29 de maio de 2012

Pesado nas Balanças do Céu

O Senhor é o Deus da sabedoria, e por Ele são as obras pesadas na balança. 1 Samuel 2:3.

O Senhor é um Deus de sabedoria. Em Sua Palavra é Ele representado como pesando homens, seu desenvolvimento do caráter e todos os seus motivos, quer bons, quer maus.

É do interesse eterno de cada qual, examinar o próprio coração, e melhorar cada faculdade que Deus lhe concedeu. Lembrem-se todos de que não existe, no coração de quem quer que seja, um motivo que o Senhor não veja claramente. Os motivos de cada um são pesados tão cuidadosamente como se o destino do instrumento humano dependesse desse único resultado. Considere cada qual, cuidadosamente, a solene verdade: Deus, no Céu, é verdadeiro, e não existe um desígnio, por mais complexo, ou um motivo, por mais cuidadosamente oculto, que Ele não compreenda claramente. Ele lê as imaginações secretas de cada coração.

Podem os homens imaginar para o futuro ações sinuosas, pensando que Deus não saiba; mas naquele grande dia em que forem abertos os livros, e todo homem for julgado pelas coisas escritas nos livros, essas ações aparecerão tais quais são.

Há muitos que devem agora considerar as palavras: “Tequel: Pesado foste na balança e foste achado em falta.” Daniel 5:27. A santa, eterna e imutável lei de Deus é a norma pela qual será provado o homem. Essa lei define o que devemos fazer e o que não fazer, dizendo: Farás, não farás. Essa lei resume-se nos dois grandes princípios: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27.

Isso tem sentido literal. Oh, quão poucos estarão preparados para defrontar a lei de Deus no grande dia do juízo! … O homem, pesado contra a santa lei de Deus, é achado em falta.

Somos esclarecidos pelos preceitos da lei, mas homem algum pode por eles ser justificado. Pesado e achado em falta é nossa inscrição, por natureza. Mas Cristo é nosso Mediador, e aceitando-O como nosso Salvador, podemos requerer a promessa: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 158.

Sem comentários: