16 de maio de 2008

A CRIAÇÃO E A REDENÇÃO

1- O que é revelado concernente a Deus, no primeiro versículo das Escrituras Sagradas?
Génesis 1:1 - NO princípio criou Deus os céus e a terra.

2- Que contraste entre o verdadeiro Deus e os falsos deus é traçado nas Escrituras?

Jeremias 10:11-16 - Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; Ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Fazendo Ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento. Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer. Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo, e Israel é a vara da sua herança: SENHOR dos Exércitos é o seu nome.


3- Por intermédio de Quem criou Deus todas as coisas?

João 1:1-3 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


4- Por meio de Quem foi realizada a Redenção?

Romanos 5:8-9 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.


5- O que dizem as Escrituras relativamente a Jesus como Agente da Criação e a Cabeça da Igreja?

Colossenses 1:16-18 - Porque n´Ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. E Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogénito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.


6- Quem é verdadeiramente a Fonte de poder para o fraco?

Isaías 40:28-29 - Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.


Nota: Apreciando os textos anteriores, constatamos que Jesus é o Jeová do Antigo Testamento.


7- Que oração fez David em que mostra considerar a Redenção como obra Criadora?

Salmos 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito recto.


8- Quem sustém nas órbitas os corpos celestes?

Isaías 40:25-26 - A quem, pois, me fareis semelhante, para que Eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi Aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; Ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.


9- Que pode o Santo fazer pelo crente?

Judas 1:24-25 - Ora, Àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória. Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.


10- Qual é a medida do poder para auxílio do crente, e que está à Sua disposição?

Efésios 1:17-20 - Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos. E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,. Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.


11- Quão grandioso foi a libertação do povo de Israel da escravidão do Egipto?

Deuteronómio 4:32-34 - Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tão grande como esta, ou se jamais se ouviu coisa como esta? Ou se algum povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como tu a ouviste, e ficou vivo? Ou se Deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com braço estendido, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o SENHOR vosso Deus vos fez no Egito aos vossos olhos?


Nota: O grandioso livramento do povo de Israel da escravidão e opressão egípcia é apenas um vislumbre do poder de Cristo revelado no libertamento do homem do jugo e da escravidão do pecado. Em ambos se vê a manifestação do poder Criador.


12- Que diz o Apóstolo Paulo aos crentes da igreja da cidade de Éfeso?

Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.


13- Deste modo, Deus é digno de receber toda a glória e toda a honra.

Apocalipse 4:11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


Conclusão: A filosofia evolucionista, sustentada por pesquisas humanas - poucos credíveis, veja o bloque Evidências para a Fé - em vez de revelarem o verdadeiro Criador, procuram dar realce ao criatura. Não haveria necessidade de um Redentor se não houvesse um Criador.



Sem comentários: