10 de outubro de 2012

Criou Deus o Diabo?

A maioria das pessoas no mundo estão sendo enganadas por um génio do mal inclinado a destruir suas vidas – um mestre brilhante chamado o diabo, ou Satanás. Mas este príncipe das trevas é muito mais do que você poderia pensar … Muitos dizem que ele é apenas uma figura mítica desonesta, mas a Bíblia diz que ele é muito real, e está enganando famílias, igrejas e até mesmo nações para aumentar a tristeza e a dor. Aqui estão fatos surpreendentes da Bíblia sobre o príncipe das trevas e como você pode vencê-lo!

1. Com quem se originou o pecado?
“O diabo peca desde o princípio” (1 João 3:8). “a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás” (Apocalipse 12:9).
R: Satanás, também chamado o diabo, é o originador do pecado. Sem as Escrituras, a origem do mal permaneceria sem explicação.
2. Qual era o nome de Satanás antes de pecar? Onde ele estava vivendo naquele momento?
“Como caíste do céu, ó Lucifer, filho da alva!” (Isaías 14:12). Jesus disse: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu” (Lucas 10:18). “no monte santo de Deus estavas” (Ezequiel 28:14).
R: Seu nome era Lúcifer, e ele estava morando no céu. Lúcifer é simbolizado pelo rei da Babilônia em Isaías 14 e como o rei de Tiro em Ezequiel 28.
3. Qual foi a origem de Lúcifer? Qual era a posição que ele ocupava? Como a Bíblia o descreve?
“Foste criado” (Ezequiel 28:13, 15). “Tu eras o querubim, ungido para cobrir” (Ezequiel 28:14). “Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura…cobrias-te de toda pedra preciosa…Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado…Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade” (Ezequiel 28:12-15).
R: Lúcifer foi criado por Deus, como todos os outros anjos (Efésios 3:9). Lúcifer era um querubim “cobridor”, ou anjo. Um grande anjo fica no lado esquerdo do trono de Deus e outro à direita (Salmos 99:1). Lúcifer era um daqueles líderes dos anjos altamente exaltado. A beleza de Lúcifer era impecável e deslumbrante. Sua sabedoria era perfeita. Seu brilho era inspirador. Ezequiel 28:13 parece indicar que sua garganta foi especialmente preparada para fazer dele um músico excepcional.
 
4. O que aconteceu na vida de Lúcifer, que o levou ao pecado? Que pecado de blasfémia ele, em seguida, cometeu?
“O teu coração se exaltou por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:17). ”E tu dizias no teu coração, … eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus: … serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13, 14).
R: O orgulho, a inveja, o descontentamento, e a auto-exaltação surgiu em sua vida. Lúcifer decidiu tentar destituir a Deus e depois exigir que todos o adorassem. Esta foi uma traição da pior espécie.
Nota: Por que adorar é uma coisa tão grandiosa? A adoração é o fator-chave na guerra em curso entre Deus e Satanás. As pessoas foram criadas para serem felizes e realizadas apenas quando adoram a Deus unicamente. Nem mesmo os anjos caídos do céu devem ser adorados (Apocalipse 22:8, 9). Satanás buscou adoração no princípio. Séculos mais tarde, quando ele tentou Jesus no deserto, a adoração ainda era a questão central (Mateus 4:8-11). Nestes últimos dias, Deus está convidando todas as pessoas para adorá-Lo (Apocalipse 14:6-7). Isto enfurece Satanás de tal modo que ele tentará forçar as pessoas a adorá-lo, ou então serem mortas (Apocalipse 13:15).
Todo mundo adora alguém ou algo como: poder, prestígio, alimento, prazer, possessões, a opinião própria, etc, Deus diz: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3). E a menos que adoremos a Ele somente, Ele nos conta contra ele (Mateus 12:30). Esta notícia é chocante, mas verdadeira. Se há alguma coisa ou qualquer outra pessoa além de Deus recebendo o primeiro lugar na minha vida, Eu estou – talvez inocentemente – adorando e apoiando a Satanás. Será que Deus tem o primeiro lugar na minha vida, ou estou inconscientemente elevando a Satanás? Esta é uma questão séria, não é?
5. O que aconteceu no céu como uma consequência da rebelião de Lúcifer?
“Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele” (Apocalipse 12:7-9).
R: Lúcifer ganhou o apoio de um terço dos anjos (Apocalipse 12:3, 4) e provocou uma insurreição nos céus. Deus não tinha escolha senão expulsar Lúcifer e seus anjos. Esta foi a maior batalha, que já houve. O objetivo de Lúcifer era usurpar o trono de Deus, mesmo que pudesse morrer (João 8:44). Depois de sua expulsão do céu, Lúcifer foi chamado de Satanás (adversário) e diabo (caluniador), e os seus anjos foram chamados de demónios.
6. Onde está a atual sede de Satanás? Como ele se sente em relação às pessoas?
“Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela” (Jó 2:2). “Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Apocalipse 12:12). “O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).
R: Contrariamente à opinião popular, a sede de Satanás é a terra, não o inferno. Deus deu a Adão e Eva o domínio sobre a terra (Génesis 1:26). Quando eles pecaram, eles o perderam para Satanás (Romanos 6:16), que depois se tornou governador, ou príncipe da terra (João 12:31). Satanás odeia amargamente os seres humanos, que foram criados à imagem de Deus. Ele não pode tocar em Deus. Assim, em vez disso, seu veneno é dirigido contra os filhos de Deus. Ele é um odioso e cruel assassino cujo objetivo é destruí-lo e, assim, ferir a Deus.
7. Quando Deus criou Adão e Eva, o que Ele os proibiu de fazerem? Qual seria a pena para a desobediência?
“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Génesis 2:17).
R: Eles não poderiam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A pena por comer da árvore seria a morte.
8. Que meio usou Satanás para enganar Eva? Que mentiras Satanás disse a ela?
“a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Génesis 3:1-5).
R: Satanás usou uma serpente – o mais sábio e atraente animal que Deus fizera – para enganar Eva. Alguns pensam que a serpente originalmente tinha asas e voava (Isaías 14:29, 30:6). Lembre-se: ela não rastejava até Deus amaldiçoá-la (Génesis 3:14). As mentiras de Satanás foram: (1) você não morrerá, e (2) comer o fruto vai fazer-te sábio. Satanás, quem inventou a mentira (João 8:44), misturou a verdade com as mentiras que ele disse a Eva. Mentiras que incluem um pouco de verdade são as mais eficazes de todas. Era verdade que eles “conheceriam o mal”, depois de pecar. Em amor, Deus havia retido deles o conhecimento da mágoa, tristeza, sofrimento, dor e morte. Satanás, como ele faz hoje, fez o conhecimento do mal parecer atraente. Satanás mentiu para deturpar o caráter de Deus, porque ele sabia que ninguém jamais se desviaria de um Deus amoroso, a menos que não compreendesse o Seu caráter.
9. Comer um pedaço de fruta seria uma coisa tão má? Por que Adão e Eva foram retirados do jardim?
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). ”Pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). ”Aquele que comete pecado é do diabo” (1 João 3:8). “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3:22-24).
R: Sim, comer do fruto era um pecado, porque foi uma rejeição direta de uma das poucas exigências de Deus. Foi uma rebelião aberta contra a lei de Deus e Sua autoridade. Ao rejeitar um dos mandamentos de Deus, Adão e Eva aliaram-se com Satanás, o inimigo de Deus e, portanto, trouxeram a separação entre eles e Deus (Isaías 59:2). Satanás esperava que o casal pecasse e depois comesse da árvore da vida, e assim se tornassem pecadores imortais. Mas Deus os tirou do jardim para evitar tal tragédia.
10. Que fatos surpreendentes a Bíblia revela a respeito dos métodos de Satanás para ferir, enganar, desencorajar e destruir as pessoas?
R: Satanás usa todas as abordagens concebíveis para enganar e destruir as pessoas. Seus demónios podem aparecer e posar como pessoas justas, mesmo clérigos. E Satanás aparecerá como um anjo glorioso de luz com o poder de fazer descer fogo do céu. Ele vai personificar Jesus. Mas você foi avisado, portanto, não caia nessa. Quando Jesus vier, todo olho O verá (Apocalipse 1:7). Ele permanecerá nas nuvens e nem mesmo tocará a terra (1 Tessalonicenses 4:17).
A Bíblia Diz que Satanás:
 
11. Quão poderosas e eficazes são as tentações e estratégias de Satanás?

Ele convenceu: um terço dos anjos (Apocalipse 12:3-9); Adão e Eva (Gênesis 3), todos menos oito pessoas nos dias de Noé (1 Pedro 3:20). Ele fará o perdido se sentir salvo (Mateus 7:21-23). Quase todo o mundo irá segui-lo (Apocalipse 13:3). Poucos serão salvos (Mateus 7:14, 22:14).
R: O índice de sucesso de Satanás é tão incrivelmente elevado que parece quase inacreditável. Ele enganou um terço dos anjos. Nos dias de Noé, todos com exceção de oito pessoas foram enganados. Antes de Jesus voltar pela segunda vez, Satanás aparece como um ser angelical, posando como Cristo. Seu poder enganador será tão grande que nossa única segurança consistirá em se recusar a ir vê-lo (Mateus 24:23-26). Se você realmente se recusar a olhar e escutar, Jesus irá protegê-lo do engano (João 10:29).
12. Quando e onde o diabo receberá a sua punição? Qual será a pena?
“assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo” (Mateus 13:40-42). “E o diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre” (Apocalipse 20:10). “Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). “fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. … e nunca mais subsistirá” (Ezequiel 28:18,19).
R: O diabo será lançado no lago de fogo sobre a terra no fim do mundo. O fogo vai devorar Satanás, transformá-lo em cinzas, terminando a sua existência para a eternidade. Este fogo também destruirá todos os pecadores. Neste confronto final, quem não estiver do lado de Deus morrerá e quem não estiver do lado de Satanás sobreviverá.
Nota: Não é possível descrever adequadamente a tristeza e a angústia que o Pai e o Filho sentirão com a destruição de Satanás. Ele esteve mais perto deles do que qualquer outro ser – um amigo pessoal e caloroso. Destruir a Ele e aos milhões que o seguiram causará mais dor no Pai e no Filho, do que a queima machucará alguém no fogo.
13. O que resolverá para sempre o horrível problema do pecado? Será que o pecado poderá se levantar novamente?
“Como eu vivo, diz o Senhor, todo joelho se dobrará a mim, e toda língua louvará a Deus” (Romanos 14:11). (Ver também Filipenses 2:10,11; Isaías 45:23). “A aflição não se levantará pela segunda vez” (Naum 1:9).
 
R: Dois acontecimentos cruciais resolverão o problema do pecado:
Primeiro, todos os seres do céu e da terra, incluindo o diabo e seus anjos, irão de sua livre escolha ajoelhar e confessar publicamente que Deus é verdadeiro, justo e íntegro. Nenhuma pergunta ficará sem resposta. Todos os pecadores irão admitir abertamente que estão perdidos devido à sua determinada recusa em aceitar o amor de Deus e Sua salvação. Eles admitem que a justiça exige que eles devem morrer. Todos confessarão que merecem a morte eterna. Em segundo lugar, o pecado será eliminado do universo com a destruição total e final do pecado, dos pecadores, do diabo e dos seus anjos. Deus é categórico quanto a este ponto: O pecado nunca mais surgirá para contaminar o universo de Deus.
14. Quem faz a final e completa erradicação do pecado do universo uma certeza?
“Para isto o Filho de Deus se manifestou, para que pudesse destruir as obras do diabo” (1 João 3:8). “visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14).
R: Através da Sua vida, morte e ressurreição, Jesus fez a erradicação do pecado uma certeza.
15. O que é que Deus o Pai sente em relação às pessoas?
“O próprio Pai vos ama” João 16:27. (Veja também João 3:16; 17:22, 23).
 
R: O Pai ama as pessoas tanto quanto o filho as ama. O objetivo fundamental de Jesus na vida foi demonstrar o caráter do Pai em Sua própria vida para que as pessoas soubessem o quão amoroso, caloroso e carinhoso o Pai realmente é (João 5:19).
Satanás deturpa o Pai, como insensível, distante, exigente, inflexível e inacessível (características próprias do diabo). Ele mesmo rotula seus feios e próprios atos calamitosos como “atos de Deus”. Jesus veio para limpar esta calúnia do nome de Seu Pai e demonstrar que o nosso Pai celestial nos ama mais do que uma mãe ama seu filho (Isaías 49:15). O tema favorito de Jesus era a paciência, ternura e misericórdia abundante de Deus.
A fim de tornar as pessoas extremamente felizes, nosso Pai Celestial tem preparado um fabuloso e eterno lar para eles. Nossos sonhos aqui não são páreo para os que Ele nos têm preparado. Ele mal pode esperar para receber o Seu povo no dia do feliz regresso ao lar, que se aproxima. Vamos nos preparar, pois a contagem regressiva já começou !
 Você não está contente em saber que Deus, o Pai o ama tanto quanto Jesus o ama?
Guia de estudos extraído do site Amazing Facts.

Sem comentários: