26 de junho de 2012

A Sétima Bem-Aventurança

Apocalipse 22:14-17. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas
vestiduras (guardam os seus mandamentos – tradução dos escritos unciais – hoipoiountestasentolasautou: “que guardam os seus mandamentos ou hoiplunontestasstolasauton: “que lavam as suas vestiduras, cf. Apoc. 12:17; 14:12; cf. João 14:15,21; 15:10; 1ª João 2:3-6; em relação com lavar as vestiduras, ver Apoc. 7:14) no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade de Deus pelas portas ”.

Considerar três pontos principais:
1. Felizes os que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro. Esta frase fala do tema da salvação. A salvação é um dom de Deus. É inteiramente de graça. A salvação é uma coisa que é 100% de Deus. Por outro lado, a aceitação é uma coisa que é 100% do ser humano. Depende apenas da nossa aceitação. Quando aceitamos o plano de Deus e nele prosseguimos, somos lavados pelo sangue do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8.
• O nosso direito a entrar no céu deve-se à justiça de Cristo que nos é dada sem a merecermos; e a nossa idoneidade para o céu, é o resultado da justiça que nos é impartida à medida que seguimos os Seus passos.
• Esta justiça está simbolizada pelas roupas lavadas e tornadas brancas. A evidência exterior da justiça de Cristo comunicada é o perfeito cumprimento dos mandamentos de Deus. Por isso a ideia das vestes lavadas e a obediência aos mandamentos, estão intimamente ligados.
• As vestes aqui referidas são roupas largas “soltas”, vestes santas de Arão e os seus descendentes (Exodo 28:2;29:21). Eram roupas nobres “stolé”,vestes que chegam até aos pés.
• A Nova Jerusalém será a capital da Terra (CS 735)

2. Terão direito à árvore da vida. A árvore da vida estava no centro do Éden, no paraíso. Após o pecado Deus colocou querubins ao Oriente do Jardim do Éden para guardar o caminho da árvore da vida. O ser humano foi impedido de comer do fruto da árvore. Se comesse seria eternamente pecador. Os que lavam as suas vestiduras, isto é: os que aceitam o plano de Deus terão direito à árvore da vida. Será uma cena indescritível. De eterna alegria. Adão será conduzido de volta à árvore da vida. Jesus lhe dará do fruto. E ele, Adão, partilhará do fruto com a sua família. Desde o seu filho Abel, seus descendentes e chegará até você, até mim. Ó, louvado seja Deus que nos revelou o que preparou para os que O amam.
I Coríntios 2:9.

3. Entrarão na cidade de Deus pelas portas. São doze portas. Cada porta de uma só pérola. Nas portas os nomes das doze tribos de Israel. As portas significam vitória. Uma tendência mais forte. O Apocalipse diz várias vezes que tudo isso é para o vencedor. Somos vencedores. Deus nunca chama para depois abandonar no meio da jornada. É Ele, Deus quem nos toma pela mão e debaixo das Suas asas estaremos seguros. Hoje, amanhã e eternamente.

A Cidade Santa, A Nova Jerusalém: Apocalipse 22:15
1. É tão magnífica que é dito ser a noiva do Cordeiro. Num casamento, a noiva é a atração principal. (ver Apocalipse 21:9,10). “fármakos” - “feiticeiros” o sentido etimológico é magia, encantamento, bruxaria e o uso de drogas para entorpecer os sentidos.
2. O seu fulgor é semelhante a uma pedra preciosíssima.
3. Os fundamentos são adornados com pedras preciosas. Têm os nomes dos doze apóstolos.
4. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
5. A cidade mede mais ou menos 2.200 kms de cada lado (Apoc. 21:15-17). (“doze mil estádios”. Um cubo com aproximadamente 2.200 quilómetros de cada lado, incluindo a altura, com um muro de 66 metros de espessura. Calcula-se que, se apenas 25% desse espaço fosse usado para habitações, acomodaria confortavelmente vinte biliões de pessoas).
6. É iluminada pelo Cordeiro de Deus. Não precisa de sol nem de lua.
7. Nela nunca entrará qualquer coisa contaminada.
8. As portas nunca se fecharão.
9. O rio da vida, brilhante como cristal.
10. A árvore da vida com o seu fruto de mês em mês. Saúde, eternidade.
11. A nossa morada na casa do Pai.

Conclusão:
1. Para ter direito a tudo isso, basta apenas aceitar o plano de salvação estabelecido por Deus.
2. Aceitar o plano de Deus é ser lavado pelo sangue do Cordeiro de Deus, que é o único meio de chegar ao Pai. Jesus disse assim: “Ninguém vem ao Pai, senão por Mim”. João 14:6.
3. Fora ficam os cães (cínicos, ver Filip. 3:2) os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
4. Amados, o Senhor Jesus convida-nos: “Eu Sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e Fim, Sou a Raiz e a Geração de David, a brilhante Estrela da Manhã, venha aquele que tem sede e receba de graça a água da vida”. Apocalipse 22:13, 15-16.
5. Cada um de nós só não vai para a eternidade se não quiser.
6. Eu convido-vos a todos, em nome de Jesus, vamos!

Sem comentários: