16 de maio de 2008

A PALAVRA VIVIFICANTE

1- Qual é a natureza da Palavra de Deus?
(Hebreus 4:12) - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

2- Qual foi o testemunho de Pedro sobre o valor da Palavra?

(João 6:68) - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

3- Que declarou Cristo dos mandamentos do Seu Pai?

(João 12:50) - E sei que o Seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.

4- Que lição encerrava o alimento dado por Deus a Israel no deserto?

(Deuteronômio 8:3) - E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

5- Como interpretou Jesus esta lição?

(João 6:32,33) - Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. (Jesus é o nosso Pão, a nossa vida).

6- Que benefício resulta de comer este pão da vida?

(João 6:57,58) - Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

7- Que exemplo é relatado de alguém que se alimentou do verdadeiro maná?

(Jeremias 15:16) - Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.

8- Porque não encontraram os Judeus a vida nas Escrituras?

(João 5:39,40) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida.

9- A que são conjurado (exortados) os verdadeiros discípulos de Cristo?

(II Timóteo 4:1,2) - CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino. Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

10- Como somos instruídos a orar tanto pelo alimento físico como pelo espiritual?

(Mateus 6:11) - O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

Comentário: Quando "o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós," o pensamento de Deus foi revelado na carne humana. Quando os homens santos de Deus "falaram inspirados pelo Espírito Santo," o pensamento de Deus foi revelado em linguagem humana. A união do divino e do humano na manifestação do pensamento de Deus na carne é chamado "o mistério da piedade;" e há o mesmo mistério na união do pensamento divino à linguagem humana. As duas revelações de Deus, na carne e na linguagem humanas, são ambas chamadas a Palavra de Deus, e ambas são a Palavra da Vida. Aquele que deixa de encontrar a Cristo desta maneira nas Escrituras não se poderá alimentar da Palavra vivificante.



Sem comentários: