13 de julho de 2009

OS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO SÃO CONSCIENTES DA PROFECIA DE DANIEL 9

Os escritores neotestamentários estavam a par dos períodos proféticos de Daniel 9 e reconheceram Sua aplicabilidade à vida e obra de Jesus, observa-se de várias passagens dos Evangelhos e das Epístolas. Nesses versículos, fica patente que havia um tempo definido para o nascimento de Jesus, pois, segundo o apóstolo Paulo, “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Gálatas 4:4.
“Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” Marcos 1:14 e 15. Ver também os versos 12 e 13. Com esse anúncio, Jesus reconheceu que o prazo estipulado para o início de Seu ministério havia expirado.
Cada actividade a ser desenvolvida no ministério do Senhor tinha seu momento certo nos planos de Deus. Exemplo disso se extrai do episódio em que Maria rogou a Jesus que Ele interviesse miraculosamente devido à falta inesperada de vinho nas bodas de Canaã. A resposta de Jesus foi: “Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não é chegada a Minha hora.”João 2:4.
Nos planos de Deus, havia também um momento certo para Jesus Se dirigir a Jerusalém, que seria o palco de Sua paixão e morte:
“Disse-lhes, pois, Jesus: O Meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente.” João 7:6.
“Subi vós outros à festa; Eu, por enquanto, não subo, porque o Meu tempo ainda não está cumprido.” João 7:8.
A razão pela qual os judeus falharam várias vezes em suas tentativas de prender a Jesus é dada nos seguintes termos:
“Então, procuravam prendê-lO; mas ninguém Lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a Sua hora.” João 7:30.
“Proferiu Ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém O prendeu, porque não era ainda chegada a Sua hora.” João 8:20.
Ao aproximar-se o tempo de Seu sofrimento, Jesus assim Se expressou: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” “Agora, está angustiada a Minha alma, e que direi Eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.” João 12:23 e 27.
Também havia um prazo para Cristo ascender ao Céu:
“Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” João 13:1.
Por fim, na noite da Última Ceia, ao dirigir-Se ao monte das Oliveiras, no qual deveria passar pelas tenebrosas horas do Getsémani, Jesus “levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a Teu Filho, para que o Filho Te glorifique a Ti.” João 17:1.
Sim, tudo na missão de Cristo pertencia a um momento determinado. Cada etapa de Seu ministério se cumpriu em perfeito sincronismo com o relógio de Deus, o que inspirou o autor da epístola aos Hebreus a declarar que, “ao se cumprirem os tempos”, Ele “Se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de Si mesmo, o pecado.” Hebreus 9:26. Quando Jesus expirou no madeiro do Gólgota, Ele venceu a Satanás de uma vez por todas, resgatando, por meio de Seu sangue, este mundo para Deus. Era a isso que Ele Se referia, quando anunciou: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” João 12:31. Ver Colossenses 2:13-15. Tendo isso em vista, entende-se melhor o protesto dos endemoninhados de Gadara: “Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?” Mateus 8:29. Quão preciosa é a Cruz do Calvário para todo filho de Deus! Foi ali que o “Deus feito homem” redimiu a Humanidade do cativeiro do pecado, abrindo-lhe os portais da salvação. No momento certo, Ele interveio; ou, como escreveu Paulo, “Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a Seu tempo pelos ímpios.” Romanos 5:6. Tão profundo amor nem toda a eternidade poderá desvendar! Ela inspirará a mais profunda gratidão nos seres redimidos para sempre!
Outras referências relevantes sobre o aspecto cronológico em relação ao ministério de Jesus podem ser encontradas nos seguintes textos: Mateus 26:18 e 45; Marcos 14:35 e 41; Lucas 22:53; João 4:21 e 23; 5:25; 16:21, 25 e 32; Romanos 3:26; 1 Timóteo 2:6; e Tito 1:3.
Os próximos estudos desta série tratarão mais profundamente dos períodos proféticos de Daniel. Também será objeto de análise a tipologia das festas judaicas, que servem como cronograma do plano da redenção. Tal estudo se destina a propiciar sólidas evidências para todo aquele que deseja fundamentar melhor a sua fé. Que a bênção de Deus possa repousar sobre os leitores deste e dos próximos estudos e que a fé em Jesus e em Sua palavra possa ser fortalecida em seus corações!

Sem comentários: