2 de maio de 2008

PROFECIAS: 06 - OS SEIS SELOS DO APOCALIPSE

Introdução: Quem ainda não ouviu falar dos 7 selos, os 4 cavalos e os 4 cavaleiros do Apocalipse? Todos nós certamente, talvez não saibamos que os três temas fazem parte da mesma janela espiritual. Oramos a Deus para que você, que ama os assuntos espirituais, possa neste estudo encontrar respostas às interrogações que vêm à superfície de toda a consciência sincera.

1- Quais são as características principais do primeiro selo?
Apocalipse 6:1-2.

Nota explicativa: O texto começa por mencionar “o Cordeiro”(São João 1:29) que é o centro da visão e João foi elevado ao centro do céu, ao trono do Deus Altíssimo. É bom o Apocalipse bem como todos os outros livros da Bíblia estarem organizados em capítulos e versículos, podemos desta forma ler as porções referenciadas. No entanto devemos ter em mente que no original não era assim, e que o capítulo 6 que estamos a estudar faz parte de um todo. Assim, em Apocalipse 5:7, vemos que Cristo toma o livro da mão de Deus, que está assentado sobre o trono. Estamos, pois, com São João no centro do Universo, onde tudo se revela.

Este livro ou rolo está fechado com sete selos. O livro é muito importante, leva-nos a pensar que nele estão escritas todas as coisas, certamente a história do Universo antes mesmo dela ter acontecido. Não quer dizer que as coisas tivessem que ter acontecido assim por imposição de Deus. Aconteceram assim porque tudo vai de causa para efeito. O homem foi seduzido pelo Diabo, a consequência foi o pecado, a rebelião e a perdição de um mundo maravilhoso que saiu das mãos de Deus e que se chama Terra com os seus habitantes. Um só, veio viver nela e nunca cometeu pecado. Um só, revelou o perfeito carácter de Deus. Um só, pode abrir cada selo do livro e revelar todas as coisas. O seu nome (Actos 4:12) é Jesus!

Ao abrir cada selo, é uma parte da história que se revela. O primeiro selo fala-nos dos acontecimentos da Igreja Primitiva (1º século – em simultâneo com o primeiro cavalo branco), pura, fiel, a que aceita o evangelho da salvação e o proclama com vigor e entusiasmo. Se queremos conhecer a doutrina de Cristo devemos estudar a Sagrada Escritura, pois nela está escrita pelos apóstolos, na época do cavalo branco e do primeiro selo.

2- Que acontece com a abertura do segundo selo?
Apocalipse 6:3-4.

Nota explicativa: A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das perseguições desencadeadas pelo império romano contra os cristãos que preferiram morrer a renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último dos apóstolos e vai até ao ano 313. É o período da igreja de Esmirna. Deus serve-se do vermelho para descrever a guerra, o sangue derramado, a morte (Ezequiel 32:6,11; Jeremias 46:10; Naum 2:4).

3- O cavalo negro e o terceiro selo.
Apocalipse 6:5,6.

Nota explicativa: O cavalo preto que sai na abertura do terceiro selo fala-nos do período que se situa entre 313 e 538. Pactos entre o Império romano e a Igreja. É o período da Igreja de Pérgamo, milhões de pagãos entraram na igreja com as suas práticas e os seus cultos. Este estado levou á perseguição dos fiéis cristãos que continuavam a ter o Evangelho como regra de vida. Em 538, é oficialmente considerado o bispo de Roma como papa, começa a ser o senhor que gere os assuntos espirituais e temporais. Começa a assumir prerrogativas que só pertencem a Cristo e ao Espírito Santo. É pois tempo de luto!

4- O quarto selo, o cavalo amarelo, o inferno e a Morte.
Apocalipse 6:7-8.

Nota explicativa: Tudo o que se passou até aqui foi a introdução ao drama. O texto bíblico torna-se agora carregado de expressões de horror e aterradoras. De facto foi o que se passou, foi o inicio da Idade Média (538 com o tratado de Justiniano até 1517 inicio da Reforma). Se até aqui era o Estado que perseguia os filhos de Deus, agora é a própria Igreja que os persegue. Tempo de inquisição de tortura, a mais sofisticada. Tempo para queimar velhos, adultos, jovens e crianças. Tempo para queimar as grávidas e tempo de masmorra. Tempo de se acorrentar a Bíblia e queimá-la. Tempo de vergonha que nem o tempo pode apagar!

5- Quando foi aberto o quinto selo que São João viu debaixo do altar?
Apocalipse 6:9-11.

Nota explicativa: No altar de bronze do santuário no Antigo Testamento ofereciam-se os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico 4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23). O símbolo é claro: o sangue dos mártires fiéis que não aceitaram a paganização doutrinária oriunda do paganismo, é derramado como um sacrifício ao pé do altar, este altar representa o trono de Deus, estes mártires não foram e nunca serão esquecidos por Aquele em nome de quem eles ofereceram a vida.

Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão Caim (Génesis 4:10).

As vestes brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo (Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14). Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus volte em Glória e lhes dê a recompensa (Hebreus 11:39-40).

6- Que representam os 4 acontecimentos que se passam durante o sexto selo?
Apocalipse 6:12-13.

Nota explicativa: 1- grande tremor de terra, 2- o sol escurece, 3- a lua torna-se em sangue, 4- as estrelas caem do céu. Esta é a sucessão dos acontecimentos na abertura do sexto selo.
· O grande terremoto do dia 1 de Novembro de 1755. Este tem sido identificado por todos os estudiosos bíblicos como o grande terremoto de Lisboa, considerado a pior catástrofe depois do Dilúvio bíblico. Bastaria dizer que, tendo o seu epicentro em Lisboa, foi sentido em toda a Europa, África e América. É um assunto sobejamente conhecido no nosso país, se necessitar de mais informações não hesite em contactar-nos.

· O escurecimento do Sol de 19 de Maio de 1780. Provocou o pânico e milhares de pessoas que o presenciaram consideraram que era o fim do mundo. Começou ao meio da manhã, o dia tornou-se escuro tendo sido necessário acender as candeias nas casas. As trevas cobriram grande parte da América do Norte e motivaram grande número de pessoas a estudar a Bíblia.

· A Lua torna-se em sangue no dia 19 de Maio de 1780. Era meia noite, as trevas inexplicáveis começaram a desaparecer. De um momento para o outro, a lua apareceu com um aspecto espantoso, era vermelha como o sangue.

· A queda das estrelas foi na noite de 13 de Novembro de 1833. Mais parecia o céu sacudido como quando se sacode um figueira carregada de figos maduros que caiem pelo chão, foi o que aconteceu nessa noite, mais de 200 000 estrelas caíram por hora. Estes quatro episódios deram início ao tempo do fim, o relógio profético soou e os sinais apareceram no céu, indicando a proximidade da Segunda Vinda de Cristo.

Saber que vivemos entre o versículo 13 e 14 do sexto selo do Apocalipse 6, leva qualquer pessoa sincera à reflexão e à expectativa de São Mateus 24:30. O sexto selo cobre o período da Igreja de Filadélfia e de Laodiceia. Ou seja meados do século 19 até à volta de Jesus.

1- Será este tempo, um tempo de terror e pavor?
João 3:17-8.

Nota explicativa: A Segunda Vinda de Jesus é o término do sofrimento e o início de um novo tempo (Apocalipse 21:3-4). Aqueles que se ampararem na graça salvadora receberão a vida eterna, isto é a vida de Deus, uma qualidade de vida que não tem comparação com a vida que agora vivemos. Aqueles porém que recusarem o convite de Cristo, têm sem dúvida razão para temer (Apocalipse 6:14-17).

2- Haverá outros Sinais esclarecedores do tempo em que vivemos?

Nota explicativa: Só Deus o Pai conhece o dia e a hora (São Mateus 24:36), podemos no entanto pela Sua Palavra identificar a época:
· Guerras (São Mateus 24:7).
· Lutas sociais (São Tiago 5:1-8).
· O último sinal (São Mateus 24:14).

3- O Sétimo Selo está prestes a abrir-se, quer saber do que trata?
Apocalipse 7:2-3.

Apelo: Para o cristão, a verdade, antes de ser uma doutrina, é uma Pessoa: “Eu sou a Verdade”. Deixe que esta Pessoa o toque com o Seu amor gratuito e suscite pelo Seu amor uma resposta livre mas plena de fé e certeza no futuro. Deus o/a abençoe!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: