7 de maio de 2008

PROFECIAS: 14 - A VITÓRIA SOBRE A MORTE

Introdução: A morte é a última e maior frustração humana, leva-nos em busca de respostas concretas do que acontece quando um dos nossos queridos nos deixa. É legítimo perguntar: Que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar os nossos queridos? Será que alguém pode responder a estas perguntas?

A religião apresenta diferentes respostas, também a filosofia, a teosofia e outros movimentos espiritualistas. A questão deve ser recolocada: Alguém pode responder? Sim, a Bíblia. A Palavra de Deus tem respostas para todas as perguntas do ser humano. Entre e comecemos o nosso estudo, que Jesus nos conduza. Ele o fará!

1- Como fala o nosso livro do Apocalipse acerca da morte?
Apocalipse 1:18.

Nota explicativa: É evidente que ao ler com atenção esta passagem, fazemos face a Alguém que conhece o assunto do qual iremos falar: “Aquele que vive: estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos. E tenho as chaves da morte e do Hades.”

2- Quais terão sido os sentimentos de São João ao ouvir estas palavras da boca do seu amado Senhor?
São João 20:19-20.

Nota explicativa: Não é difícil de supor que São João pensou neste episódio. Quem não ficaria para sempre marcado ao ver Jesus aparecer de forma física literal, depois de ter sido morto? Ele lembrava-se do convite de Jesus para olharem para as Suas mãos, certamente marcadas com as cicatrizes feitas pelos pregos, mas mãos estendidas e prontas a dar coragem e ânimo.

3- São João nesta visão recordou também um outro episódio não menos marcante, a ressurreição de Lázaro. Também foi São João que escreveu o acontecido.
São João 11:25-26.

Nota explicativa: Em São João 11:26. Leia com atenção este versículo. “E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”
Não era o propósito de Jesus dizer que o crente não morre. Lázaro era amigo pessoal de Jesus, portanto crente e estava morto há quatro dias. O que Jesus disse, é que a morte pela qual passa o crente, é aos olhos de Deus como um sono. Ao chegar o tempo fixado, isto é na gloriosa Segunda Vinda, o cristão despertará para entrar na Vida Eterna. E São João ao ver Jesus resplandecente, sente uma enorme alegria, e lança-se aos Seus pés.

4- Porque razão Jesus chorou, diante do sepulcro de Lázaro?
São João 11:35.

Nota explicativa: O acto de chorar quando os nossos queridos morrem, não é uma negação da nossa fé. Muitas vezes choramos quando eles se separam de nós para realizar uma simples viagem! É o amor que nos leva a chorar por aqueles que perdemos, e “o amor procede de Deus” (I São João 4:7). Jesus chorou por Lázaro e sofre em consequência da morte que atinge os Seus filhos, chora por amor, não é um choro de desespero de desesperança, mas de solidariedade, até aquele dia!

5- Jesus, diz São João, é a esperança dos que morrem nEle.
São João 3:16.

6- Por essa razão, o cristão chora, mas não se entristece como os que não têm esperança.
1ª Tessalonicenses 4:13.

Nota explicativa: Tenho sido oficiante em muitas cerimónias fúnebres, e tenho visto a diferença na atitude dos que crêem e dos que não têm fé, ou são ignorantes acerca da esperança cristã.

7- Qual é a natureza do ser humano?
Génesis 2:7.

Nota explicativa: A Bíblia não diz que temos uma alma independente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do pó com o fôlego.

8- De acordo com a Palavra de Deus, que aconteceria com a alma vivente se desobedecesse à vontade do Criador?
Génesis 2:16-17.

Nota explicativa: No que dia em que comesse morreria. Não só o corpo, mas a alma vivente, isto é todo o ser humano. O homem e a mulher comendo passaram da vida imortal, este era o propósito de Deus, para a vida mortal, efémera.

9- Apocalipse 12:9, designa de forma clara o diabo como o “sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu ele no Jardim do Éden?
Génesis 3:4.

Nota explicativa: Para que a “alma vivente” continuasse a viver, havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente. O grande engano de Satanás consistiu em proclamar a imortalidade incondicional: Diz ele: não importa o que faças, viverás. De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é Deus (I Timóteo 6:15,16).

10- Ao desobedecer a Deus, o que aconteceu à “alma vivente”?
Ezequiel 18:4; Isaías 51:12; Romanos 5:12.

Nota explicativa: A Palavra de Deus ensina que, como consequência do pecado, a alma é mortal (leia estas duas passagens bíblicas Salmo 104:29; 1ª São João 3:15).

11- Qual a solução de Deus para o mal feito pelo homem?
Apocalipse 2:8.

Nota explicativa: Jesus apresenta-se aqui à Igreja de Esmirna, como “o que esteve morto e tornou a viver”. Ele sabe o que acontece quando uma pessoa morre. E Jesus como já pudemos ver noutras passagens, compara a morte a um sono: São João 11:11-14, 43-44.

12- Que quer dizer “dorme”?
Eclesiastes 9:5-6; Salmo 146:4.

Nota explicativa: A palavra “dorme” no caso dos mortos, significa inconsciência. Não pensa, não sente ódio nem alegria.

13- Podem os mortos intervir na vida dos vivos?
Eclesiastes 9:10; Apocalipse 16:13-14; Apocalipse 18:23.

Nota explicativa: Quando uma pessoa morre, quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja a alma vivente. Por essa razão é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara repetidamente que não podem voltar a casa (Jó 7:9-10); não podem glorificar a Deus (Salmo 115:17); e é lógico pensar que se assim é, para que seria necessária a consciência? Por essa razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão a participar de um engano satânico. Inclusive não herdarão a salvação os que praticam a feitiçaria (Apocalipse 22:15); nem os que consultam os mortos (Deuteronómio 18:10-14). Quando o verdadeiro cristão tem dúvidas, deve consultar Deus (Isaías 8:19-20).

i. Então quando é que os Cristãos fiéis receberão a vida eterna?
1ª Tessalonicenses 4:13-17; 1ª Corintios 15:51-54.

Nota explicativa: Quando Jesus vier na Sua Segunda Vinda. Está para muito perto esse evento! Tudo ao redor indica que Ele está a chegar!

ii. Que acontecerá aos que aceitarem Jesus como o Senhor das suas vidas?
São João 6:54; São João 5:28-29.

Apelo: Depois de ter estudado este assunto na Santa Bíblia, quer aceitar a fé e a esperança cristã da ressurreição? Quer pedir ao Senhor Jesus que lhe conceda força para ser um cristão fiel? Se assim é que Deus o/a abençoe! Que Ele o/a abençoe independentemente da sua decisão! No final, a decisão será sempre sua e só sua!

Pr. José Carlos Costa






Sem comentários: