18 de maio de 2008

CRISTO E O SÁBADO

Introdução: SÁBADO, DESCANSO. DIA DE DESCANSO INSTITUÍDO POR DEUS, PARA SER OBSVADO POR TODOS OS HOMENS. TENDO COMPLETADO A OBRA DA CRIAÇÃO EM SEIS DIAS, CESSOU DE TRABALHAR NO DIA SÉTIMO. ´E ABENÇOOU O DIA SÉTIMO E O SANTIFICOU; PORQUE NELE MESMO CESSARA DE TODA A SUA OBRA QUE DEUS CRIOU PARA FAZER´, Génesis 2:1-3
A referência que segue à divisão do tempo em períodos de sete dias, repete-se por ocasião do Dilúvio, quando Noé recebeu prévio aviso da iminência da tempestade, sete dias antes de cair; e outra vez, quando soltou as aves, em intervalos de sete dias, para saber se já haviam baixado as águas do Dilúvio, Gn 7.4; 8:10,12. e não pára aqui a lição: ela repete-se em toda a cronologia do Dilúvio, quando interpretada de acordo com os seus princípios, isto é, que a divisão hebdomadária do tempo, se remonta às primeira eras do Mundo.
John D. Davis, Dicionário da Bíblia, p.519 (Confederação Evangélica do Brasil, 3ª edição, 1970).

1- De que dia disse Jesus ser o Senhor?
Marcos 2:28 – Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

2- Quem criou o dia de Sábado?
João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

3- Guardou o Senhor Jesus o dia de Sábado durante o Seu ministério?
Lucas 4:16 – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

4- Sendo o Senhor Jesus Autor e Observador do Sábado, que espreitavam os escribas que Ele fizesse?
Lucas 6:7 – E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.

5- Como enfrentou Jesus estas falsas ideias de que fazer bem é desrespeitar o Sábado?
Lucas 6:9 – Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?

Nota: Os fariseus iraram-se contra Jesus porque além de realizar milagres, constituíram provas de que Ele era Deus. Eles eram orgulhosos, é o orgulho e a obstinação que está no fundamento da acusação.

6- Este orgulho revela-se ao verem os discípulos colherem algumas espigas de trigo para se alimentarem no dia de Sábado.
Marcos 2:24 – E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

7- Qual foi a resposta de Jesus?
Marcos 2:25-27 – Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez David, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo-sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

8- Outro ataque – sem fundamento – a Jesus por não observar o Sábado?
Lucas 13:14 – E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.

9- Resposta sábia do Senhor.
Lucas 13:15,16 – Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

Nota: A operação desses milagres de beneficência e misericórdia no Sábado, era a prova de que Cristo era de Deus, e que acertado era o Seu conceito da observância do Sábado. Por esses milagres Deus estava a apontar o selo da Sua aprovação sobre a concepção e ensinos de Cristo a respeito do Sábado, bem como da Sua maneira de o observar. Jesus fazia pedagogia da maneira correcta de observar o Sábado e ao mesmo tempo repreendia a falsa visão que os fariseus e antecessores tinham criado sobre como santificar o dia do Senhor.

10- Relativamente à profecia do Senhor sobre a destruição de Jerusalém (ano 70 era cristã, ou seja cerca 37 anos mais tarde) que profetizou Jesus?
Mateus 24:20 – E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.

Nota: Se Jesus tivesse a intenção de mudar ou anular o dia de Sábado do contexto da Lei de Deus, não teria profetizado a este respeito!

Não acha este assunto muito claro? Qual será a sua decisão? Siga Jesus e observe o dia que Ele abençoou e santificou e reclame os Seus milagres, as Suas bênçãos, o Seu amor!

Sem comentários: