7 de maio de 2008

PROFECIAS: 21 - AS 7 PRAGAS DO APOCALIPSE


Introdução: Deus é amor. Ele perdoa; Ele é bom, paciente e o Seu desejo é cuidar de nós além de tudo o que possamos imaginar de bom.

O amor de Deus tem sido continuamente posto de parte, desprezado. Por isso ele marcou limites; e é importante para nós compreender esses limites. Deus já o demonstrou no Egipto o que acontece, quando se chega ao limite, com as dez pragas que devastaram aquele país.

Hoje, também, a terra chega ao limite. O Senhor Deus quer que estudemos estas 7 terríveis pragas, para que saibamos o que está diante de nós. E tomarmos uma decisão, antes de atingir o limite, ainda existe uma saída de socorro.

1- Como são chamadas as 7 pragas?
Apocalipse 15:1.

2- Que castigos esperam os que deliberadamente ignoram Deus?
Apocalipse 14:10.

3- Quem escapará desses castigos?
Apocalipse 15:2.

4- Quando começarão a cair as 7 últimas pragas?
Apocalipse 15:8.

Nota explicativa: Ninguém podia entrar no Santuário Celeste. O que nos indica que o julgamento, estava a decorrer, assim que termina, as 7 pragas começam a cair.

5- Como será anunciado o fim do julgamento?
Apocalipse 22:11-12.

Nota explicativa: Quando o julgamento chegar ao seu fim, Jesus anuncia que cada um tomou a sua decisão. Terminou o tempo de graça, para sempre.

6- Será que as pragas ou castigos levará as pessoas ao arrependimento?
Apocalipse 16:10-11,21.
Nota explicativa: A atitude dos inconvertidos face às pragas, prova que a oportunidade de arrependimento passou. Tudo é demasiado tarde. Eles recusaram em mudar apesar de tudo o que Deus pudesse fazer.

7- Quanto tempo durará o período das pragas?
Apocalipse 18:8.

Nota explicativa: Talvez um ano. Lembremo-nos que o tempo é simbólico em profecia bíblica. Um dia profético equivale a um ano literal (Ezequiel 4:6).

8- Como chama Deus a esta obra de castigo?
Isaias 28:21.

Nota explicativa: Os actos de castigo são contrários à natureza de Deus e do Seu carácter, que Ele os qualifica como a “estranha obra”.

9- Qual é a primeira praga?
Apocalipse 16:2.

Nota explicativa: Cada praga, dirige-se a um aspecto particular do falso culto ou da religião apóstata. Esta abate-se sobre os fazedores de falsos milagres (Apocalipse 13:13; 16:14).

10- A segunda praga.
Apocalipse 16:3.

Nota explicativa: As nações que ajudaram a besta a curar-se da sua ferida mortal, e que forçam os povos a receberem a marca da Besta, em recusando o direito de comprar e de vender. De repente as suas vias comerciais estão cortadas por um mar que se tornou em sangue. Deus revela os Seus sentimentos aos que impuseram boicotes económicos para impor uma falsa religião.

11- A terceira praga.
Apocalipse 16:4-7.

Nota explicativa: Os perdidos que se apoiavam numa contrafacção do cristianismo e na marca da besta.

12- A quarta praga.
Apocalipse 16:8-9.

Nota explicativa: O sol, durante tanto tempo adorado, o domingo era o dia em que os romanos adoravam o deus sol ( Sunday, dia do sol ou Suntag, dia do sol). Hoje ainda, muitas nações “pseudo cristãs”, a maioria das pessoas continuam a prestar culto ao sol observando o domingo.

13- A quinta praga, para onde se dirigirá?
Apocalipse 16:10.

Nota explicativa: Quando esta praga cair sobre o trono da besta, o seu domínio, que se estende por toda a terra, estará coberto de trevas. Estas trevas literais são o resultado da recusa da luz da Palavra de Deus.

14- Que acontecerá durante a queda da sexta praga?
Apocalipse 16:12-16.

Nota explicativa: Envie-nos o seu comentário. Teremos prazer em trocar impressões consigo sobre este tão importante assunto.

15- A Segunda vinda de Jesus terá lugar durante a sétima praga. Que acontecerá?
Apocalipse 16:17-21.

16- Que significa a tríplice aliança de Babilónia?
Apocalipse 16:19.

17- Sobre que promessa pode e deve o povo de Deus repousar?
Salmo 91:10-11.

Nota explicativa: Nada acontecerá aos justos.

Apelo: Jesus anseia colocar um anjo para o/a proteger durante as pragas. Está pronto/a a obedecer-Lhe em todas as coisas? Que o Senhor envie para junto de si hoje mesmo, um anjo. Que o Senhor o/a abençoe!







































Sem comentários: