18 de maio de 2008

ANDANDO COMO ELE ANDOU

INTRODUÇÃO: “Cristianismo é Cristo, não é uma religião, não é uma filosofia, um conceito. Cristianismo é viver a vida de uma Pessoa, Cristo.” Anónimo

1- Que maneira de viver foi apresentada pelo próprio Cristo?
(I Pedro 2:21) – Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

2- As pegadas que Cristo nos deixou para onde nos conduzem?
(I João 5:3) – Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

3- Alguma coisa mudou na maneira de pensar de Cristo em relação ao caminho que Ele ensinou aos Apóstolos?
(Hebreus 13:8) – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

4- Tendo como base esta afirmação que Jesus não muda conclui-se que os Seus ensinamentos não mudam. Então porque razão os ensinamentos do Cristianismo Tradicional são tão diferentes?

A) TESTEMUNHOS DE FONTES DE EMINENTES DIRIGENTES CATÓLICOS ROMANOS.
Catholic Mirror (O Espelho Católico) de 23 de Setembro de 1893:
“A Igreja Católica, mais de mil anos antes da existência de um único protestante, em virtude da sua divina missão, mudou o dia de Sábado para o Domingo”

Arcebispo D. Duarte Leopoldo, na Concordância dos Santos Evangelhos, p. 146: “Se devemos repelir a Tradição, e aceitar somente o que está escrito na Bíblia, como dizem os Protestantes, porque aceitam eles a santificação do Domingo, o baptismo das crianças e outras práticas que não constam da Escritura Sagrada?”

Catecismo Doutrinal, do Reverendo Stephen Keenan, p. 174:
Pergunta: - Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festas por preceito?
Resposta: - Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito aquilo em que concordam todos os dirigentes religiosos modernos – não poderia haver substituído a observância do Sábado do sétimo dia da Semana, pelo Domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.

The Convert´s Cathecism of Catholic Doctrine (Catecismo da Doutrina Católica para os Conversos), do Padre Peter Geierman, C. SS. R., p. 50, segunda edição, 1910, Obra que recebeu a “Bênção Apostólica” do Papa Pio X, em Janeiro de 1910:
Pergunta: Qual é o dia de descanso?
Resposta: O dia de descanso é o Sábado.
P.: Porque se observa o Domingo em vez do Sábado?
R.: Observamos o Domingo em vez do Sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A.D), transferiu a solenidade do Sábado para o Domingo.

Cónego Hugo Bressane de Araújo, em Perguntas e Respostas, ps. 22,23.
Pergunta: Qual o dia da Semana a Bíblia ordena santificar?
Resposta: O Sábado. Eis as passagens bíblicas: (o autor cita Êxodo 20:8-11; 31:14,15; Deuteronómio 5:12-14).
P.: Mas a Bíblia manda observar o Domingo em vez do Sábado?
R.: Não.
P.: Quem mudou o dia do Senhor, do Sábado para o Domingo?
R.: A Igreja Católica.
P.: Mas os Protestantes observam o Domingo em vez do Sábado.
R.: Neste ponto seguem a Tradição Católica.

Cardeal Gibbons, em Faith of Our Fathers (A Fé dos Nossos Pais), edição de 1893, p. 111: “Podereis ler a Bíblia do Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do Domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca santificamos.”

Padre Júlio Maria, no livro Ataques Protestantes, p. 81: “Em parte nenhuma figura o Domingo como o dia do Senhor…Nós, Católicos Romanos, guardamos o Domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe da nossa Igreja, que preceituou tal ordem do Sábado ser do Antigo Testamento, e não obrigar mais nos Novo Testamento.”

B) TESTEMUNHOS DE FONTES PROTESTANTES
Dr. Lyman Abbot, na obra Christian Union, de 26 de Junho de 1890: “A noção corrente de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a Sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.”

Bispo Seymour, da Igreja Episcopal, em Why We Keep Sunday (Porque Guardamos o Domingo): “Fizemos a mudança do sétimo dia para o primeiro, do Sábado para o Domingo, por autorização da santa Igreja, Católica, Apostólica de Cristo.”

Sir William Domville, no famoso Examination of Six Texts (Exame dos Seis Textos), p. 291: “Séculos da era cristã se passaram antes que o Domingo fosse (geralmente) observado pela Igreja Cristã no lugar do Sábado. A História não nos fornece uma única prova ou indicação de que fosse (oficialmente) observado antes do édito dominical d Constantino, em 321 da nossa era.”

Dwight (Presbiteriano), em Theology Explained and Defended, (Teologia Explicada e Defendida), Vol. 4, p. 40: “O Sábado cristão (Domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela Igreja Primitiva chamado Sábado.”

Fowler (Congregacional), em Mode and Sugjects of Baptism (Modos e Assuntos do Baptismo): “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o Sábado cristão.”

Reverendo Amós Binney (Metodista), em Theological Compend (Compêndio Telológico), ps. 180, 181: “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil…Tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.”

C) ENCILOPÉDIAS E MANUAIS DAS IGREJAS
Encilopédia Chambers, artigo Sábado: "Por nenhum dos Pais antes do quarto século é ele (o primeiro dia da semana) identificado como sendo o Sábado; nem o dever de o observar se alicerça que no quarto mandamento quer em preceito ou exemplo de Cristo ou dos Seus Apóstolos. Inquestionavelmente a primeira lei, quer eclesiástica quer civil, mediante que se sabe haver sido ordenada a observancia sabática daqueles dias, é o édito de Constantino, em 321 da nossa era... Não foi senão no ano 538 que, por autoridade eclesiástica (3º Concílio de Orleans) foi recomendado a abstenção dos trabalhos do campo, em vez de os permitir, e isso feito expressamente no sentido de o povo dispôr de mais folga para ir à igreja e fazer as suas orações."

Enciclopédia Britânica, artigo Domingo: "Foi Constantino que primeiro legislou sobre a observância do Domingo, e, segundo Eusébio, determinou que esse dia fosse relarmente celebrado em todo o Império Romano."

Cox´s Sabbath Manual, citando Augsburg Confession of Faith, documento Luterano, secção 10, da parte 2: "A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja."

5- Que influência, tanto a Bíblia como a História revelam ter estado em operaçãona Igreja imediatamente após os dias Apostólicos?

(Atos 20:30) - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

"No intervalo entre os dias dos Apóstolos e a conversão de Constantino, a comunidade cristã mudou de aspecto... Ritos e cerimónias de que nem Paulo nem Pedro tiham ouvido, entraram subtilmente em uso, reivindicando depois a dignidade de instituição divina." - Dr. W.D.Killens´s (Presbiteriano), The Ancient Church, prefácio.

6- Que disse Cristo do culto baseado em preceitos de homens?

(Mateus 15:9) - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

7- Que disse o Senhor seria feito com toda a planta que Deus não plantou?

(Mateus 15:13) - Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

Como vimos de forma transparente esta mudança do Sábado para o Domingo não tem o cunho de Deus, ela não é de origem divina, este motivo mais que suficiente para voltar ao caminho indicado por Deus. Esta foi a minha decisão e dou graças a Deus pelo Espírito Santo que agiu no meu coração e me guiou e guia em Jesus. Deus lhe dê força e bênção a si também para decidir pelo que é recto e justo.

Sem comentários: