2 de outubro de 2012

A CONSUMAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

A nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá, a fim de respondermos ao seu chamamento para nos tornarmos filhos de Deus, filhos adoptivos, participantes da natureza divina e da vida eterna.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo.” 2 Cor. 5:17-18.
1.   Em seguida a descrição da sexta trombeta, que viu S. João?
Rª: “E VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo.” Apoc. 10:1
2.   Que tinha ele na mão?
Rª: “E tinha na sua mão um livrinho aberto.” Apoc. 10:2
Nota: O livro de Daniel, que devia ser “selado”, ou fechado, até ao tempo do fim, é sem dúvida aqui mencionado. (ver Dan. 12:4 e 9)
3.   Que solene anúncio fez esse anjo?
Rª: “E o anjo que vi … levantou a sua mão ao céu. E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora” Apoc. 10:5 e 6
Nota: Não tempo literal nem tempo de prova, mas tempo profético. O período de 2.300 dias, que termina em 1844, deve se o aqui referido. Nenhum período profético da Bíblia vai além desse.
4.   Nos dias da vos do sétimo anjo, que disse o anjo deveria ser cumprido?
Rª: “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” Apoc. 10:7
Nota: O segredo ou mistério de Deus é o evangelho. Efés. 3:1-6; Gál. 1:11 e 12. O evangelho, então, deverá ser consumado quando soar a sétima trombeta.
5.   Que foi dito a S. João que fizesse com o livrinho?
Rª: “Vai, e toma o livrinho aberto na mão do anjo … Toma-o e come-o.” Apoc. 10:8 e 9
6.   Qual deveria ser o resultado de comer o livrinho?
Rª: “E ele fará amargo o teu ventre, as na tua boca será doce como o mel.” Apoc. 10:9 últ., parte.
7.   Que diz o apóstolo de sua experiência neste assunto?
Rª: “E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.” Apoc. 10:10.
Nota: de modo frisante é aqui predita a experiência dos que proclamaram a mensagem do advento e da hora do juízo de 1943-44. Jubilosos na esperança de que Cristo viesse então, como os primeiros discípulos em relação ao Seu primeiro advento (S. Lucas 24:21; Atos 1:6,7), foram amargamente desapontados, e acharam que havia ainda uma obra a ser por eles feita, como aconteceu com os primitivos discípulos depois da crucifixão, ressurreição e ascensão de Cristo.
8.   Que palavras do anjo a João mostram que tanto o tempo literal como o da prova deveria continuar por algum tempo ainda, e que Deus tinha ainda outra mensagem para o mundo?
Rª: “E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apoc. 10:11
Conclusão: A mensagem de Apocalipse 10:11 é a mesma de Apoc. 14:6 e 7; e a mensagem posterior de Apocalipse 14:8-12 vem em resposta à ordem: “Importa que profetizes outra vez,” de Apoc. 10:11. Todas elas, porém, são mensagens dos últimos dias, e indicam que o fim de todas as coisas está próxima.
Hoje, é ainda tempo de graça e Cristo está de braços abertos para aceitar o pecador que contrito corre para seus braços. Ele pagou o preço. Aceite.

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: