5 de maio de 2008

PROFECIAS: 02 - JESUS O SALVADOR

Introdução: Apocalipse, do grego apokálupsis, “o que se descobre”, “a revelação de Jesus Cristo”, este é o título que João deu a este livro. Título que nega de forma categórica o conceito de que o Apocalipse é um livro selado, por isso indecifrável. Neste livro está uma mensagem que Deus se propõem que os Seus “servos” na terra ouçam e guardem (Apocalipse 1:3), e só o poderiam fazer se antes a compreendessem.

Apocalipse 1:1. No grego como em português a frase “Revelação de Jesus Cristo”, tem um só significado; Jesus apresenta-se a quem o quer conhecer.

1- Que títulos são atribuídos a Jesus nos seguintes textos ?:
1-1. Apocalipse 1:1
1-2. Apocalipse 1:5
1-3. Apocalipse 2:18
1-4. Apocalipse 5:8,9
1-5. Apocalipse 17:14
1-6. Apocalipse19:13-16

Nota explicativa: Jesus é identificado com 38 nomes e títulos. No livro do Apocalipse existem cerca de 250 referências à Sua sublime Pessoa. O apóstolo São João está deslumbrado com a glória e majestade do seu amado Senhor. Ele vê Jesus como Deus na forma de homem; tão completamente Deus como se não fosse homem, tão completamente homem como se não fosse Deus.

2- Como descreve São João a visão que tem de Cristo Glorificado?:
Apocalipse 1:13-18
2-1. “Vestido com vestes talares”
2-2. “Cabelos brancos como lã branca”
2-3. “Olhos como chama de fogo”
2-4. “Os pés reluzentes”
2-5. “Voz como a voz de muitas águas”
2-6. “O seu rosto era como o sol”
2-7. “Quando o vi, caí a seus pés como morto.”(Daniel 10:5-9).

Nota explicativa: São João está a contemplar Jesus pela primeira vez desde que Ele ascendeu ao Céu. E interroga-se: Quem é este ser glorioso? Não tem a forma de anjo nem de qualquer outro ser celestial, mas a forma de um homem. A Sua forma é humana apesar do Seu brilho deslumbrante!

Cristo glorificado apresentou-Se a São João na Sua semelhança humana. Porém, Ele é eternamente preexistente na condição de Segunda Pessoa da Trindade e sempre O será, mas assumiu a humanidade para toda a eternidade. Que consolo é saber que Jesus ascendeu glorificado, continua nosso irmão na identificação com a humanidade, ao mesmo tempo que é Deus!

3- Que fez Jesus por nós?:
Apocalipse 1:5

Nota explicativa: Tomando o lugar do pecador na cruz, Jesus tornou-Se tão inteiramente responsável pelo pecado como se fosse totalmente culpado. O sangue de Jesus é a única chave para o céu.

4- Que títulos nos dá Jesus?:
Apocalipse 1:6

Nota explicativa: No Antigo Testamento, os homens não podiam aproximar-se de Deus a não ser por intermédio de um sacerdote. Jesus mudou este exercício religioso. Ele torna-nos Seus iguais, ele faz de nós sacerdotes, para que possamos aproximar-nos directamente do trono da glória e falar com o Pai, por Jesus, maravilhoso!

5- Porque razão Jesus é O nosso único Salvador?:
Apocalipse 5:8,9,12

Nota explicativa: “Foi pelos crimes que pratiquei, que Ele gemeu no madeiro? Piedade admirável! Graça desconhecida! Amor sem medida!” Isaac Watts

6- Que diz a profecia, sobre a vinda do Messias à terra?:
Daniel 9:25

Nota explicativa: O termo “sete semanas, e sessenta e duas semanas” é simbólico na profecia. Ezequiel 4:6, Deus diz que um dia nos é dado por um ano literal. Sessenta e nove (69) semanas equivalem a 483 dias proféticos (69x7 = 483) ou seja 483 anos literais.

7- Apareceu o Messias 483 anos depois da profecia de Daniel?:

Nota explicativa: Jesus manifestou-Se publicamente como o Messias, no dia do Seu baptismo, ou seja no ano 27 d.C., exactamente 483 anos depois. Para facilitar a compreensão veja o gráfico:
(veja a imagem)

Nota explicativa: “Messias” em Hebraico e “Cristo” em Grego significam “o Ungido”. Jesus como Filho de Deus, tornou-Se o Ungido pelo Espírito Santo no momento do Seu baptismo (Actos 10:38; São Lucas 3:1,2. Este acontecimento teve lugar no ano 15 do Imperador Tibério César, ano 27 da era cristã).

8- Que começou a pregar Jesus depois do Seu baptismo?
São Marcos 1:14,15

Nota explicativa: É impressionante o cumprimento profético! Jesus, o verdadeiro Messias cumpriu esta extraordinária profecia cronológica. Cristo é a dinâmica de todas as Suas exigências, o cumprimento das profecias vai a par com as Suas promessas.

9- Quanto do tempo da profecia tinha Deus reservado para os Judeus?
Daniel 9:24

Nota explicativa: (70x7 = 490 anos) Este era o tempo que o Senhor tinha concedido aos Judeus, tempo de arrependimento, tempo de estudo das profecias sobre o nascimento, baptismo e crucifixão de Jesus. Tempo ainda para a reconversão. Deus é infinitamente paciente! Até quando o será connosco?

10- Quando foi Jesus crucificado?
Daniel 9:26,27

Nota explicativa: A Bíblia declara que a crucifixão deveria ter lugar no meio da semana, ou na última semana das 70. Ano 27 d.C., ano do baptismo, se juntarmos 3 anos e ½ chegaremos ao ano 31 d.C., quando teve lugar a crucifixão de Jesus Cristo. Na outra metade da semana (3 ½), inicia-se a perseguição à Igreja Primitiva, com a morte de Estêvão, ano 34 d.C., (Actos 7:58-60), volte de novo ao gráfico.

11- No início do Seu ministério Jesus faz um apelo ao arrependimento, no mesmo discurso a que profecia faz Ele referência?:
São Marcos 1:15

Nota explicativa: À profecia de Daniel 9:24-27. Jesus começa o Seu ministério público (3 anos e ½) com plena consciência de que os tempos preditos eram agora iniciados e terminariam com “destruí este templo, e em três dias o levantarei de novo” (São João 2:19).

12- Por quem morreria Jesus?:
São João 3:16

Apelo: Jesus não morreu como um herói, ou um mártir, Jesus morreu por cada pecador, morreu por si e por mim. Ele foi abandonado na Cruz, para que nenhum dos que olham para Ele com fé, se sinta abandonado. A morte de Cristo foi o mais terrível golpe que poderia ser desferido contra o império das trevas.

Quer dizer: Jesus meu Salvador e Senhor, obrigado, por tanto amor.
Venham bênçãos sobre si que estudou este assunto!
Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: