17 de julho de 2012

Quinta Bem-aventurança do Apocalipse

Apocalipse 20:6. “Bem-aventurado e santo (hágios, ver Rom. 1:7) é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos”.
* “santos” não quer necessariamente pessoas perfeitas na santidade (1ª Cor. 1:2, 1:11), mas pessoas que pela profissão de fé e baptismo podem considerar-se como separados do mundo e consagrados a Deus. (textos onde aparece o mesmo termo “hágios” santo, Atos 9:32,41; 26:10; Ef. 1:1; cf. 1ª Cor. 1:11).
* A ideia base de hágios (santo) é a de “separado do umo comum para o sagrado”. Neste sentido usava-se e aplicava-se no Antigo Testamento o termo hebraico equivalente “qódesh ou “qadesh” para referir-se, por exemplo, ao tabernáculo e os seus móbeis (Êx. 40:9). Usava-se para o povo judeu como nação (Êxod. 19:5-6; Deut. 7:6), não porque individualmente fosse perfeitos e santos, mas para se mantivessem separados das outras nações e separados para o serviço do Deus verdadeiro. Pois as outras nações dedicavam-se ao culto dos seus ídolos.
Hágios usa-se aqui em Apocalipse 20:6 e Rom. 1:7, para referir-se aos cristãos que tinham sido chamados a separar-se dos homens bem como da antiga forma de vida, a consagrar-se ao serviço de Deus.

Há uma pergunta que tenho ouvido algumas vezes: Apoc. 20:6, diz que os salvos “reinarão”. Sobre quem é que reinam os santos se todos os ímpios estão destruídos? Diz o texto que “reinam com Cristo”. Quando tocar a sétima trombeta, “os reinos do mundo” tornar-se-ão o reino de “nosso Senhor e de Cristo” (Apoc. 11:15). Daniel fala do reino do “reino e da majestade que é dada ao povo do Altíssimo” (7:27). Os santos estiveram sob a opressão de Satanás e dos reinos inspirados por ele, reinos que beberam do “vinho da prostituição” (Ap. 18:3); mas agora inverteram-se os papéis.
É verdade que os ímpios estão mortos (20:2), mas voltarão à vida no final do milénio (v.5). Quando os impios voltarem à vida, sofrerão derrota completa, receberão o castigo e serão aniquilados (14:10; 20:9). Depois que todas as coisas forem restauradas Cristo entrega o reino ao Pai e tudo voltará a ser como na Criação.

1. Parte na Primeira Ressurreição. (Dos justos)
2. Sobre este não tem poder a segunda morte. (A morte eterna)
3. Serão sacerdotes de Deus e de Cristo. (O sacerdócio de todos os santos)
4. Reinarão com Ele por mil anos. (Entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios)

A ressurreição é assunto tratado em toda a Bíblia, Antigo e Novo Testamentos.

Poderia citar os profetas Elias, Eliseu, o Senhor Jesus e o apóstolo Pedro, como agentes usados por Deus para o ato de trazer alguém de volta à vida pelo poder de Deus.

O assunto passa pelo campo pessoal como no caso do filho da viúva de Sarepta, Lázaro e Dorcas e alcança o seu apogeu ao tratar de grupos de ressurreições.

Embora a Bíblia trate com muita clareza da primeira ressurreição dos justos, e fale depois da ressurreição dos ímpios, após o milénio, deixa a clara ideia que se trata da segunda ressurreição, há dois outros grupos que não podemos esquecer.

Vou tratar então de quatro ressurreições sem grupos:
1. Mateus 27:51-53. Um grupo de santos ressuscitou no dia que Jesus Ressuscitou. (v.52) Foram pessoas objecto da ira de Satanás, tal como Cristo o foi, pessoas que lutaram contra o inimigo e as suas artimanhas.
Nota: eles saíram da tumba revestidos da imortalidade.
“Aqueles que haviam ressurgido foram apresentados ao universo celestial como troféus - amostras da ressurreição de todos os que recebem a Jesus Cristo e n´Ele crêem como seu Salvador pessoal. Eram o símbolo da ressurreição final dos justos. O mesmo poder que ergueu a Cristo dentre os mortos erguerá Sua igreja - como Sua noiva - e a glorificará, com Cristo, acima de todos os principados, acima de todas as potestades, acima de todo nome, não só neste mundo, mas nas cortes celestes, o mundo lá do alto. ...
Ao ascender Cristo durante o ato de abençoar os Seus discípulos, um exército de anjos O rodeia como uma
nuvem. Cristo leva consigo a multidão dos cativos como Seu troféu. Ele mesmo levará ao Pai as primícias dos que dormem, para apresentá-los a Deus como garantia de que é vencedor sobre a morte e a sepultura. Manuscrito 115, 1897.” Cristo Triunfante, 2002, p.285

2. Daniel 12:2 e Apocalipse 1:7. Uma ressurreição especial de justos e ímpios precede a volta de Jesus.

• “Os justos que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo.” G.C., p. 695
• “…até mesmo aqueles que o trespassaram.” Apoc. 1:7; “trespassaram” ekkentéõ – esta palavra é usada por João 19:37. Só nestes dois textos se encontra este verbo em grego. Resulta pois que se trata do grupo que participou directamente na morte de Jesus.
Prova também que João e Apocalipse foi escrito pela mesma pessoa.
Os ímpios para verem voltar Aquele que eles traspassaram, os justos que viveram desde que começou a pregação das três mensagens angélicas (1844) para verem se concretizar a sua fé.

3. 1ª Tessalonicenses 4:16. A primeira grande ressurreição. Dos justos, quando Jesus regressar, para receberem a recompensa dos justos.
4. Apocalipse 20:5, 7-10. A segunda grande ressurreição. A dos ímpios depois do milénio para receberem o castigo.

Antes de concluir é preciso dizer algumas poucas coisas sobre as seguintes declarações:

4.1 Não tem poder a segunda morte.
A segunda morte é a morte eterna. Esta morte eterna será produzida pelo fogo eterno. O fogo eterno é eterno porque seus resultados são eternos. Não que ficará a arder pela eternidade, não. Após fazer o seu trabalho que é destruir por completo pecador e pecados, o fogo cessa, mas eternos são os resultados. A Bíblia ensina que devemos temer não quem mata só o corpo. Mateus 10:28.

4.2 Serão sacerdotes de Deus e de Cristo. "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2 : 9)
No santuário celestial, os santos terão uma missão especial durante os mil anos. Isso porque naquele período ocorre a segunda parte do julgamento que é a parte determinativa. Só para lembrar que a primeira parte é o juízo investigativo e a última parte a terceira é o juízo executivo. Assim sendo, a parte central do julgamento ou seja a segunda parte trata das sentenças. Será o momento de determinar a sentença que cada ímpio receberá. Os santos participarão do julgamento dos ímpios. I Coríntios 6:2-3.

4.3 Reinarão com Cristo os mil anos.
Esta é uma promessa de Jesus no início do livro do Apocalipse. “Ao que vencer dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono assim como eu venci e ma assentei com o meu pai no seu trono”. Apoc. 3:21. Sentar-se com Jesus no trono será algo maravilhoso. O Senhor Jesus está reservando para Seus filhos, surpresas inesquecíveis. Quase todos nós não sabemos o que significa ser rei. Durante mil anos teremos não apenas o conhecimento mas reinaremos. Louvado seja Deus.



Conclusão:

A primeira palavra é de gratidão a Deus por escolher revelar tais coisas a nós.

Não se trata apenas de revelar, porém, muito mais do que isto. Jesus tomou providências para que possamos ir para a eternidade.

Quando Paulo diz que Deus nos predestinou para a redenção, ele está a falar de uma grande verdade que precisamos vivenciar; "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;" (Efésios 1 : 11)

O inimigo não quer que tenhamos alegria. Por isso enche nossa vida de fracassos, tristezas, dores e decepções.

Por outro lado o nosso Deus quer que tenhamos a sabedoria para compreender que Ele mesmo é quem cuida de nós.

Se permitirmos Deus nos levará para a eternidade, a despeito de nós mesmos.

Que Deus maravilhoso!

Finalmente quero dizer que o Apocalipse que parece o grande bicho papão dos livros, é um livro simples e de grandes bênçãos porque o Apocalipse representa nada mais, nada menos do que a revelação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Se observarmos bem, em cada texto do Apocalipse vemos uma revelação maravilhosa de Jesus em seu trato para connosco.

Só podemos dizer uma coisa: Louvado seja Deus que nos escolheu para revelar todas estas maravilhas.

Sem comentários: