A pregação de um tempo definido para o juízo, na proclamação
da primeira mensagem, foi ordenada por Deus. O cômputo dos períodos proféticos
nos quais se baseava aquela mensagem, localizando o final dos 2.300 dias no
outono de 1844, paira acima de qualquer contestação. — O Grande Conflito, 457.
“Eu continuei olhando”, diz o profeta Daniel, “até que foram
postos uns tronos, e um Ancião de dias Se assentou: o Seu vestido era branco
como a neve, e o cabelo de Sua cabeça como a limpa lã; o Seu trono chamas de
fogo, e as rodas dele fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante
dEle; milhares de milhares O serviam, e milhões de milhões estavam diante d´Ele:
assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” Daniel 7:9, 10.
Assim foi apresentado à visão do profeta o grande e solene
dia em que o caráter e vida dos homens passariam em revista perante o Juiz de
toda a Terra, e cada homem seria recompensado “segundo as suas obras”. O Ancião
de dias é Deus, o Pai. Diz o salmista: “Antes que os montes nascessem, ou que
Tu formasses a Terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, Tu és Deus.”
Salmos 90:2. É Ele, fonte de todo ser e de toda lei, que deve presidir ao
juízo. E santos anjos, como ministros e testemunhas, em número de “milhares de
milhares, e milhões de milhões”, assistem a esse grande tribunal. {CS 109.3}
“E, eis que vinha nas nuvens do céu Um como o Filho do
homem: e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. E foi-Lhe
dado o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas
O servissem: O Seu domínio é um domínio eterno, que não passará.” Daniel 7:13,
14. A vinda de Cristo aqui descrita não é a Sua segunda vinda à Terra. Ele vem
ao Ancião de dias, no Céu, para receber o domínio, a honra, e o reino, os quais
Lhe serão dados no final de Sua obra de mediador. É esta vinda, e não o Seu
segundo advento à Terra, que foi predita na profecia como devendo ocorrer ao
terminarem os 2.300 dias, em 1844. Assistido por anjos celestiais, nosso grande
Sumo Sacerdote entra no lugar santíssimo, e ali comparece à presença de Deus a
fim de Se entregar aos últimos atos de Seu ministério em prol do homem, a
saber: realizar a obra do juízo de investigação e fazer expiação por todos os
que se verificarem com direito aos benefícios da mesma.{CS 110.1}
Que únicos casos são
considerados?
No cerimonial típico, somente os que tinham vindo perante
Deus com confissão e arrependimento, e cujos pecados, por meio do sangue da
oferta para o pecado, eram transferidos para o santuário, é que tinham parte na
cerimónia do dia da expiação. Assim, no grande dia da expiação final e do juízo
de investigação, os únicos casos a serem considerados são os do povo professo
de Deus. O julgamento dos ímpios constitui obra distinta e separada, e ocorre
em ocasião posterior. “É tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se
primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao
evangelho?” 1 Pedro 4:17.{CS 110.2}
Os livros de registro no Céu, nos quais estão relatados os
nomes e ações dos homens, devem determinar a decisão do juízo. Diz o profeta
Daniel: “Assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” O escritor do
Apocalipse, descrevendo a mesma cena, acrescenta: “Abriu-se outro livro, que é
o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos
livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12.{CS 110.3}
O livro da vida contém os nomes de todos os que já entraram
para o serviço de Deus. Jesus ordenou a Seus discípulos: “Alegrai-vos antes por
estarem os vossos nomes escritos nos Céus.” Lucas 10:20. Paulo fala de seus
fiéis cooperadores, “cujos nomes estão no livro da vida”. Filipenses 4:3.
Daniel, olhando através dos séculos para um “tempo de angústia, qual nunca
houve”, declara que se livrará o povo de Deus, “todo aquele que se achar
escrito no livro.” E João, no Apocalipse, diz que apenas entrarão na cidade de
Deus aqueles cujos nomes “estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Daniel
12:1; Apocalipse 21:27.
“Há um memorial escrito diante” de Deus, no qual estão
registradas as boas ações dos “que temem ao Senhor, e para os que se lembram do
Seu nome.” Malaquias 3:16. Suas palavras de fé, seus atos de amor, acham-se
registrados no Céu. Neemias a isto se refere quando diz: “Deus meu, lembra-Te
de mim; e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus.” Neemias
13:14. No livro memorial de Deus toda ação de justiça se acha imortalizada.
Ali, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão
que se proferir, acham-se fielmente historiados. E todo ato de sacrifício, todo
sofrimento e tristeza, suportado por amor a Cristo, encontra-se registrado. Diz
o salmista: “Tu contaste as minhas vagueações: põe as minhas lágrimas no Teu
odre: não estão elas no Teu livro?” Salmos 56:8.{CS 111.1}
Há também um relatório dos pecados dos homens. “Porque Deus
há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja
bom quer seja mau.” “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão-de dar
conta no dia do juízo.” Disse o Salvador: “por tuas palavras serás justificado,
e por tuas palavras serás condenado.” Eclesiastes 12:14; Mateus 12:36, 37. Os
propósitos e intuitos secretos aparecem no infalível registro; pois Deus “trará
à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações.” 1
Coríntios 4:5. “Eis que está escrito diante de Mim: ... as vossas iniquidades,
e juntamente as iniquidades de vossos pais, diz o Senhor.” Isaías 65:6, 7.
A obra de cada homem
passa em revista perante Deus, e é registrada pela sua fidelidade ou
infidelidade. Ao lado de cada nome, nos livros do Céu, estão escritos, com
terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido,
e todo pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia. Advertências
ou admoestações enviadas pelo Céu, e que foram negligenciadas, momentos
desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem
ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é
historiado pelo anjo relator. {CS 111.3}
A lei de Deus é a
norma
A lei de Deus é a norma pela qual o caráter e vida dos
homens serão aferidos no juízo. Diz o sábio: “Teme a Deus, e guarda os Seus
mandamentos porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus
há de trazer a
juízo toda a obra.” Eclesiastes 12:13, 14. O apóstolo Tiago admoesta a Seus
irmãos: “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da
liberdade.” Tiago 2:12.
Os que no juízo forem “havidos por dignos”, terão parte na
ressurreição dos justos. Disse Jesus: “Os que forem havidos por dignos de
alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dos mortos, ... são iguais aos
anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Lucas 20:35, 36. E
novamente Ele declara que “os que fizerem o bem” sairão “para a ressurreição da
vida”. João 5:29. Os justos mortos não ressuscitarão senão depois do juízo, no
qual são havidos por dignos da “ressurreição da vida”. Consequentemente não
estarão presentes em pessoa no tribunal em que seus registros são examinados e
decidido seu caso.{CS 112.2}
Jesus, o advogado
Jesus aparecerá como seu Advogado, a fim de pleitear em
favor deles perante Deus. “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai,
Jesus Cristo, o Justo.” 1 João 2:1. “Porque Cristo não entrou num santuário
feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para agora comparecer
por nós perante a face de Deus.” “Portanto, pode também salvar perfeitamente os
que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus
9:24; 7:25.
Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em
revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos
que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada
geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado, cada caso
minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes. Quando
alguém tem pecados que permaneçam nos livros de registro, para os quais não
houve arrependimento nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida, e o
relato de suas boas ações apagado do livro memorial de Deus. O Senhor declarou
a Moisés: “Aquele que pecar contra Mim, a este riscarei Eu do Meu livro.” Êxodo
32:33. E diz o profeta Ezequiel: “Desviando-se o justo da sua justiça, e
cometendo a iniquidade, ... de todas as suas justiças que tiver feito não se
fará memória.” Ezequiel 18:24.
Todos os que verdadeiramente se tenham arrependido do pecado
e que pela fé hajam reclamado o sangue de Cristo, como seu sacrifício expiatório,
tiveram o perdão aposto ao seu nome, nos livros do
Céu; tornando-se eles
participantes da justiça de Cristo, e verificando-se estar o seu caráter em
harmonia com a lei de Deus, seus pecados serão riscados e eles próprios havidos
por dignos da vida eterna. O Senhor declara pelo profeta Isaías: “Eu, Eu mesmo,
sou O que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados Me
não lembro.” Isaías 43:25. Disse Jesus: “O que vencer será vestido de vestes
brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e
confessarei o seu nome diante de Meu Pai, e diante de Seus anjos.” “Qualquer
que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai que está
nos Céus. Mas qualquer que Me negar diante dos homens, Eu o negarei também
diante de Meu Pai, que está nos Céus.” Apocalipse 3:5; Mateus 10:32, 33.
A cena do juízo no
céu
O mais profundo interesse manifestado entre os homens nas
decisões dos tribunais terrestres não representa senão palidamente o interesse
demonstrado nas cortes celestiais quando os nomes insertos nos livros da vida
aparecerem perante o Juiz de toda a Terra. O Intercessor divino apresenta a
petição para que sejam perdoadas as transgressões de todos os que venceram pela
fé em Seu sangue, a fim de que sejam restabelecidos em seu lar edénico, e
coroados com Ele como co-herdeiros do “primeiro domínio”. Miquéias 4:8.
Satanás, em seus esforços para enganar e tentar a nossa raça, pensara frustrar
o plano divino na criação do homem; mas Cristo pede agora que este plano seja
levado a efeito, como se o homem nunca houvesse caído. Pede, para Seu povo, não
somente perdão e justificação, amplos e completos, mas participação em Sua
glória e assento sobre o Seu trono.{CS 113.2}
Enquanto Jesus faz a defesa dos súbditos de Sua graça,
Satanás acusa-os diante de Deus como transgressores. O grande enganador
procurou levá-los ao ceticismo, fazendo-os perder a confiança em Deus,
separar-se de Seu amor e violar Sua lei. Agora aponta para o relatório de sua
vida, para os defeitos de caráter e dessemelhança com Cristo, que desonraram a
seu Redentor, para todos os pecados que ele os tentou a cometer; e por causa
disto os reclama como súbditos seus. {CS 113.3}
Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta o seu
arrependimento pela fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas
perante o Pai e os santos anjos, dizendo: “Conheço-os pelo nome. Gravei-os na
palma de Minhas mãos. ‘Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a
um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus!’” Salmos 51:17. E ao
acusador de Seu povo, declara: “O Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o
Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda: não é este um tição tirado do
fogo?” Zacarias 3:2. Cristo vestirá Seus fiéis com Sua própria justiça, para
que os possa apresentar a Seu Pai como “igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga,
nem coisa semelhante.” Efésios 5:27. Seus nomes permanecem registrados no livro
da vida, e está escrito com relação a eles: “Comigo andarão de branco;
porquanto são dignos disso.” Apocalipse 3:4.{CS 114.1}
Assim se realizará o cumprimento total da promessa do novo
concerto: “Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos
seus pecados.” “Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a
maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se
acharão.” Jeremias 31:34; 50:20.{CS 114.2}
“Naquele dia o Renovo do Senhor será cheio de beleza e de
glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.
E será que aquele que ficar em Sião e o que permanecer em Jerusalém, será
chamado santo: todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém.”
Isaías 4:2, 3.
A obra do juízo investigativo e extinção dos pecados deve
efetuar-se antes do segundo advento do Senhor. Visto que os mortos são julgados
pelas coisas escritas nos livros, é impossível que os pecados dos homens sejam
cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser investigado. Mas
o apóstolo Pedro declara expressamente que os pecados dos crentes serão
apagados quando vierem “os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, e Ele
enviar a Jesus Cristo. Atos dos Apóstolos 3:19, 20. Quando se encerrar o juízo
de investigação, Cristo virá, e Seu galardão estará com Ele para dar a cada um
segundo for a sua obra. {CS 114.4}
O encerramento das
cenas do serviço antitípico
No culto típico, o sumo sacerdote, havendo feito expiação
por Israel, saía e abençoava a congregação. Assim Cristo, no final de Sua obra
de mediador, aparecerá “sem pecado, ... para salvação” (Hebreus 9:28), a fim de
abençoar com a vida eterna Seu povo que O espera. Como o sacerdote, ao remover
do santuário os pecados, confessava-os sobre a cabeça do bode emissário,
semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o originador e
instigador do pecado. O bode emissário, levando os pecados de Israel, era
enviado “à terra solitária” (Levítico 16:22); de igual modo Satanás, levando a
culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante
mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada, sem moradores, e
ele sofrerá finalmente a pena completa do pecado nos fogos que destruirão todos
os ímpios. Assim o grande plano da redenção atingirá seu cumprimento na
extirpação final do pecado e no livramento de todos os que estiverem dispostos
a renunciar o mal.{CS 115.1}
Julgados com base em
registros infalíveis
No tempo indicado para o juízo — o final dos 2.300 dias, em
1844 — iniciou-se a obra de investigação e apagamento dos pecados. Todos os que
já professaram o nome de Cristo serão submetidos àquele perscrutador
escrutínio. Tanto os vivos como os mortos devem ser julgados “pelas coisas
escritas nos livros, segundo as suas obras.”{CS 115.2}
Pecados de que não houve arrependimento e que não foram
abandonados, não serão perdoados nem apagados dos livros de registro, mas ali
permanecerão para testificar contra o pecador no dia de Deus. Ele pode ter
cometido más ações à luz do dia ou nas trevas da noite; elas, porém, estavam
patentes e manifestas Àquele com quem temos de nos haver. Anjos de Deus
testemunharam cada pecado, registando-o nos relatórios infalíveis. O pecado
pode ser escondido, negado, encoberto, ao pai, mãe, esposa, filhos e companheiros;
ninguém, a não ser os seus autores culpados, poderá alimentar a mínima suspeita
da falta; ela, porém, jaz descoberta perante os seres celestiais. As trevas da
noite mais escura, os segredos de todas as artes enganadoras, não são
suficientes para velar do conhecimento do Eterno um pensamento que seja. Deus
tem um relatório exato de toda conta injusta e de todo negócio desonesto. Não
Se deixa enganar pela aparência de piedade. Não comete erros em Sua apreciação
do caráter. Os homens podem ser enganados pelos que são de coração corrupto,
mas Deus penetra todos os disfarces e lê a vida íntima. {CS 115.3}
Quão solene é esta consideração! Dia após dia que passa para
a eternidade, traz a sua enorme porção de relatos para os livros do Céu.
Palavras, uma vez faladas, e ações, uma vez praticadas, nunca mais se podem
retirar. Os anjos têm registrado tanto as boas como as más. Nem o mais poderoso
guerreiro pode revogar a relação dos acontecimentos de um único dia sequer.
Nossos atos, palavras, e mesmo nossos intuitos mais secretos, tudo tem o seu
peso ao decidir-se nosso destino para a felicidade ou para a desdita. Ainda que
esquecidos por nós, darão o seu testemunho para justificar ou condenar.{CS
116.1}
Assim como os traços da fisionomia são reproduzidos com
precisão infalível sobre a polida chapa fotográfica, assim o caráter é
fielmente delineado nos livros do Céu. Todavia, quão pouca solicitude é
experimentada com referência àquele registro que deve ser posto sob o olhar dos
seres celestiais! Se se pudesse correr o véu que separa o mundo visível do
invisível, e os filhos dos homens contemplassem um anjo registrando toda
palavra e ação, que eles deverão novamente encontrar no juízo, quantas palavras
que diariamente se proferem ficariam sem ser faladas, e quantas ações sem ser
praticadas!{CS 116.2}
No juízo será examinado o uso feito de cada talento. Como
empregamos nós o capital que nos foi oferecido pelo Céu? Receberá o Senhor à
Sua vinda aquilo que é Seu, com juros? Empregamos nós as faculdades que nos
foram confiadas, nas mãos, no coração e no cérebro, para a glória de Deus e
bênção do mundo? Como usamos nosso tempo, nossa pena, nossa voz, nosso
dinheiro, nossa influência? Que fizemos por Cristo, na pessoa dos pobres,
aflitos, órfãos ou viúvas? Deus nos fez depositários de Sua santa Palavra; que
fizemos com a luz e verdade que se nos deram para tornar os homens sábios para
a salvação? Nenhum valor existe na mera profissão de fé em Cristo; unicamente o
amor que se revela pelas obras é considerado genuíno. Contudo, é unicamente o
amor que, à vista do Céu, torna de valor qualquer ato. O que quer que seja
feito por amor, seja embora pequenino na apreciação dos homens, é aceito e
recompensado por Deus. {CS 116.3}
O oculto egoísmo humano permanece manifesto nos livros do Céu.
Existe o relato de deveres não cumpridos para com os semelhantes, do
esquecimento dos preceitos do Salvador. Ali verão quantas vezes foram cedidos a
Satanás o tempo, o pensamento, a força, os quais pertenciam a Cristo. Triste é
o relato que os anjos levam para o Céu. Seres inteligentes, seguidores
professos de Cristo, estão absortos na aquisição de posses mundanas ou de gozo
de prazeres terrenos. Dinheiro, tempo e força são sacrificados na ostentação e
condescendência próprias; poucos, porém, são os momentos dedicados à prece, ao
exame das Escrituras, à humilhação da alma e confissão do pecado.{CS 117.1}
Satanás concebe inumeráveis planos para nos ocupar a mente,
para que ela se não detenha no próprio trabalho com que deveremos estar mais
bem familiarizados. O arquienganador odeia as grandes verdades que apresentam
um sacrifício expiatório e um todo-poderoso Mediador. Sabe que para ele tudo
depende de desviar a mente, de Jesus e de Sua vontade.{CS 117.2}
Aperfeiçoando a
santidade no temor de Deus
Os que desejam participar dos benefícios da mediação do
Salvador, não devem permitir que coisa alguma interfira com seu dever de
aperfeiçoar a santidade no temor de Deus. As preciosas horas, em vez de serem
entregues ao prazer, à ostentação ou ambição de ganho, devem ser dedicadas ao
estudo da Palavra da verdade, com fervor e oração. O assunto do santuário e do
juízo de investigação, deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus.
Todos necessitam para si mesmos de conhecimento sobre a posição e obra de seu grande
Sumo Sacerdote. Aliás, ser-lhes-á impossível exercerem a fé que é essencial
neste tempo, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar. Cada indivíduo
tem uma alma a salvar ou perder. Cada qual tem um caso pendente no tribunal de
Deus. Cada um há de defrontar face a face o grande Juiz. Quão importante é,
pois, que todos contemplem muitas vezes a cena solene em que o juízo se
assentará e os livros se abrirão, e em que, juntamente com Daniel, cada pessoa
deve estar na sua sorte, no fim dos dias!{CS 117.3}
Todos os que receberam luz sobre estes assuntos devem dar
testemunho das grandes verdades que Deus lhes confiou. O santuário no Céu é o
próprio centro da obra de Cristo em favor dos homens. Diz respeito a toda alma
que vive sobre a Terra. Patenteia-nos o plano da redenção, transportando-nos
mesmo até ao final do tempo, e revelando o desfecho triunfante da controvérsia
entre a justiça e o pecado. É da máxima importância que todos investiguem
acuradamente estes assuntos, e possam dar resposta a qualquer que lhes peça a
razão da esperança que neles há. {CS 117.4}
A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do
homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz.
Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja terminação ascendeu ao Céu, depois
de ressurgir. Pela fé devemos penetrar até o interior do véu, onde nosso
Precursor entrou por nós. Hebreus 6:20. Ali se reflete a luz da cruz do
Calvário. Ali podemos obter intuição mais clara dos mistérios da redenção. A
salvação do homem se efetua a preço infinito para o Céu; o sacrifício feito é
igual aos mais amplos requisitos da violada lei de Deus. Jesus abriu o caminho
para o trono do Pai, e por meio de Sua mediação pode ser apresentado a Deus o
desejo sincero de todos os que a Ele se chegam pela fé.{CS 118.1}
“O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas
o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13. Se os que
escondem e desculpam suas faltas pudessem ver como Satanás exulta sobre eles,
como escarnece de Cristo e dos santos anjos, pelo procedimento deles,
apressar-se-iam a confessar seus pecados e deixá-los. Por meio dos defeitos do
caráter, Satanás trabalha para obter o domínio da mente toda, e sabe que, se
esses defeitos forem acariciados, será bem sucedido. Portanto, está
constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma
de que lhes é impossível vencer. Mas Jesus apresenta em seu favor Suas mãos
feridas, Seu corpo moído; e declara a todos os que desejam segui-Lo: “A Minha
graça te basta.” 2 Coríntios 12:9. “Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de
Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas
almas. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” Mateus 11:29, 30.
Ninguém, pois, considere incuráveis os seus defeitos. Deus dará fé e graça para
vencê-los.{CS 118.2}
Vivemos hoje o grande
dia da expiação
Vivemos hoje o grande dia da expiação. No cerimonial típico,
enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que
afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o
Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o povo. De igual modo,
todos quantos desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem, agora,
nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza
pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração,
profundo e fiel. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos
professos, deve ser deixado. Há uma luta intensa diante de todos os que desejam
subjugar as más tendências que porfiam pelo predomínio. A obra de preparação é
uma obra individual. Não somos salvos em grupos. A pureza e devoção de um, não
suprirá a falta dessas qualidades em outro. Embora todas as nações devam passar
em juízo perante Deus, examinará Ele o caso de cada indivíduo, com um
escrutínio tão íntimo e penetrante como se não houvesse outro ser na Terra.
Cada um deve ser provado, e achado sem mancha ou ruga, ou coisa semelhante. {CS
118.3}
Solenes são as cenas ligadas à obra final da expiação.
Momentosos, os interesses nela envolvidos. O juízo ora se realiza no santuário
celestial. Há muitos anos esta obra está em andamento. Breve, ninguém sabe quão
breve, passará ela aos casos dos vivos. Na augusta presença de Deus nossa vida
deve passar por exame. Atualmente, mais do que em qualquer outro tempo, importa
a toda a alma atender à admoestação do Salvador: “Vigiai e orai; porque não
sabeis quando chegará o tempo.” Marcos 13:33. “Se não vigiares, virei a ti como
um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” Apocalipse 3:3.
Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o
destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo
da graça finaliza pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu.
Cristo, no Apocalipse, prevendo aquele tempo, declara: “Quem é injusto, faça
injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça
ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o Meu
galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:11,
12.
Os justos e os ímpios estarão ainda a viver sobre a Terra em
seu estado mortal: estarão os homens a plantar e a construir, comendo e bebendo,
todos inconscientes de que a decisão final, irrevogável, foi pronunciada no
santuário celestial. Antes do dilúvio, depois que Noé entrou na arca, Deus o
encerrou ali, e excluiu os ímpios; mas, durante sete dias, o povo, não sabendo
que seu destino se achava determinado, continuou em sua vida de descuido e de
amor aos prazeres, zombando das advertências sobre o juízo iminente. “Assim”,
diz o Salvador, “será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:39.
Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva
que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de
misericórdia ao homem culpado. {CS 119.3}
“Vigiai, pois, ... para que, vindo de improviso, não vos
ache dormindo.” Marcos 13:35, 36. Perigosa é a condição dos que, cansando-se de
vigiar, volvem às atrações do mundo. Enquanto o homem de negócios está absorto
em busca de lucros, enquanto o amante dos prazeres procura satisfazer aos
mesmos, enquanto a escrava da moda está a arranjar os seus adornos — pode ser
que naquela hora o Juiz de toda a Terra pronuncie a sentença: “Pesado foste na
balança, e foste achado em falta.” Daniel 5:27. — O Grande Conflito, 479-491.
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