27 de janeiro de 2011

O SEGUNDO SELO DO APOCALIPSE

O conteúdo do livro não é revelado. Só a forma é indicada e no primeiro selo abre-se ligeiramente o “véu”, mas nada mais. Sendo um “rolo” só no final ou seja, quando se abrirem todos os selos se pode ler o conteúdo. Advinha-se porém, a esperança, etapa após etapa na abertura do mesmo reafirma-se a esperança viva e certa que há boas noticias.
1. Que surge com abertura do segundo selo?Rª: “E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, que dizia: Vem, e vê.
E saiu outro cavalo, vermelho; e, ao que estava assentado sobre ele, foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.” Apocalipse 6:3,4.
Nota explicativa: Surpreendentemente, depois de um cavalo branco, surge um de cor “vermelho”. O vermelho do segundo cavalo não pressagia nada de bom, infelizmente no entanto, representa bem a cor sob a qual viveu a igreja do ano 100 até ao ano 313 d.C., as violentas perseguições sob a tirania dos imperadores romanos estão simbolizadas neste cavalo vermelho.
2. Qual era a missão daquele que estava sentado sob o cavalo vermelho?Rª: “e, ao que estava assentado sobre ele, foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros;” Apocalipse 6:4.
Nota explicativa: Perseguição aos cristãos é o nome dado aos maus tratos físicos ou psicológicos, incluindo agressões e mortes sofridas por cristãos por causa da sua fé na pregação de Jesus. Estas perseguições foram levadas a cabo na Antiguidade não somente pelos judeus, de cuja religião o Cristianismo era visto como uma ramificação, mas também pelos imperadores do Império Romano, que controlava grande parte das terras onde o Cristianismo primitivo se distribuiu, e onde era considerado uma seita. Tal perseguição pelos imperadores teve fim com a legalização da religião cristã por Constantino I, no início do século IV. http://pt.wikipedia.org/wiki/Persegui%C3%A7%C3%A3o_aos_crist%C3%A3os
Uma mulher cristã é martirizada sob Nero
 numa recriação do mito de Dirce
 (pintado por Henryk Siemiradzki, 1897, Museu Nacional de Varsóvia).


3. Como se iniciou a perseguição aos cristãos?Rª: O primeiro caso documentado de perseguição aos cristãos pelo Império Romano relaciona-se a Nero. Em 64, houve um grande incêndio em Roma, destruindo grandes partes da cidade e devastando economicamente a população romana. Nero, cuja sanidade já há muito tempo havia sido posta em questão, era o suspeito de ter intencionalmente ateado fogo. Em seus Annales, Tácito afirma que “para se ver livre do boato, Nero prendeu os culpados e infligiu as mais requintadas torturas em uma classe odiada por suas abominações, chamada cristãos pelo populacho”. Tácito, Annales, XV.
4. Qual foi o argumento para perseguir os cristãos?Rª: Ao associar os cristãos ao terrível incêndio, Nero aumentou ainda mais a suspeita pública já existente e, pode-se dizer, exacerbou as hostilidades contra eles por todo o Império Romano. As formas de execução utilizadas pelos romanos incluíam crucificação e lançamento de cristãos para serem devorados por leões e outras feras selvagens. Os Annales de Tácito informam: “... uma grande multidão foi condenada não apenas pelo crime de incêndio mas por ódio contra a raça humana. E, em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaços por cães, ou cravados em cruzes, ou incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna”. Tácito, Annales, XV.44.
5. Como continuaram as perseguições durante o século II da era cristã?Rª: “Em meados do século II, não era difícil encontrar grupos tentando apedrejar os cristãos, incentivados, muitas vezes, por seitas rivais. A perseguição em Lyon foi precedida por uma turba violenta que pilhava e apedrejava casas cristãs.” Eusébio, História Eclesiástica 5.1.7
6. Como era incitada a perseguição aos cristãos?Rª: Uma das mais famosas histórias é a de um homem que se fazia passar por “profeta” cristão e tendo domesticado uma cobra, esta sob determinados gestos que ele fazia espantava o povo e criava revolta contra os cristãos. Os governadores romanos das diferentes províncias romanas mandavam matar os cristãos. O povo a qualquer que fosse apontado como cristão apedrejava.
7. Que foi dada ao cavaleiro do cavalo vermelho?Rª: “…e foi-lhe dada uma grande espada.”
Nota explicativa: A “espada”, em grego májaira, uma espécie de grande faca ou espada usada para combater (ver Mat. 10:34; João 18:10). Não há dúvida que os cristãos deste período sofreram fome, sede, desconforto e poderiam sentir-se desamparados por Deus. No entanto, eles encontravam em Deus a mesma proteção de Abraão: “Eu sou o teu escudo”. Génesis 15:1. Frequentemente sob fogo inimigo, David animava-se com a mesma promessa: “O Senhor é a minha força e o meu escudo.” Salmo 28:7. E também: “Tu és o meu refúgio e o meu escudo.” Salmo 119:114.
Aflição, opressão e angústia sobrevêm a todos nós. Mas, na abertura deste selo do Apocalipse, os cristãos encontraram na hora da morte, que Ele (Jesus) estava ao lado e os livrava do temor, esta era garantida pela Sua ressurreição (Apoc. 6:9-11; 7:9-17); e mesmo durante a pior angústia, na crise do fim do tempo, Ele pode proteger-nos com o “selo do Deus vivo”. Apocalipse 7:1-3. Amem.

Sem comentários: