18 de maio de 2008

OS DONS ESPIRITUAIS

1- Qual é um dos assuntos bíblicos de maior relevância para o Cristão?
1ª Coríntios 12:1 - ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

2- Que deu Cristo aos homens, quando ascendeu ao Céu?

Efésios 4:8 - Por isso diz: Subindo ao alto, levou captivo o cativeiro, E deu dons aos homens.

3- Quais foram esses dons que Cristo deu aos homens?

1ª Coríntios 12:28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

4. Para que fim foram esses dons dados à Igreja?

Efésios 4:12-15 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

5- Como é a possível a unidade na diversidade dos dons?

1ª Coríntios 12:4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

6- Para que fim é dada a manifestação do Espírito Santo através dos dons?

1ª Coríntios 12:7-10 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

7- É a Igreja que rege a distribuição dos dons espirituais?

1ª Coríntios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como (Ele) quer.

8- Foi porventura desígnio de Deus que todos recebessem os mesmos dons?

1ª Coríntios 12:29-30 - Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

9- Devem os dons do Espírito continuar para sempre?

1ª Coríntios 13:8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

10- Quando cessarão os dons do Espíirito Santo?

1ª Coríntios 13:10 - Mas, quando vier o que é perfeito (Jesus Cristo), então o que o é em parte será aniquilado.

Sem comentários: