18 de maio de 2008

A LEI MORAL E AS LEIS CERIMONIAIS

A LEI MORAL E AS LEIS CERIMONIAIS
1- Que distinção é dada na Sagrada Escritura à Lei de Deus?
Tiago 2:8,8 – Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.

2- Como nos é dado o conhecimento do pecado?
Romanos 7:7 – Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

Nota: A lei que diz: “Não cobiçarás,” é a dos Dez Mandamentos.

3- Qual será a norma do julgamento?
Tiago 2:12 – Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Eclesiastes 12:13,14 – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Nota: A lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: ´Não matarás´ e ´Não adulterarás´ porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma lei é, no em Tiago 2:8, intitulada ´lei real,´ isto é, a lei do rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.

4- Que sistema foi estabelecido em virtude da transgressão da Lei de Deus por parte do homem?

Nota: O sistema sacrificial, com os ritos e cerimónias, apontando para Cristo.

5- O Patriarca Job oferecia holocausto todos os dias, por quem eram esses holocaustos?
Jób 1:4,5 – E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jób, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jób: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jób continuamente.

6- Desde que época remonta a era do sistema sacrificial?
Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Ver Génesis 4:3-5; 8:20.

7- Por Quem foi proclamada a Lei dos Dez Mandamentos?
Deuteronómio 4:12,13 – Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

8- Como foi a Lei Cerimonial transmitida a Israel?
Levítico 1:1,2 – E CHAMOU o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Levítico 7:37,38 – Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico. Que o SENHOR ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao SENHOR, no deserto de Sinai.

9- Eram os Dez Mandamentos, por si mesmos, uma Lei distinta e completa?
Deuteronómio 5:22 – Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
Êxodo 24:12 – Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

10- Era a Lei Cerimonial completa em si mesma?
Efésios 2:15 – …a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças,…

11- Em que material escreveu Deus os Dez Mandamentos?
Deuteronómio 4:13 – Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

12- Em que foram escritas as leis ou mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos?
Êxodo 24:7,8 – E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.
Deuteronómio 31:24-26 – E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei. Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
(Deuteronómio 10:5) – E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.
Nota: o livro escrito por Moisés sob ordem de Deus estava ao lado da Arca da Aliança. As tábuas de pedra escritas por Deus, foram colocadas no interior da Arca da Aliança.
Êxodo 40:20 – Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca.

13- Qual é a natureza da Lei Moral?
Salmos 19:7 – A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos simples.

Romanos 7:14 – Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

14- Poderiam as ofertas ordenadas pela Lei Cerimonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?
Hebreus 9:9 – Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.

15- Até que tempo impunha a Lei Cerimonial que se realizasse o serviço no santuário terrestre?Hebreus 9:10 - Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correcção.

16- Quando foi esse tempo da correcção?
Hebreus 9:11,12 – Mas, vindo Cristo, o Sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação. Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efectuado uma eterna redenção.

17- Porque razão foi abolida a Lei Cerimonial?
Hebreus 7:18,19 – Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade. (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.

18- Por quanto tempo perdurará a Lei Moral?
Salmos 119:152 – Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

Salmos 111:7,8 – As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e rectidão.

Nota: A Lei Moral foi escrita por Deus na própria consciência e proferida de forma audível por Deus a Adão e Eva. Foi comunicada para que houvesse conhecimento do pecado (Rom. 3:20; 7:7). A Lei Cerimonial foi instituída (desde o Éden, a morte do cordeiro) em consequência do pecado.

Todos os crentes cristãos de um modo geral estão de acordo com a Lei Moral de Deus, dela excluírem um mandamento; o Sábado. Esta é a realidade nua e crua. Deus chama-nos para ajustarmos a nossa vida à Sua Verdade e não algumas verdades à nossa vida.

Sem comentários: