18 de maio de 2008

A INSTITUIÇÃO DO SÁBADO

1- Por quem foi dado o Sábado?
(Génesis 2:1,2) – ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

2- Depois de descansar no sétimo dia, o que fez Deus?
(Génesis 2:3) – E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

Nota: O Sábado foi dado no Éden, antes do pecado, ou seja, não entra nas leis que serão dadas posteriormente para a expiação do pecado, leis que são tipos de Cristo.
“Mesmo se não tivéssemos outro texto além de Génesis 2:3, não haveria dificuldade alguma para deduzir que é um preceito de abrangência Universal, a ser consagrado a Deus como tempo santo. O primeiro homem deve-o ter conhecido. A expressão santificou-o não pode ter outro significado. Não teria significado se não houvesse alguém, de quem se requeria que santificasse esse dia.” Lange´s Commentary, Vol. I, p. 197

3- Terá tido Jesus alguma intervenção na Criação e no Sábado?
(João 1:3) – Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4- O Sábado foi feito para quem?
(Marcos 2:27) – E disse-lhes (Jesus): O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Nota: Quando o Sábado foi feito, não havia uma nação, ou um povo chamado Israel, ou Judeu. Simplesmente, o homem.

5- Que preocupação é manifestada por Deus neste Mandamento?
(Êxodo 20:8-10) – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Nota: Deus ao dar a Lei faz uma chamada de atenção: LEMBRA-TE.

6- Como provou Deus a Israel no Deserto?
(Êxodo 16:4) – Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

Nota: Antes da Lei ter sido dada no Sinai (Êxodo 20) de forma escrita, ela já era conhecida de forma oral. Como poderia Deus ter feito esta referência em Êxodo 16:4 “…prove se anda em minha lei…”?

7- Poderemos biblicamente confirmar o Sábado antes do Sinai?
(Êxodo 16:22,23) – E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.

8- O que fizeram algumas pessoas no Sábado?
(Êxodo 16:27) – E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.

Nota: Deus tinha ordenado que na sexta-feira colhessem porção para esse dia e para o Sábado. No entanto, eles apesar da ordem clara de Deus queriam ver se apanhavam mais. Deus para eles não era ainda o Deus pessoal, o Deus amigo, o Deus que cuida das necessidades, será que não tem sido assim sempre assim? Alguns…

9- Que manifestou Deus a Moisés?
(Êxodo 16:28) – Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

10- Não tinha Deus suprido ás suas necessidades?
(Êxodo 16:29) – Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

Comentário: Concluímos sem extrapolar a Palavra de Deus, que o mandamento do Sábado fazia parte da Lei de Deus antes da mesma ter sido proclamada no Sinai; estes incidentes ocorreram no deserto de Sim, antes dos filhos de Israel terem chegado ao Sinai, o Sábado e a Lei existem desde a Criação de outro modo não havia pecado.

“o pecado é a transgressão da Lei”

Há caminhos tão bem assinalados que só se engana quem quer. Continuará no caminho sem saída?

Sem comentários: