7 de maio de 2008

PROFECIAS: 19 - O SELO DE DEUS

Introdução: Ao ler os temas deste Seminário sobre o Apocalipse, certamente, muitos dirão: mas será que Deus também tem um selo especial? É verdade, a Bíblia refere claramente que o Senhor tem uma marca que coloca sobre os Seus servos. Quer saber que marca é essa? Entre e aceite ser selado por Deus.

1- Porque razão tarda tanto Deus a pôr fim a este mundo contaminado pelo pecado, dor e morte?
Apocalipse 7:1-3.

Nota explicativa: Deus não permitirá que Satanás ande indefinidamente à solta. Mas Deus diz aos quatro anjos para segurarem os ventos (guerras e destruição: ver Jeremias 25:31-33; 49:36-37) enquanto o Seu povo não for selado.

2- Até onde deve chegar a mensagem de Deus, para que termine o selamento?
Apocalipse 14:6.

Nota explicativa: O evangelho eterno, deve ser proclamado a todos os que habitam sobre a terra, a toda a nação, e tribo, e língua e povo. O que está a acontecer.

3- Qual é a simboligia dos selos nas Escrituras?
Romanos 4:11; Ezequiel 9:4; Apocalipse 7:2-3; Efésios 4:30.

Nota explicativa: O selo é o que valida uma verdade ou uma exigência divina. Indica também a autoridade ou aprovação de Deus. As quatro passagens citadas fazem referência a este assunto.

4- Um selo deve conter três qualidades de autenticidade; quais?
Nota explicativa: Os selos servem para autenticar e dar legalidade a um documento. Devem levar o Nome, o Título de autoridade e o Território sobre o qual a autoridade é exercida.

5- Será capaz de identificar o selo de Deus na Sua Lei? É óbvio que só aqui o selo se pode encontrar.
Êxodo 20:3-17.

Conseguiu? Quer enviar-nos as suas conclusões?



1- Leia com atenção o quarto mandamento.
Êxodo 20:8-11.

Nota explicativa: Não resta dúvida que o quarto mandamento é o selo de Deus colocado no centro da Lei de Deus, porque contém: a) o Nome (v.10); “Senhor teu Deus”, b) o Título (v.11); “fez o Senhor”, c) o Território (v.11); “os céus e a terra”.

2- Qual é o selo do poder redentor e criador de Deus?
Êxodo 31:13,17; Ezequiel 20:12; Apocalipse 4:10-11.

Nota explicativa: Deus fez o Sábado no final da criação e anunciou que o Sábado era um sinal do Seu poder criador e redentor.

3- Onde é colocado o selo de Deus?
Apocalipse 7:3.

Nota explicativa: Na fronte, a fronte representa a mente, a vontade ou consciência. Quando anuímos em observar o Sábado de Deus, de forma livre, como reconhecimento da autoridade de Deus, somos selados no nosso interior, que representa a nossa testa.

4- Quando fez Deus o Sábado?
Génesis 2:1-4.

Nota explicativa: Depois dos seis dias da criação, Deus fez o sétimo dia, nada criou nele, santificou. É por isso o único dia santo.

5- Durante quanto tempo dura a bênção de Deus?
I Crónicas 17:27.

Nota explicativa: Para sempre.

6- Para quem foi dado o Sábado?
São Marcos 2:27-28.

Nota explicativa: Argumentar que o Sábado foi dado exclusamente aos Judeus, não tem crédito, o Sábado foi dado de existirem Judeus. Foi estabelecido no Éden e os primeiros a obsrvar este dia que Deus abençoou e santificou foram Adão e Eva, pais de todo o género humano. Tendo sido dado o Sábado antes do pecado terem entrado no coração do homem, porque razão seria ele abolido? Eis o que diz o texto bíblico:


(Génesis 2:1) - ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. (Génesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. (Génesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

7- Foi algum dos dez mandamentos anulado por Jesus?
(Lucas 16:17) - E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Foi Jesus que disse estas palavras. Quem pode questionar o que Jesus disse? Eu não!

8- Qual era o dia que Jesus ia à Igreja?
(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga (igreja), e levantou-se para ler.

9- Qual era o dia que os pagãos convertidos à fé cristã, observavam?
Actos 13:42.
Nota explicativa: O versículo 43 diz que os pagãos, observavam o Sábado, viviam também debaixo da graça.

10- Será que Jesus sabia que o Sábado seria abolido depois da Sua ressurreição?
(Mateus 24:20) - E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.


Nota explicativa: Quando o Senhor Jesus disse estas palavras, sabia que Jerusalém seria destruída 40 anos mais tarde (ano 70 da nossa era). Ele exortou os seus discípulos a orarem para que tal coisa não acontecesse no Sábado.

11- Como é que o Apocalipse identifica os que serão salvos?
(Apocalipse 14:12) - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


Nota explicativa: A observância do Sábado faz parte dos “mandamentos de Deus”, é o Seu selo, identifica o Seu povo fiel.

12- Porque razão é tão grave de transgredir a Lei de Deus?
(I João 3:4) - Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade (iniquidade significa transgredir deliberadamente a Lei de Deus); porque o pecado é iniquidade.

13- Que dia observarão os eleitos na Nova Terra?
(Isaías 66:22) - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. (Isaías 66:23) - E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

14- Que diz Jesus, hoje?
(João 14:15) - Se me amais, guardai os meus mandamentos.


Nota explicativa: Deus chama à transgressão do Sábado, pecado. Deus apela a que seja observado o Sábado como sinal de aliança. Deus exorta-nos a dar uma prova de amor, de amor concreto na obediência aos seus mandamentos. Que faremos nós? Que fará você? Quer que o Espírito Santo coloque o selo de Deus na sua mente? Deus o/a abençoe! "LEMBRA-TE."

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: