7 de maio de 2008

PROFECIAS: 20 - QUEM MUDOU DO SÁBADO PARA O DOMINGO?


Introdução: Sendo o livro do Apocalipse escrito para os últimos tempos, tendo como tema central Jesus Cristo e a Sua ressurreição, seria lógico que se encontrassem indicações concretas relacionadas com a observância do domingo em honra da ressurreição.

Apesar deste dia ser mencionado algumas vezes no Novo Testamento, nunca a ordem de ser observado como dia santo. Milhões de cristãos sinceros, tendo a Bíblia como Palavra de Deus, prestam culto a Deus ao domingo. Porque razão a Bíblia não se pronuncia sobre assunto tão importante?

1- As três passagens que mencionamos a seguir, sobre a ressurreição , dizem elas que o domingo é um dia santo?
São Marcos 16:9; São Mateus 28:1; São João 20:1.

Nota explicativa: A Bíblia chama ao domingo, o primeiro dia da semana.

2- Que diz são Lucas?
São Lucas 24:1.

Nota explicativa: O livro de São Lucas foi escrito por um pagão-cristão, trinta anos depois da Ascensão do Senhor Jesus, mas ele não menciona nenhuma mudança no dia de adoração.

3- A quinta passagem bíblica fala ela de um serviço religioso regular ao domingo?
São João 20:9.

Nota explicativa: Esta reunião não é em honra da ressurreição do Senhor. Os discípulos estão reunidos neste domingo, porque estão com medo, foi necessário que Jesus se apresentasse no meio deles para que cressem que Ele tinha ressuscitado.

4- A sétima passagem é sem dúvida a que pode suscitar mais dúvidas, sabe o que diz?
1ª Corintos 16:2.

Nota explicativa:
a) Será que há aqui alguma indicação que o dia é santo?
b) Pede o Apóstolo São Paulo ajuda económica (para outros crentes mais pobres) recolhida durante um serviço religioso, ao domingo?
c) Pelo contrário, ele diz: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder...”. Trata-se de uma exortação a uma planificação sistemática da parte dos membros da igreja de Corinto, por forma a permitir quando da sua chegada pudesse recolher essas ofertas, sem confusões e levá-las para os irmãos mais carenciados de Jerusalém. Não há nada neste versículo que remotamente sugira que há alguma coisa de sagrado no primeiro dia da semana.

5- Que diz o último texto bíblico sobre o domingo?
Actos 20:7-11.

Nota explicativa:
a) Ordena o Apóstolo Paulo a observar o domingo?
b) Há alguma indicação que o Sábado foi transferido para o domingo?
c) Diz que se encontravam todos os domingos para adorar?
d) São Paulo realizava uma viagem de despedida às igrejas. Actos 20 e 21 menciona pelo menos mais 5 igrejas visitadas durante esta viagem. Esta reunião em Troas era especial. Por isso, durou até à meia-noite. Nada mais.

6- Será que se o Sábado tivesse sido mudado, ficaria o Apóstolo São Paulo sem o dizer?
Actos 20:27.

Nota explicativa: O livro de Actos dos Apóstolos, é a vivência dos Apóstolos durante 23 anos, depois da Ascensão, menciona o Sábado e o domingo, mas nunca nenhuma mudança de santidade de um dia para o outro.

7- Poderiam os discípulos mudar o dia de descanso se o desejassem?
Mateus 5:18; Deuteronómio 4:2.

8- Porque razão é estratégia de Satanás levar-nos a transgredir pelo menos um mandamento da Lei de Deus?
Tiago 2:10-12.

Nota explicativa: A Lei de Deus é como uma castelo com dez portas. Para o inimigo entrar, é suficiente destruir uma porta.

9- Jesus no Apocalipse fala do “dia do Senhor”, que dia é esse?
Apocalipse 1:10.

Nota explicativa: A resposta é tão evidente que será suficiente ler: Êxodo 20:10; Isaías 58:13; São Marcos 2:28. O Sábado era o dia do Senhor. Ou como diz Jesus em São Marcos “Assim o Filho do homem até do Sábado é Senhor.” Se Ele é o Senhor do Sábado, é porque o Sábado é o dia do Senhor.

10- Como chama a Bíblia ao domingo?
Ezequiel 46:1.
Nota explicativa: Um dos seis dias de trabalho.

11- Que deu Jesus para comemorar a Sua morte, sepultamento e ressurreição?
Romanos 6:3-6; Colossenses 2:12.

Nota explicativa: Nem Jesus nem os Apóstolos deram qualquer indicação de que o domingo deveria fazer parte do memorial da Ressurreição. Pelo contrário, Jesus instituiu o baptismo e a santa ceia para comemorar a Sua morte, sepultamento e ressurreição.

12-Quais são os sábados que foram abolidos na Cruz?
Colossenses 2:14-17.

Nota explicativa: Os dias de festas anuais eram chamados “sábados” (feriados) e faziam parte da leis cerimoniais, as quais prefiguravam aspectos do ministério de Cristo no plano da salvação. Todos os anos, estes dias aconteciam num dia diferente da semana. Representavam a morte sacrificial e o ministério sacerdotal de Jesus (Hebreus 10:1). Por este meio Deus ensinava a história da salvação a Israel (Hebreus 4:1-2). Por exemplo, o sábado anual da Páscoa prefigurava os sofrimentos e a morte de Cristo (I Corintios 5:7). Todos os sábados anuais desapareceram com a Cruz. Eles não faziam parte da Lei Moral de Deus, ou seja os Dez Mandamentos, esta é a Lei perfeita e eterna que todos os filhos de Deus são chamados a cumprir, inclusive o Sábado do 7º Dia (Salmo 19:8; 111:7-8).

13- Que dizem as igrejas que observam o domingo?

Nota explicativa:
a) Baptistas: “Não há nenhuma prova da mudança da instituição do Sábado, do 7º dia para o primeiro dia da semana.” Manual Baptista.
b) Católicos: “Podeis ler a Bíblia, do Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma só linha a autorizar a santificação do domingo.” Cardeal J. Gibbons; A Fé nos nossos Pais.
c) Igreja de Cristo: “Eu não creio que o Dia do Senhor...tenha sido transferido do sétimo para o primeiro dia da semana.” Alexander Campbell; Washington Reporter.
d) Igreja Episcopal: “Há algum mandamento no Novo Testamento, que permita mudar o dia do Sábado para o Domingo? Nenhum.” Manuel de Doctrine Chrétienne.
e) Igreja Metodista: “Vejamos a questão do domingo...não há nenhuma passagem dizendo aos cristãos de observarem este dia.” Harris Franklin Rall; Cristian Advocate, 2 de Julho de 1942.
f) Igreja Luterana: “A observância do Dia do Senhor (domingo) não assenta em nenhum mandamento de Deus.” Confession de Foi d´Augsburg.
g) Igreja Presbiteriana: “O Sábado cristão (domingo) não se encontra nas Escrituras.” Dwight’s Theology, vol. 4.

14- Que diz Jesus em relação a este assunto?
São Mateus 15:3; São João 14:15.

Nota explicativa: Nós servimos a quem obedecemos (Romanos 6:16). Serviremos Jesus e O adoraremos no Seu Santo dia, ou serviremos homens que enganado por Satanás, substituíram o Santo Dia de Deus por um outro dia? A Bíblia torna evidente que o Selo de Deus foi anulado pela Igreja Católica, que o substituiu por um outro selo, o seu próprio selo. Tona-se também evidente que as Igrejas Protestantes não são mais que seguidores da Mãe de todas as abominações.

Apelo: De que lado quer você estar, da tradição e perder-se, ou do lado da Verdade e vencer? Que Deus vos ajude a decidir!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: