10 de maio de 2008

PROFECIAS: QUEM SÃO OS 144.000?


Quem são os 144.000? Alguns dizem que constituem os únicos seres humanos que serão salvos. Mas outras passagens da Bíblia afirmam que o número dos salvos será incontável.
Existem muitas respostas e especulações em relação ao 144.000.
Em primeiro lugar, lembremo-nos de que lidamos com profecias que se cumprem e com profecias que ainda não se cumpriram. Neste terreno o intérprete precisa andar com cuidado. Recordamos as palavras de Tiago White: "Na exposição das profecias que ainda não se cumpriram, onde a história não está escrita, o pesquisador não deve expor as suas conclusões com demasiado dogmatismo, para que não se perca no campo da fantasia."
— Review and Herald, 29 de Novembro de 1877.
A predição referente aos 144.000 encontra-se no Apocalipse, um livro de profecia simbólica. Regras específicas são aplicadas para a interpretação dos símbolos da profecia. Por exemplo, no tocante ao número 144.000, existe a questão de que se deve interpretá-lo literalmente ou se é um número simbólico que representa um número muito maior do que os 144.000. Assim, a pergunta referente a se "eles constituem os únicos seres humanos que serão salvos" pode ter uma inferência errónea, pois se o número é simbólico, o número dos que serão salvos não precisa de ser um número tão pequeno.
Não há dados suficientes para interpretar esse número de maneira literal ou simbólica, mas as evidências parecem pender em direcção à forma simbólica.
Façamos uma rápida análise da profecia acerca dos 144.000. Ela é apresentada em Apocalipse 7:2. Quatro anjos, "aos quais fora dado fazer dano à Terra e ao mar" recebem a ordem de adiar o dano que iriam causar, até que os servos de Deus fossem selados na fronte. O profeta ouviu o número dos que foram selados: 144.000, compostos de filhos de Israel" (verso 4).
Depois disso, o profeta viu "uma grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas" (verso 9). Estavam "em pé diante do trono e diante do Cordeiro".
E claro que são apresentados aí dois grupos. Os 144.000 são representados como provenientes das 12 tribos de Israel, ao passo que a grande multidão abrange pessoas de todas as nações. Evidentemente, portanto, os 144.000 não constituem os únicos que serão salvos. Além deles, inumerável multidão encontrará a salvação.
Identifiquemos em primeiro lugar os quatro anjos. Notemos que lhes "fora dado fazer dano à Terra e ao mar". Parecem representar, portanto, os instrumentos divinos que trarão sobre a Terra os juízos finais de Deus. O selamento representa protecção contra o dano. Os que forem selados não serão destruídos quando os anjos finalmente soltarem os ventos.
Uma vez estudado o simbolismo, devemos perguntar: O quê ou quem representam os símbolos? Os pormenores bíblicos são escassos, mas surge a ideia de que os 144.000 constituem aqueles a quem "Deus assiná-la para a salvação no último período de tempo, quando os juízos estiverem prestes a cair. Comparando Apocalipse 7 com outras passagens, os adventistas pensam com cuidado mas com alguma minúcia que os 144.000, representa as qualidades de carácter dos que receberão o selo.
Com frequência surge a pergunta: Os 144.000 representam somente os que estarão vivos quando Jesus vier, ou abrangem também alguns dos que morreram? Ao serem consideradas as observações de Ellen White a esse respeito, cumpre lembrar que as predições feitas por ela no início de seu ministério, de que Cristo voltaria brevemente, eram condicionais
(Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 66-69). Isto é confirmado por reiteradas declarações posteriores, em seu ministério, de que Cristo "já teria vindo" se houvessem sido cumpridas certas condições (ver O Desejado de Todas as Nações, ed. popular, pág. 609; O Grande Conflito, pág. 457; Testemunhos Selectos, vol. 3, págs. 72 e 297; Testimonies, vol. 8, págs. 115 e 116). Se o povo do advento houvesse prosseguido em seu entusiasmo inicial, os santos teriam entrado no reino há muito tempo (uns 100 anos atrás). Por conseguinte, as primeiras declarações de Ellen White sobre os 144.000 precisam ser interpretadas no contexto de uma expectativa. A dilatação do Advento torna indefinido o ponto de tempo em que Deus começará a contar os 144.000.
Conquanto Ellen White tivesse muito que dizer sobre os 144.000, reconhecia evidentemente que nem todas as questões tinham sido elucidadas. Escrevendo em 1901, ela disse o seguinte: "Não é a vontade do Senhor que eles [o povo de Deus] se metam em cruas discussões acerca de questões que os não ajudam espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus sabe-lo-hão sem dúvida, e o saberão em breve." — Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 174.

Sem comentários: