pessoas. Ou seja, a porta da misericórdia ainda não se tinha fechado completamente. Deus nunca se afasta dos pecadores; são estes que se separam d´Ele.
O adultério desta Jezabel era habitual e duradouro porque tem “filhos”. Em sentido figurado dará a entender que tinha discípulos (seguidores) fiéis. Os castigos cairiam sobre os filhos porque o seu carácter era ímpio. Estes eram conhecidos por Aquele que “sonda os rins”, “mentes”, antigamente acreditava-se que os rins eram a sede da vontade e dos afectos (cf. Sal. 7:9). Estamos sem dúvida na presença da Igreja romana no seu período mais negro e vergonhoso, em que acasala as tradições pagãs com reminiscências cristãs; é uma amálgama putrefacta resultante das alianças políticas e duma condescendência com os poderes, bem como a própria imoralidade dos que dirigem o Vaticano, senhores das consciências. Ainda há reminiscências e de alguma forma um renovo.
4. São todos infiéis os que estão em Tiatira?
Rª: “Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como se diz, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; Mas, o que tendes, retende-o até que eu venha.” Apocalipse 2:24,25.
Nota explicativa: “…e aos restantes (…) quantos não tem esta doutrina”, quer dizer, os crentes leias de Tiatira. Em termos históricos são conhecidos pequenos grupos de crentes fiéis que ao longo deste período da Idade Média procuraram permanecer fiéis ao cristianismo apostólico. Tais movimentos estiveram uns dentro da estrutura e outros fora da Igreja Católica Romana. Particularmente importantes foram os grupos dos Valdenses na Europa (ver a introdução) Continental e os seguidores de Wyclif na Inglaterra. Nenhum desses grupos conseguiu toda a verdade evangélica – tal a corrupção – que mais tarde foi proclamada pela Reforma Protestante, mas “o que tendes, retende-o até que eu venha.” Esta era ainda assim uma mensagem suficiente para uma época tão confusa. Deus não lhes impôs carga a não ser a de permanecer fiéis à luz que tinham. No v. 25, “até que eu venha”. A “bem-aventurada esperança” (Tito 2:13) da pronta vinda de Jesus foi e é a fortaleza e o que sustém o crente na aflição. Cristo não diz necessariamente que viria durante a vida dos membros da igreja literal de Tiatira, nem tão pouco, durante o período da história da igreja que corresponde a Tiatira. A promessa é certa e inabalável; Ele virá!
5. Qual é a firme exortação ao povo que se chama pelo Seu nome?
Rª: “E, ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações; E com vara de ferro as regerá, e serão quebradas como vasos de oleiro, como também recebi do meu Pai; E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 2:26-29.
Nota conclusiva: “ao que vencer, e guardar”. Quer dizer, aquele que reflectir o carácter de Cristo. Estas obras encontram-se em contraste com as “obras” dos que se aliam a Jezabel (v.22). estes fiéis “regerá”, gr. Poimáinõ, literalmente “pastorear”, portanto, “governar” (cf. Mat. 2:6). A passagem é citada em Salmo 2:9. Refere um tempo quando Cristo quebrará as nações e será o eterno Principe da paz. Este reinado ou domínio causará a destruição dos ímpios.
Nota: salientemos alguns desses heróis da fé que se salientaram neste período: Jan Milic, de Praga; João Wycliffe e os seus seguidores, os lombardos; e João Hus bem como os seus “hussistas”, vem também à nossa mente Pedro Waldo e os Valdenses, entre uma nuvem de anónimos, que sem medo deram a vida por amor do amado Senhor Jesus Cristo.
Somos nós dignos desses fiéis? Olhemos para Jesus foi tudo quanto fizeram e foram vencedores. Amem.
VER A QUINTA IGREJA - CLICAR

Sem comentários: