7 de maio de 2008

PROFECIAS: 17 - TERÁ O SOFRIMENTO UM FINAL?


Introdução: “Deus é amor” (I São João 4:8). O diabo desde que se revoltou contra Deus, não se tem cansado de negar este traço do caracter de Deus. Acuda Deus de injusto, ao exigir fidelidade e obediência à Santa Lei. Conseguiu arrastar consigo um terço dos anjos do Céu bem como os nosso primeiros pais Adão e Eva a viverem à margem da Lei (I São João 3:4). Em consequência do pecado introduziu a dor (Isaias 24:4-6) e finalmente a morte (Romanos 5:12,19). Na cruz, porém, Deus demonstrou de forma inquestionavel a profundidade, a largura e altura do Seu amor, Jesus em nome da Trindade abriu os braços para todos os homens num convite, que chega até você.

1- Porque razão Deus ainda não destruiu Satanás?
II Pedro 3:9.

Nota explicativa: Deus ainda espera, a porta do Céu ainda não se fechou, porém já não falta muito para que se feche. Em breve Jesus devolverá o Livro ao Pai (fim do tempo da graça ou período que medeia 1844 e a 2ª Vinda de Jesus) e este dirá ao Seu Filho: É hora de ir à Terra.

2- Ao mesmo tempo que Deus manifesta a Sua longanimidade, que exigência é feita aos habitantes da Terra?
Apocalipse 3:19.

Nota explicativa: Finalmente, esgotados os recursos que conduzem ao arrependimento, Deus num acto de misericórdia, e por amor da Sua justiça, Deus fará a chamada a Sua “estranha obra” (Isaías 28:21), destruindo os que escolheram viver distantes dos princípios eternos.

3-Duas realidades são apresentadas em Apocalipse 16:1-11, consegue distingui-las?

3-1 Apocalipse 16:9,11. Os que recusam a graça de Deus.
3-2 Apocalipse 16:5-7. O caracter justo de Deus.






Nota explicativa: Desde que o pecado entrou neste mundo os fiéis “tornaram-se espectáculo ao mundo, aos anjos, como aos homens” (I Corintios 4:9). A cruz de Cristo, a forma como Deus lidou com o drama do pecado e o Seu carácter reflectido no povo remanescente (resto – os fiéis através dos séculos) fiel são um testemunho reivindicativo do caracter de Deus ante o Universo. Quando caírem as sete últimas pragas, os crentes fiéis, terão como preocupação primeira e última a Glória de Deus.

4-Sobre quem cairão as 7 pragas?

4-1 Apocalipse 16:2; os que tinham o sinal da besta – o domingo.
4-2 Apocalipse 16:3; o mar – desagrado de Deus ao plano de Satanás de unir as nações sob o seu domínio.
4-3 Apocalipse 16:4-6; os rios e...fontes das águas ...Justo és tu ó Senhor – Deus não age por vingança.
4-4 Apocalipse 16:8; sobre o sol – o que dá vida.
4-5 Apocalipse 16:10; o trono da besta – o papado.
4-6 Apocalipse 16:12; o rio Eufrates – o último conflito entre Cristo e Satanás.
4-7 Apocalipse 16:19,21; a grande cidade fendeu-se em três partes – a tríplice aliança do espiritismo, catolicismo e protestantismo apóstata (unidos pelas doutrinas falsas) .

5- Quem escapará das pragas?
Apocalipse 15:2-3; Apocalipse 7:2-3.

Nota explicativa: Deus é justo e protegerá os que aceitarem o dom da Sua graça, oferecida com todo o amor (Apocalipse 12:11). Os redimidos de Cristo que aceitaram o selo de Deus (o Sábado) e recusaram a marca da anticristo não serão castigados com as sete últimas pragas (Salmo 91:10-11; Salmo12:7). Os salvos louvarão ao Senhor pela Sua protecção (Apocalipse 15:3-6).

6- Que acontece ao serem derramadas os sete flagelos?
Apocalipse 15:7-8.

Nota explicativa: Esta passagem sugere que após o derramamento das 7 pragas, terminará o tempo da graça e preparação para entrar no Céu.

7- Com que coincide o derramamento das 7 pragas?
Apocalipse 22:11-12.

Nota explicativa: Termina o juízo investigativo e Jesus virá à Terra. Todos foram julgados e Deus decidiu pôr fim ao pecado, ao mal e à morte.

8- Jesus vem ao encontro do Seu povo e os levará para viverem com Ele no Céu por mil anos, que acontece durante este período?
Apocalipse 20:1-4,6.

Nota explicativa: O dragão ou seja satanás é preso, esta prisão tem carácter simbólico, pelo facto do diabo ser um ser espiritual, não pode ser preso em termos literais, é preso pelas circunstancias, visto não ter a quem tentar, os salvos encontram-se no Céu. Os salvos vivem agora o período em que participam no julgamento de justificação.


9- Que se passará após dos mil anos?
Apocalipse 20:7,10.

Nota explicativa: Assim como o cancro tem de ser eliminado ou de contrário se multiplicará até causar a morte e a destruição, o pecado, que é a transgressão da Lei (I São João 3:4), tem de ser erradicado. Deus não pode permitir que o pecado continue por toda a eternidade, por isso acabará com a causa e as consequências cessarão. A causa é o diabo e os seus seguidores (Apocalipse 20:15).

10- Será este fogo eterno, ou as consequências é que serão eternas?
Apocalipse 22:12.

Nota explicativa: Deus não tem prazer no sofrimento. O sentido é que o esse fogo ninguém que fugiu à graça possa escapar, porque é um fogo de consequências eternas (veja Isaias 47:14).

11- Depois que os adeptos do pecado e Satanás tiverem ardido no lago do fogo, que acontecerá com eles e também com a morte, o inferno (sepulcro) e o fogo?
Apocalipse 20:8-9,12-14; Ezequiel 28:19.



Nota explicativa: Um fogo que não se apaga é um fogo que arde enquanto lhe resta uma partícula de combustível. Quando tudo o que pode ser queimado estiver consumido, o fogo desaparece. Isto é o que diz Malaquias 4:1-3, diz-nos que os ímpios arderão como restolho; que não ficaria nem raiz nem ramo; e que serão reduzidos a cinzas.
O fogo que cairá sobre o diabo e os seus anjos e seguidores, arderá sem cessar até que os consuma (Apocalipse 20:9); ou seja, até terminar com eles. Por isso diz que esta é “a segunda morte” (Apocalipse 20:14). Terminado o que havia para consumir o fogo cessará. É por isso que o fogo será de consequências eternas, irreversíveis. Será a segunda morte.

12- O que foi que João viu Deus fazer aos seus eleitos depois do pecado?
Apocalipse 21:3-5.

Nota explicativa: Agora Deus está com os Seus fiéis para todo o sempre “as primeiras coisas são passadas” isto é, a dor, as lágrimas a morte. Os resultados do pecado. Agora, Deus volta a conviver com os Seus filhos como convivia com Adão e Eva. Tudo volta à normalidade, como antes do pecado entrar na Terra. E cumpre-se a promessa dos profetas e também do amado Jesus em São Mateus 5:5.

Apelo: Leu São Mateus 5:5? O que sente? Eu sinto uma alegria imensa, uma paz interior muito grande, esta paz não advém de méritos pessoais mas dos méritos de Jesus Cristo meu Senhor e Salvador. Meu amigo, minha amiga, por favor aceite agora Jesus! Faça deste momento um novo começo. Deus vos abençoe!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: