7 de maio de 2008

PROFECIAS: 13 - QUANDO COMEÇA O JULGAMENTO?

Introdução: O Credo Apostólico, que certamente é uma oração que traduz princípios bíblicos certos e verdadeiros, anuncia o julgamento final no momento da Segunda Vinda de Jesus. Também alguns teólogos e pregadores fazem a mesma interpretação. Não há dúvida de que um julgamento terá lugar aquando da Vinda do Senhor, a separação das “ovelhas” e dos “bodes” (fiéis e infiéis).

1-A Bíblia apresenta quatro fases do julgamento final, das quais uma é o julgamento no momento da Segunda Vinda de Cristo.

1-1 O julgamento antes da Segunda Vinda.
Daniel 12:1-2.

Nota explicativa: Poderia chamar-se fase investigativa. Cristo dirige-se ao Ancião de Dias - Deus Pai – (Daniel 7:9-14, 26-27), investiga os livros (Daniel 7:10), de modo a comprovar quem está qualificado, para permanecer no livro, para manter o nome no livro da vida (Daniel 12:1-2).

1-2 O julgamento no momento da Segunda Vinda.
São Mateus 25:31-46.

Nota explicativa: Poderíamos chamar-lhe fase de separação: O Filho do homem, sentado em glória nas nuvens dos céus, separa os fiéis dos infiéis.

1-3 O julgamento durante o milénio.
Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2-3.

Nota explicativa: Poderá ser designado como fase de justificação: Durante mil anos os fiéis salvos pelo precioso sangue de Jesus, podem julgar as razões pelas quais nem todos foram salvos, seres humanos e anjos caídos, demónios.

1-4 O julgamento final.
Apocalipse 20:12-15.

Nota explicativa: Esta última parte do processo, é a fase executiva: No final do milénio é executada a sentença, quando os ímpios e a própria morte serão lançados no lago do fogo.

2- Quando deveria o santuário celeste ser purificado?
Daniel 8:14. (veja a imagem ampliada)
Daniel 8:14
Nota explicativa: Daniel diz que num período de 2.300 dias (2.300 anos, como já vimos em estudo anterior, um dia em profecia equivale a um ano literal – Ezequiel 4:6) o santuário seria purificado. Esta data fixaria o momento quando começaria o julgamento de Deus ou dia das expiações. Este era o dia do julgamento em Israel, nessa altura o santuário era purificado de todos os pecados. Se, até este dia as pessoas tivessem feito confissão dos seus pecados, desfrutariam do perdão e salvação. De outro modo, deixariam de fazer parte do povo de Deus. (Levítico 23:27-30).

3- Quando começa o julgamento de Deus no céu?

Nota explicativa: No final da profecia dos 2.300 dias proféticos ou seja em 1844. É de facto impressionante porque foi exactamente nesta data que um Movimento Religioso, suscitado por Deus e consequente da Reforma, começa a proclamar as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-9.

4- Com que palavras emocionadas fala Daniel do sacrifício de Jesus?
Daniel 9:26-27.

Nota explicativa: Em cima apresentamos um diagrama, que lhe permitirá ver o cumprimento cabal da morte do Messias. Ele morreu não em consequência dos Seus pecados mas porque Ele nos ama com um amor tão profundo que os sentimentos humanos perderam a sensibilidade para compreender.

Esta profecia faz parte de uma outra mais abrangente, Daniel 8:14. Esta igualmente, começa em 457 a.C., estende-se no entanto até 1844 da nossa era (ver Imagem).

5- Que deveria ser feito na Terra em 1844?
Apocalipse 14:6-7.

Nota explicativa: A Igreja de Deus do nosso tempo deve ensinar que o julgamento celeste já começou. Começou em 1844 e terminará quando Jesus tiver analisado o processo de cada pessoa que tenha vivido sobre esta Terra. É solene pensar que neste tempo, a partir de 1844, o nosso nome pode ser chamado a tribunal. Que dirá Jesus, fiel ou infiel? De facto somos nós que decidimos, tudo se coloca na nossa fé, e na relação de sinceridade que temos com Ele.

1- Quem é o Único que pode defender a nossa causa?
Apocalipse 5:9.

Nota explicativa: Só Jesus, Ele é o nosso Sumo Sacerdote, Ele pode defender-nos e se aceitarmos a Sua justiça e méritos, Jesus declara-nos: inocentes.

2- Quantas pessoas louvarão a Cristo pela salvação alcançada?
Apocalipse 5:11.

Nota explicativa: Quando terminar o julgamento, Jesus virá, e o Apocalipse revela uma imensa multidão reunida, os resgatados pelo sangue de Jesus (Apocalipse 7:9-10).

Apelo: Jesus deu a Sua vida por nós e tudo o que precisamos é aceitá-Lo como Salvador e Senhor da nossa vida! Jesus anseia ouvir da sua parte, agora, que O aceita e que quer que o seu nome seja também inscrito no livro da vida. Quer tomar essa decisão agora? Deus o/a abençoe!


Envie o seu comentário ou para o Blog ou então para: karloskosta7@gmail.com

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: