29 de junho de 2012

Sexta Bem-aventurança do Apocalipse - Apoc 22:7

Apocalipse 22:7. “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
Há duas expressões que precisam ser compreendidas: a) Venho sem demora,
Nota: Este anjo cita as palavras de Jesus, Apoc. 1:1 “brevemente”, o pensamento de que os diferentes acontecimentos preditos no livro do Apocalipse deviam suceder num futuro próximo, é uma declaração repetida 7 vezes: 1:1; 3:11; 6:11; 12:12; 17:10; 22:7; 22:20.
Ou seja, o conceito da iminente vinda de Cristo é o grande acontecimento que culmina o antigo conflito entre o bem e o mal que começou quando Lucifer pôs em causa o carácter do governo de Deus. As declarações no Apocalipse e noutras passagens bíblicas relacionadas com a iminente vinda de Jesus, devem entender-se dentro dos limites deste grande conflito.
Deus poderia ter aniquilado com toda a justiça de Lúcifer quando com obstinada impenitência persistiu na sua rebelião; mas a sabedoria divina deferiu a exterminação do mal até que a natureza e os resultados do pecado se tornassem plenamente visíveis para os habitantes do universo (PP, p. 21-23).
Em qualquer dos diferentes e cruciais momentos da história deste mundo, a justiça divina poderia ter anunciado: “Está consumado!” E Cristo poderia ter vindo para inaugurar o Seu reino de justiça. Por conseguinte, as sete declarações do Apocalipse a respeito da vinda de Cristo devem compreender-se como uma expressão da vontade e do propósito de Deus, como promessa expressa condicionalmente, e não como declaração baseada no conhecimento prévio de Deus…,
e b) Bem-aventurado o que guarda as palavras da profecia deste livro. Esta é a sexta bem-aventurança do Apocalipse (1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6:22:14). As “palavras”, quer dizer os conselhos e admoestações deste livro.

Vamos estudá-las rapidamente, mas não tão rapidamente, para que possamos entender.
1. Venho sem demora:
Quando Será a volta de Jesus?:
1. O dia e a hora não sabemos, mas sabemos que Jesus prometeu voltar. Mateus 24:36.
2. Veja a promessa que Jesus fez: João 14:1-3.
3. Nesta promessa Jesus nos diz que devemos ficar com o coração tranquilo. Confiar plenamente, pois na casa do Pai há moradas para todos. Ele foi apenas arrumar a casa e muito em breve virá nos buscar.
4. Ao olhar o mundo ao redor é possível descobrir que os sinais mencionados por Jesus se cumpriram e estão se cumprindo uma a um.
5. Seria bom pensar que o último sinal da vinda de Cristo é a pregação do evangelho em todo o mundo então virá o fim, conforme Mateus 24:14.
6. Dos 234 países reconhecidos pela ONU, só a Igreja Adventista do Sétimo Dia está pregando em 217. Devemos acrescer a este número, a presença de outras igrejas cristãs, também pregando a volta de Jesus.
7. Só posso dizer que Jesus virá muito em breve.

Como Será a Volta de Jesus?:
1. Visível – Apocalipse 1:7 “Todo olho o verá, até quantos o traspassaram”.
2. Literal e Corpórea – Atos 1:11 “Este mesmo Jesus, descerá do mesmo modo que o vistes subir”.
3. Com Poder – Mateus 24:30 “Com poder e glória”.
4. Virá nas Nuvens do Céus – Mateus 24:27 “Como o relâmpago”.

Para que voltará Jesus?
Virá para buscar o seu povo. “Reunir os escolhidos” Mateus 24:31.
Você é o convidado de Deus:
1. Eu posso ouvir Deus dizendo: “Você é meu convidado”.
2. Que emoção para Adão, comer de novo do fruto da árvore da vida, e dele compartilhar com todos os seus filhos.
Muitos Ficarão de Fora:
1. Embora o convite seja estendido a todos, muitos ficarão do lado de fora.
2. Em Apocalipse 21:8, a Bíblia diz que “fora ficarão os covardes, os assassinos, os incrédulos, os mentirosos, os idólatras, e uma gama enorme de ímpios”.
3. Todos aqueles que buscam a salvação por seus próprios méritos, ficarão do lado de fora.
4. Ninguém poderá entrar lá vestindo folhas de figueira. Isto é: obras próprias.
5. Nossa justiça segundo a Palavra de Deus e “Como trapo de imundícia”. Isaías 64:6.
6. Todos os que rejeitam os méritos de Jesus ficarão do lado de fora.

2. Felizes os que guardam:
1. O livro de Apocalipse deve ser compreendido pelo povo de Deus.
2. Feliz o que guarda as Palavras do Livro.
2. Deus tem muitas bênçãos para Seu povo escolhido.
3. A bênção de poder conhecer todas as revelações de Deus.

Conclusão:
Deus não faz nada sem antes revelar seus segredos aos servos, os profetas. Amós 3:7.
Deus finalmente revelará inclusive o dia e a hora da volta de Jesus. Isto é parte do concerto de paz que o Senhor fará com os que amam a Sua lei.

1. Aparecerá no céu a lei de Deus. A primeira parte mais brilhante que a segunda e o quarto mandamento mais brilhante ainda. Todos os habitantes poderão ver que os que estão sendo perseguidos são os filhos obedientes de Deus, que guardam Sua santa lei. Os religiosos se virarão contra seus líderes espirituais porque se sentem enganados. Haverá muita comoção nesta hora.
2. Deus com poderosa voz anuncia o dia e a hora da volta de Jesus. Os ímpios vão pensar que se trata de um trovão ou coisa semelhante, mas os santos sabem ser aquela a voz poderosa de Deus.

“Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus, dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Eis que venho sem demora. Bem-aventurado é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

Sem comentários: