16 de maio de 2008

A QUEDA E REDENÇÃO DO HOMEM

Introdução: O pecado é a vontade de fazer o que Deus não quer; de conhecer o que o Senhor não conhece; de amar o que Ele não ama.

1- O que declara a Bíblia ser o pecado?
(I João 3:4) - Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.

2- Que precede a manifestação do pecado?

(Tiago 1:15) - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
ver Romanos 6:23
3- A quantos do género humano passou a morte, como resultado da transgressão de Adão?

(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(I Corintios 15:22) - Porque, assim como todos morrem em Adão.

4- Como foi a própria Terra atingida pelo pecado de Adão?

(Génesis 3:17) - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

5- Como afctou o pecado toda a Criação?

(Romanos 8:22) - Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

6- O que explica a aparente demora de Deus em resolver o assunto do pecado?

(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

7- Qual é a atitude de Deus face ao pecador?

(Ezequiel 18:32) - Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

8- Pode o homem libertar-se do domínio do pecado?

(Jeremias 13:23) - Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.

9- Porque razão se manifestou Jesus Cristo?

(I João 3:5-8) - E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e n´Ele não há pecado. Qualquer que permanece n´Ele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo. Quem comete o pecado é do Diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do Diabo.

10- Qual foi a finalidade de Jesus tomar a forma humana?

(Hebreus 2:14) - E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.

11- Quando e de que maneira serão removidos os efeitos do pecado?

(II Pedro 3:10) - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

12- Até que ponto seráo removidos os efeitos do pecado?

(Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

13- Voltarão a surgir o pecado e os seus efeitos?

(Naum 1:9) - Não se levantará por duas vezes a angústia.
(Apocalipse 21:4) - E não haverá mais morte.
(Apocalipse 22:3) - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém.

Comentário: Ninguém pode pôr em dúvida a existência do pecado. O ser ele permitido tem perturbado muitas mentes. Mas Aquele que pode das trevas tirar luz (2ª Cor. 4:6), a cólera do homem converter em louvor (Salmo 76:10), transformar a maldição em bênção (Deut. 23:5), pode do mal tirar bem, e dos erros e quedas degraus que conduzam a terreno mais elevado. O Céu sérá mais feliz depois das dores deste mundo. Por isso é maravilhoso o pensamento inspirado do Apóstolo Paulo: No resultado final ver-se-á que todas as coisas contribuiram para o bem daqueles que amam a Deus, Romanos 8:28.


Sem comentários: