28 de fevereiro de 2012

O SÉTIMO SELO ou a GLORIOSA VINDA de CRISTO

Introdução: Entramos por outra janela bíblica e iremos encontrar um conjunto de imagens simbólicas, carregadas, no entanto, de significado e de verdades que nos interessa com urgência descobrir. Estamos no capítulo 8 do Apocalipse que começa com “silêncio no céu”. Algo de solene e tremendo vai acontecer!

1- Porquê esta interrupção entre o sexto e o sétimo selo?
Apocalipse 7:9-17.
Nota explicativa: Antes da abertura do sétimo selo faz-se silêncio no céu para mostrar que Deus tem um povo leal, povo que foi resgatado pelo sangue do Cordeiro. Este povo manter-se-á fiel até ao fim pela graça e poder que vem de Cristo, apesar das torturas e terrores descritos (Apocalipse 6:17). A visão volta de novo à abertura do selo.

2- Apocalipse 8:1.
Nota explicativa: Há pois um grande contraste entre os acontecimentos espectaculares que acompanham a abertura dos seis selos. Agora há um silêncio, antes da abertura do sétimo. Este silêncio pode explicar-se de duas maneiras:
2-1 Alguns teólogos pensam que este silêncio no céu é causado porque antes da abertura do sétimo selo Jesus veio à Terra no cumprimento de São João 14:1-3. Portanto as hostes angélicas vieram com Ele, a esse facto se deve o silêncio.

2-2 Este silêncio no céu é provocado pela solene expectativa do que irá ser revelado na abertura deste selo. Até este momento a revelação não está completa. Há ainda acontecimentos solenes no conflito com o mal (voltaremos a este assunto com as 7 trombetas).

3- Analisaremos a vinda em Majestade de Jesus, como será?
Apocalipse 1:7.
Nota explicativa: Não há dúvida de que a promessa da 2ª Vinda de Jesus é o ponto central da proclamação de todos os Apóstolos e Jesus sublinha esse aspecto na visão que deu ao Seu amado Apóstolo.
4- Na culminação dos sinais da 2ª Vinda de Jesus, que aconteceria?
São Lucas 21:27.
Nota explicativa: No estudo anterior analisámos sinais extremamente importantes apresentados na abertura do sexto selo. Estes sinais são uma sinalética que chama a atenção para o maior acontecimento da História: Jesus volta (São Mateus 24:30).
5- Será que apesar do esforço feito pelos fiéis seguidores de Jesus, todas as pessoas estarão preparadas para se encontrar com Ele?
São Mateus 24:37-39, 48-51; II Coríntios 4:4.
Nota explicativa: Não quer dizer que comer, beber, casar, comprar, vender, plantar e edificar sejam coisas más. O realce está em que a mente que se ocupa exclusivamente com estas coisas, não daria nenhuma importância à vida futura, por isso não se preparam para se encontrar com Jesus.

A sua igreja está preocupada com a Volta Gloriosa de Jesus? Qual é o assunto que tem mais importância para os líderes da sua comunidade? Sabe porque não se fala? Porque o diabo não quer que vejamos essa verdade, pois nada comove mais uma pessoa sincera do que saber que há silêncio no céu, todo o céu, Pai, Filho, Espírito Santo e os Anjos virão para se encontrar com a Família da Terra. Não é isto extraordinário?

6- Que disseram os anjos da forma como viria Jesus?
Actos 1:10-11.
Nota explicativa: É desta forma que ensina a sua igreja, que Jesus virá da mesma maneira como os discípulos o viram ascender ao céu? Isto é de forma visível e palpável? Se alguém lhe disser que a Sua vinda é como um “arrebatamento secreto”, ou com os “olhos da mente”, poderá interrogar: “Podem os anjos de Deus mentir?” Foram anjos que pronunciaram as palavras de consolo aos discípulos quando Jesus os deixou para ir para a dextra do Pai.

7- Como fala São Paulo desta bendita esperança?
Filipenses 3:20; Tito 2:13.
7.1 E São Pedro?
II Pedro 1:16.
7.2 E São João?
I São João 3:2
7.3 O Apóstolo São Paulo não deixa que qualquer resquício de dúvida fique na mente dos seus leitores.
I Tessalonicenses 4:13-17.
7.4 Por que razão virá Jesus?
Apocalipse 22:12 (dar o galardão/recompensa).
7.5 Que dirão os que estão à Sua espera?
Isaías 15:9.
Nota explicativa: Deixámos a Bíblia falar, não quisemos de propósito interromper a sua conversa com a Palavra de Deus, certamente, foi uma conversa agradável e perfeitamente salutar. Então, resta-me despedir-me como sempre. Que Deus o/a abençoe!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: