2 de maio de 2008

PROFECIAS: 11 - A MARCA DA BESTA

Introdução: Foi já alguns anos, mas recordo o incidente como se o tivesse vivido recentemente. Ia de Salvaterra de Magos para Almeirim de carro, depois de ter saído de uma povoação a G.N.R., fez sinal para eu encostar. Verificaram os meus documentos, e finalmente, disseram que eu tinha entrado na povoação com excesso de velocidade. Tentei argumentar, que não tinha visto nenhum sinal e que inclusive ignorava a lei de que era proibido entrar numa localidade a mais de 50 Kms/hora. Muito simplesmente responderam que essa ignorância não era impeditiva de eu ser multado. O que aconteceu!

Para circular na estrada da vida, todos levamos um sinal que nos identifica com a marca da Besta, ou a marca de Deus. É de admitir que este assunto não seja o mais atraente, é no entanto, de enorme importância saber o que representa a MARCA ou SINAL. Também é necessário ter em mente, que o assunto que estamos a analisar não se trata de um conceito humano, mas da revelação feita pela Palavra de Deus. E o desejo grande e permanente do Senhor é que sejamos “bem aventurados” ou seja, felizes: Apocalipse 1:3.

1- Qual é o significado de uma besta (ou animal) na profecia?
Daniel 7:23.

Nota explicativa: Na profecia, a besta, não tem um sentido pejorativo, representa reinos, governos, poderes terrestres.

2- A besta do Apocalipse, que estudaremos neste estudo interactivo, trata-se de um animal que sai do mar, que representa o mar ou águas?
Apocalipse 13:1; 17:15.

Nota explicativa: Na profecia, águas representam os habitantes, uma terra muito povoada.

3- Vejamos nove referências que identificam a Besta.
Apocalipse 13:1-12.

Nota explicativa: Pode ser que você se sinta magoado/a ao continuar este estudo, creia que não é a nossa intenção que isso aconteça. Só deve prosseguir o estudo se o Espírito Santo o/a inspira, e se sente que quem está a tratar este assunto, foi também conduzido pelo Espírito do Senhor, e tem como único objectivo estudar a Verdade. Posto isto, eis as nove referências:

1- A Besta recebe o poder, o seu trono e a autoridade do Dragão.
2- A Besta torna-se um poder mundial.
3- A Besta surge depois da queda de Roma Imperial (Daniel 7:24).
4- Recebe o poder durante 42 meses proféticos ou seja 1260 anos.
5- Ela torna-se culpada de blasfémia.
6- Recebe uma ferida mortal, recupera no entanto.
7- Aceita a adoração, o que significa que é um poder religioso.
8- Persegue os santos de Deus. Isto é, os que amam a verdade bíblica.
9- A Besta tem um número místico “666”.

Nota explicativa: Um poder, e só um, preenche estas características. Um poder que surge do Império romano (pagão) e que se tornou um poder político-religioso, sem interrupção durante o longo período de 1260 anos, ou seja, de 538 a 1798.

O Apocalipse serve-se do antigo costume de dar um valor numérico aos nomes e títulos, permitindo desta forma a identificação. O título mais importante do Bispo de Roma em latim é “VICARIUS FILII DEI” ou seja “Vigário Filho de Deus”. O valor numérico em letra romana deste título é exactamente: (ver imagem no cabeçalho)

4- Qual é a marca da Besta?
Daniel 7:25. (A profecia de Daniel 7 é paralela à de Apocalipse 13).

Nota explicativa: A Bíblia apresenta nesta profecia que um poder religioso tentaria em mudar os tempos e a Lei. De facto, dois mandamentos foram mudados, as imagens introduzidas no culto divino (veja Êxodo 20:3,4 e 11), e o Sábado do Senhor, mudado para o Domingo.

“Nenhum dos escritores eclesiásticos dos primeiros séculos atribui a origem do domingo a Cristo ou aos Apóstolos.”
Sr William Domville, Examination of the Six Texts.

Eis o que foi decretado no Sínodo de Narbonne no ano 589: “É proibido, tanto a livres como a servos, a godos, romanos, sírios, como a gregos e judeus, executar qualquer espécie de trabalho no dia de Domingo. Se alguém ousar proceder em contrário, pagará, se for livre, seis solidéis ao magistrado; se for escravo, receberá cem bastonadas.” Mansi, tomo IX, p. 214.

5- Qual é a marca de Deus?
Ezequiel 20:12,20.

Nota explicativa: Este é um sinal eterno de Deus com o Seu povo.

6- Alterou Jesus este Sinal?
São Mateus 5:17.

7- Qual era o dia em que Jesus ia à Igreja?
São Lucas 4:16.

8- Em que dia a Virgem Maria repousava bem como os Apóstolos e as santas mulheres?
São Lucas 23:55-56.

Nota explicativa: Se elas continuavam a repousar no Sábado, significa forçosamente que nunca terão ouvido da boca do Senhor Jesus, que Ele veio trazer ou fazer mudança na imutável Lei de Deus.

9- Qual é atitude do discípulo de Cristo?
Actos 5:29.

Nota explicativa: Jesus disse: “É em vão que me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (São Mateus 15:9).

10- Muitas pessoas pensam: Essa mudança já foi há tanto tempo que é impossível voltar atrás, o importante é observar um dia! Que pensa você?

11- De que lado fica?
Mateus 12:30.

Apelo: Tomei a minha decisão no meio de muitas dificuldades e incompreensões! Mas, hoje voltaria a fazê-lo! Tenho desfrutado de uma paz interior, que só é possível tendo Jesus como Companheiro e sentindo que sou um discípulo fiel. A verdade é sempre forte, não importa se parece frágil, a falsidade é sempre fraca, não importa se parece forte. Deus o/a abençoe a tomar a decisão certa!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: